Por ouro em Paris, Seleção Brasileira de futebol de cegos se fixa na Paraíba
Jonatan finaliza contra o gol defendido por Luan durante treinamento, diante da marcação de Tiago Paraná, que está logo à sua frente. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Por ouro em Paris, Seleção Brasileira de futebol de cegos se fixa na Paraíba

por Comunicação CBDV publicado 2024/01/03 15:44:00 GMT-3, Última modificação 2024-01-04T14:02:02-03:00
Grupo de jogadores vai se mudar temporariamente para João Pessoa e treinar diariamente em dois períodos até a Paralimpíada

03/01/2024
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira de futebol de cegos vai adotar João Pessoa, na Paraíba, como residência durante os próximos sete meses, como forma de preparação para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, que acontecerão em agosto. Do grupo de 15 atletas convocados para a equipe, parte já reside na capital paraibana, além da maioria da comissão técnica. O objetivo principal é tornar os treinamentos com bola rotina de todos os atletas, o que não acontece normalmente pois a maioria das equipes da modalidade se reúne eventualmente para suas atividades. O time brasileiro vai treinar de segunda a sábado, sempre em dois períodos, no Instituto de Cegos da Paraíba, um dos Centros de Referência do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).


"Esta Seleção permanente será apenas até agosto. Depois da Paralimpíada, cada atleta volta para casa e as fases de treinamento acontecerão como sempre, no CT Paralímpico, em São Paulo. O objetivo principal é ter mais contato com bola. A maioria dos times no Brasil não faz isso. Estamos vendo que outros países estão evoluindo, encostando na gente, e alguns já fazem esse trabalho diário juntos", explica o técnico Fábio Vasconcelos, que convocou os seguintes jogadores:


Goleiros

GIOVANE MONTENEGRO BATISTA: ICB-BA
LUAN DE LACERDA GONÇALVES: Agafuc-RS
MATHEUS DA COSTA COELHO BUMUSSA: Apace-PB

Atletas de linha

CÁSSIO LOPES DOS REIS: Maestro-PR
JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace-PB
JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES: Maestro-PR
JONATAN FELIPE BORGES: Apace-PB
LUCAS PEREIRA CAETANO: Apace-PB
MAICON JUNIOR DOS SANTOS MENDES: Apace-PB
MAXWELL CARVALHO VALENTE: AMC-MT
RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc-RS
RAYNÃ OLIVEIRA SOUZA: Acelgo-GO
RICARDO STEINMETZ ALVES: Agafuc-RS
SAMIR SANTANA DA SILVA: Apadv-SP
TIAGO DA SILVA: Maestro-PR

Destes, apenas Cássio e Maxwell não ficarão permanentemente em João Pessoa por conta de compromissos pessoais em suas cidades. O chamador Edson Júnior, na Seleção desde 2019, não poderá participar do projeto e será substituído por Julio Cesar Macena, o Cesinha, treinador da equipe juvenil do Brasil e outro membro da comissão técnica que reside na capital paraibana. Ainda compõem o estafe brasileiro o auxiliar técnico Josinaldo Sousa, o fisioterapeuta Halekson Barbosa, o fisiologista Alexandre Silva, a nutricionista Ana Carolina Meireles, o médico Fábio Gondin e o auxiliar de fisiologia Igor Duarte.

 

LEIA TAMBÉM: Paris e muito mais: temporada tem 21 eventos previstos


"Treinaremos sempre em dois períodos, um para a parte física e o outro, treinamento de jogo. A Seleção chegará muito bem a Paris. Não é certeza de que vai ganhar, mas com certeza estará preparada", analisa o treinador. Em Paris, o Brasil buscará o sexto título paralímpico – é o único ganhador desde 2004, em Atenas, quando o futebol de cegos foi inserido na grade do evento.

 

52665113833_c9087aeca9_k.jpg
Fábio conversa com grupo de atletas, que estão de costas para a imagem, perto da banda lateral da quadra.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo