Primeira edição dos Jogos Juvenis é aberta reunindo atletas promissores do esporte brasileiro
Há dois atletas e um professor em primeiro plano, que vestem a camiseta dos Jogos Juvenis, com cor predominante branca e mangas em azul, além de calças pretas, dançam com um dos membros do grupo Clarin, que está descalço e usa uma camiseta que faz alusão à tatuagens tribais. Eles estão na quadra da arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico. Ao fundo, há mais atletas e o backdrop do evento. (Foto: Taba Benedicto/CBDV)

Primeira edição dos Jogos Juvenis é aberta reunindo atletas promissores do esporte brasileiro

por Comunicação CBDV publicado 2023/10/08 18:20:00 GMT-3, Última modificação 2023-10-08T19:43:26-03:00
Evento inédito da Confederação concentra 99 atletas de 17 estados e será realizado até sexta-feira na capital paulista

08/10/2023
São Paulo/SP


Foi dada a largada para a primeira edição dos Jogos Juvenis da CBDV, evento que reúne 99 atletas sub-23 do goalball, futebol de cegos e judô. A competição organizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais teve seu início neste domingo (8), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Depois da Cerimônia de Abertura, o evento contou com as primeiras atividades para os participantes, incluindo duas sessões de treinamentos, desafio com a Companhia de Dança Clarin e bate-papo com os ídolos Leomon Moreno e Alana Maldonado.


+ CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE FOTOS dos Jogos Juvenis da CBDV 2023.


"Esse é um momento de muita emoção para mim. Eu, que assumi a Confederação em 2017, quando não tinha nem um trabalho feito na questão da base. A gente pensou no futuro do esporte de cegos no Brasil e vê que isso é realidade. Quero saudar todos os técnicos que estão presentes, vão fazer toda a parte do treinamento e depois as competições. Sem eles, nada disso poderia acontecer, com esses trabalhos feitos em seus estados. Para nós, da CBDV, que fazemos a gestão, é extremamente interessante vermos quase cem jovens se dedicando, deixando suas cidades e pensando no futuro promissor", disse o presidente da CBDV, José Antônio Freire.


O presidente enfatizou o trabalho feito pela CBDV com foco nas categorias de base. Desde o ano passado, foi implementado o projeto dos campos de treinamento, quando foram criadas comissões técnicas específicas que têm a missão de garimpar e preparar jovens atletas com potencial para fazerem parte da renovação das seleções brasileiras. Este ano, além de ampliar a quantidade de campos de treinamento, a Confederação assegurou a participação das seleções de base em eventos internacionais.


A abertura dos Jogos Juvenis ainda contou com discursos de outros profissionais, como Alessandro Tosim, coordenador de base da Confederação. O juramento do atleta ficou a cargo de Rafaela Higino, judoca de 11 anos de idade que é a caçula do evento. Assim como ela, há outros 29 atletas que são menores de idade – o que representa 30% do total de inscritos – e muitos estão fora de seu estado pela primeira vez na vida. Raynã Souza, que é da Seleção Brasileira de base de futebol de cegos, foi o responsável por anunciar oficialmente o início dos Jogos.


"Esse primeiro dia foi muito bom, agitado e legal. Tivemos diversas atividades culturais e experiências que a gente não tem oportunidade de ter, como o desafio do passinho. Foi muito bom os treinamentos, a vivência com todos os meninos aqui, com outras modalidades. Então, a gente só tem a agradecer à CBDV por estar organizando esse evento maravilhoso. Graças a Deus, temos o privilégio de ter uma confederação tão boa assim, que sempre privilegia pelos jovens, e eu fico muito agradecido de estar convocado. Espero contribuir com tudo o que tenho, também me divertir e evoluir bastante aqui", falou Raynã, que tem glaucoma e começou no esporte paralímpico aos 15 anos.


Os Jogos Juvenis da CBDV acontecerão até a próxima sexta-feira (13). Os atletas foram selecionados após se destacarem nos Regionais de futebol de cegos e de goalball e na Copa Loterias Caixa de judô paralímpico. No caso das modalidades coletivas, os jogadores estão distribuídos em equipes referentes à sua região: Nordeste, Sul-Sudeste e Centro-Norte para o futebol e Sudeste 1, Nordeste, Sul, Sudeste 2 e Centro-Norte para o goalball. Antes das competições, os esportistas das três modalidades terão palestras com profissionais de diversas áreas e atividades culturais, além dos treinamentos.


Você pode conferir a programação detalhada em cada um dos links abaixo:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo