Seleção feminina de goalball encara a Turquia na semifinal da Copa Malmö
Time brasileiro está posicionado na defesa com Carol na ala direita, Gaby de pivô e Dani na ala esquerda. O chão da quadra é de taco de madeira. Ao fundo, o técnico Gabriel Goulart está de pé à frente do banco de reservas com os braços cruzados e olhando em direção ao outro lado da quadra. Foto: Kelvin Bakos/ CBDV.

Seleção feminina de goalball encara a Turquia na semifinal da Copa Malmö

por Comunicação CBDV publicado 2023/05/20 13:00:48 GMT-3, Última modificação 2023-05-20T13:00:48-03:00
Brasileiras vencem seus dois compromissos pela segunda rodada e terão de passar pelas atuais campeãs mundiais para ir à decisão

20/05/2023
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira feminina de goalball vai enfrentar a Turquia, atual campeã do mundo, pela semifinal da Copa Malmö, neste domingo, a partir das 4h35 (de Brasília), com transmissão ao vivo pela internet NESTE LINK. Na outra semi, o time de Israel enfrenta os Estados Unidos às 5h40. As disputas por medalha acontecerão em seguida. O jogo valendo bronze começa às 8h55, e a final terá início às 10h. A competição, uma das mais tradicionais da modalidade, está sendo realizada na Suécia e reúne dez equipes: Turquia, Canadá, Israel, Japão, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Dinamarca, Brasil, França e Ucrânia.


Para chegar à semi, o Brasil venceu seus dois compromissos válidos pela segunda rodada. Primeiro, as meninas ganharam da Dinamarca por 8 a 5. Jéssica e Carol fizeram três gols cada. Kátia também deixou sua marca, e as rivais ainda cederam um gol contra. Depois, o triunfo veio diante do Canadá: 10 a 4. Novamente, Jéssica e Carol anotaram três tentos cada uma. Dani Longhini fez dois gols, e Kátia e Gaby fecharam a conta. Com três vitórias e um empate, a Seleção fechou a fase classificatória com campanha quase idêntica à de Israel, que garantiu a liderança do grupo por ter um gol de saldo a mais (20 a 19). Na outra chave, as turcas conseguiram 100% de aproveitamento e ficaram à frente das norte-americanas.


A Copa Malmö existe desde 2000. O Brasil ganhou as edições de 2019 e 2018 com os homens, mas jamais conquistou o título com as mulheres. Por conta da pandemia, não houve competição em 2020 e 2021. No ano passado, as meninas ficaram com o bronze ao vencerem os EUA por 2 a 1 nos pênaltis. A Seleção norte-americana, por sinal, é a maior vencedora da história, com nove troféus, sendo o último em 2015. As japonesas são as campeãs vigentes.


O foco do trabalho este ano está na classificação para os Jogos de Paris 2024. Ainda sem vaga garantida, a equipe terá duas possibilidade de buscar um lugar entre os oito países que disputarão o torneio de goalball na capital francesa: os Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e o Parapan-Americano, em novembro, no Chile. Apenas o campeão de cada um desses torneios garante vaga na Paralimpíada.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo