Seleções de goalball farão intercâmbio dentro e fora do Brasil
Dani Longhini salta com a bola sobre a cabeça para fazer o arremesso. Ela está de lado para a imagem e usa camisa azul da Seleção. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Seleções de goalball farão intercâmbio dentro e fora do Brasil

por Comunicação CBDV publicado 2023/06/06 16:20:38 GMT-3, Última modificação 2023-06-06T16:20:38-03:00
Mulheres viajam à França para torneio preparatório aos Jogos Mundiais; rapazes receberão Canadá e Japão no CT Paralímpico, em SP

06/06/2023
São Paulo/SP


As Seleções adultas de goalball do Brasil terão compromissos diante de adversários estrangeiros no fim deste mês como forma de preparação aos eventos marcados para o segundo semestre: Jogos Mundiais da IBSA, em agosto, na Inglaterra, e Parapan, em novembro, no Chile – no caso dos Jogos Mundiais, apenas a Seleção Brasileira feminina vai participar, uma vez que só poderão jogar países ainda sem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, e os rapazes já estão classificados.


Em relação às mulheres, elas disputarão o Ladies International Goalball Tournament, torneio que acontecerá em Cap d'Agde, na França, nos dias 23, 24 e 25 de junho. O técnico Gabriel Goulart convocou as seguintes atletas:


ANA CAROLINA DUARTE RUAS CUSTÓDIO: Icemat-MT
ANA GABRIELY BRITO ASSUNÇÃO: Sesi-SP
DANIELLE VILAS LONGHINI: Sesi-SP
JÉSSICA GOMES VITORINO: Sesi-SP
KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA: Instituto Athlon-SP
MONIZA APARECIDA DE LIMA: Sesi-SP


A tabela e os países participantes não foram divulgados pela organização do evento, mas a expectativa é de que França, Coreia do Sul, Itália, Brasil e Espanha estejam no páreo. Vale lembrar que a Seleção feminina conquistou o bronze da Copa Malmö, na Suécia, no fim o mês passado. O foco do trabalho nesta temporada é conseguir a classificação para Paris 2024 justamente por meio das competições citadas no início do texto. Apenas a campeã dos Jogos Mundiais e do Parapan garante vaga. Desde Atenas, em 2004, as brasileiras participaram de todas as edições das Paralimpíadas.


Meninas se juntam ao time masculino após viagem


Em seguida à participação no Ladies International Goalball Tournament, a Seleção feminina se concentrará em São Paulo, entre os dias 29 de junho e 6 de julho, para a quinta Fase de Treinamentos do ano, no CT Paralímpico Brasileiro. Ao sexteto que viaja para a França, se juntarão as atletas AMANDA EMILLY SANTANALARISSA SANTOS DE ESPÍRITO SATURNINO, ambas do Santos-SP.

  • CLIQUE AQUI para acessar a convocação oficial da quinta fase feminina.


No mesmo local e período, a Seleção masculina realizará sua semana de treinamentos com a participação das Seleções do Canadá e do Japão, que virão ao país treinar contra os nove atletas convocados pelo técnico Jônatas Castro. São eles:


ALESSON PINHEIRO DOS SANTOS DE JESUS: Instituto Athlon-SP
ANDRÉ CLAUDIO BOTELHO DANTAS: Sesi-SP
EMERSON ERNESTO DA SILVA: Santos-SP
JOSEMARCIO DA SILVA SOUSA: Sesi-SP
LEOMON MORENO DA SILVA: Santos-SP
LUCIANO DE SOUZA BATISTA: Instituto Athlon-SP
MIZAEL CASTRO SOUSA: Capital/Cetefe-DF
PAULO RUBENS SATURNINO: Santos-SP
SHARLLEY ANTHONNY DO NASCIMENTO SILVA: Apace-PB


Já classificada para a Paris 2024, a Seleção tricampeã mundial vem treinando com foco no Parapan do Chile e na concorrência interna, já que apenas seis atletas poderão ir aos Jogos Paralímpicos do ano que vem.
 

  • CLIQUE AQUI para acessar a convocação oficial da quinta fase masculina.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo