Wilians Araújo, Maicon e Leomon ganham o Prêmio Paralímpicos 2022
Wilians, Maicon e Leomon posam abraçados e segurando os respectivos troféus recebidos. Foto: Marcello Zambrana/CPB.

Wilians Araújo, Maicon e Leomon ganham o Prêmio Paralímpicos 2022

por Comunicação CBDV publicado 2023/02/08 21:28:29 GMT-3, Última modificação 2023-02-08T21:28:29-03:00
Ala de futebol de cegos recebe troféu pela primeira vez; judoca e craque do goalball, campeões do mundo, ampliam coleção

08/02/2023
São Paulo/SP


Um novato e dois veteranos em Prêmio Paralímpicos foram os ganhadores nas modalidades da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) na 11ª edição do evento, que começou nesta quarta-feira (8), em São Paulo. O ala Maicon, de apenas 22 anos, entrou para o seleto grupo de atletas do futebol de cegos a receberem o troféu. Já o judoca Wilians Araújo, de 31, e o craque do goalball Leomon Moreno, de 29, campeões mundiais em 2022, ampliaram sua coleção de conquistas.


A cerimônia foi exibida ao vivo no Instagram e YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), organizador do evento. Nesta quinta, serão anunciadas outras 11 premiações, incluindo a de Melhor Atleta no masculino e no feminino, em festa com transmissão do SporTV 3, a partir das 19h.


"É um grande orgulho estar aqui conquistando o Prêmio depois de um ano incrível pra mim, uma emoção gigante! Só tenho a agradeceu a Deus, minha família, minha esposa, meus amigos, minha equipe e todos que estão sempre me incentivando e apoiando. Cada conquista dessas me motiva a buscar mais, focar nos objetivos. Representar a Seleção Brasileira é sempre um orgulho pra mim", disse Maicon, que se junta a Ricardinho (maior ganhador da modalidade, com cinco troféus), Jefinho (três) e Nonato (dois). O baiano de Maraú, que perdeu a visão devido a um glaucoma congênito, é fruto do trabalho com as categorias de base feito pelo treinador Fábio Vasconcelos. Foi convocado para a Seleção juvenil em 2016 e, três anos depois, já integrado à equipe principal do Brasil, adicionava os títulos do Parapan de Lima e da Copa América ao currículo. No ano passado, foi campeão brasileiro com sua equipe, a Apace-PB, e faturou a medalha de prata na Copa América disputada na Argentina.

 

52461282796_37e19d51d3_k.jpg
Maicon é negro e tem cabelo crespo curto. Ele veste camisa amarela da Seleção e está segurando
a banda da quadra com a mão esquerda com o corpo virado em direção ao campo. Ao fundo,
na arquibancada, aparecem duas bandeiras da Argentina. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

 

As outras duas modalidades da CBDV tiveram atletas campeões mundiais no ano passado recebendo a justa homenagem. O paraibano Wilians Araújo ganhou a inédita medalha de ouro no Campeonato Mundial de Baku, no Azerbaijão, naquela que foi considerada pelo próprio a melhor temporada da sua carreira: 24 vitórias, sendo 23 por ippon, e sete títulos conquistados.


"Sinceramente, não achei que fosse voltar a ganhar esse Prêmio de novo, passei por duas cirurgias complicadas de ligamento cruzado nos dois joelhos, foi um momento bem complicado. Agora é continuar treinando e pensar na minha maior conquista, minha filha, Carolina, que vai nascer na semana que vem, está tudo certo!", comemorou o judoca, que já havia ganhado o Prêmio Paralímpicos em outras duas ocasiões (2015 e 2014) – a paulista Alana Maldonado é a mais vitoriosa da modalidade, com quatro conquistas. "Isto é fruto de um trabalho todo, não só meu, mas da CBDV, do Comitê Paralímpico Brasileiro, do meu clube, meus patrocinadores e técnicos. Eu entro lá para ganhar lutas e conquistar medalhas, mas por trás disso há uma equipe dedicada e esforçada querendo sempre o meu melhor", completou. 

 

52490801643_e7382f5638_k.jpg
Wilians é branco, grande e usa o cabelo raspado. Na foto, ele está de quimono branco e segura um
adversário que está curvado tentando se desvencilhar do brasileiro durante combate. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.


Já o ala Leomon Moreno liderou o Brasil na campanha do tricampeonato de goalball que isolou o país como o único a ganhar o ouro mundial três vezes na história. Foi vice-artilheiro e eleito o melhor da competição sediada em Matosinhos, Portugal, em dezembro. Com o troféu recebido esta noite, ele se tornou, também, o atleta mais vitorioso da CBDV na premiação, com seis conquistas (2022, 2021, 2019, 2018, 2016 e 2014).


"A satisfação é total. Coroar todo o planejamento feito com o tricampeonato mundial foi muito importante para a nossa modalidade. Agora, certamente, iremos em busca do ouro do Parapan e dos Jogos de Paris 2024", destacou o atleta, que já havia sido eleito o melhor jogador do mundo depois do título mundial de 2018, na Suécia.

 

52567079601_869628f2aa_k.jpg
Leomon tem a pele morena e, na foto, usava o cabelo trançado em verde e amarelo. Ele está na posição de chicote, fazendo a defesa com as pernas esticadas e o corpo totalmente fora do chão. Veste camisa
amarela de mangas longas e calça preta. O chão da quadra é laranja. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.


Além do futebol de cegos, judô paralímpico e goalball, a cerimônia desta noite coroou outras 21 modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de PC, halterofilismo, hipismo, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.


Sobre o evento


O Prêmio Paralímpicos teve início em 2011 e visa homenagear atletas, personalidades e entidades do Movimento Paralímpico. Em 2020, não houve cerimônia por conta da pandemia. Esta edição de agora é referente aos feitos de 2022. Os ganhadores são eleitos por uma comissão interna do CPB, a partir de uma lista enviada pelas confederações. Na cerimônia desta quinta, que acontecerá na capital paulista na casa de espetáculos Tokio Marine Hall, serão distribuídos outros 11 troféus, que são:

Aldo Miccolis

O prêmio leva o nome de um dos pioneiros do esporte adaptado no Brasil. Categoria destinada a pessoas ou instituições que, assim como Aldo, contribuíram para o desenvolvimento do esporte paralímpico.


Personalidade Paralímpica

Homenageia pessoas que contribuíram significativamente com o Movimento Paralímpico na temporada.


Prêmio Caixa

Neste ano, a premiação homenageará a confederação em que suas modalidades mais se destacaram nos Jogos Paralímpicos de Tóquio.


Memória Paralímpica

Homenageia personalidades que marcaram a história do Movimento Paralímpico.


Melhor Técnico Individual

Destaque entre as modalidades individuais.


Melhor Técnico Coletivo

Destaque entre as modalidades coletivas.


Prêmio Braskem

Homenageia o atleta que se destaca por um comportamento exemplar e inspirador, que é referência em ações que motivam a transformação positiva, dentro e fora das competições.


Atleta Revelação

Premiação que homenageia e incentiva atletas que estão no início da carreira e se destacaram no ano.


Atleta da Galera

Eleito por votação popular. Neste ano, os concorrentes são: Beth Gomes (atletismo), Carol Santiago (natação), Gabriel Araújo (natação), Thalita Simplício (atletismo) e Thiago Paulino (atletismo). Esses cinco atletas foram indicados após uma eleição feita entre os colaboradores e o Conselho de Atletas do CPB, jornalistas e patrocinadores (Loterias Caixa e Braskem).


Melhor Atleta Masculino

Destaque masculino nas competições paralímpicas realizadas em 2021.


Melhor Atleta Feminino

Destaque feminino nas competições paralímpicas realizadas em 2021.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo