Wilians Araújo, Ricardinho e Parazinho ganham Prêmio Paralímpicos 2023
Vestindo terno e gravata, Parazinho e Wilians posam com os troféus recebidos em um ambiente fechado. Ao fundo, um painel azul traz o nome do evento escrito em branco. Foto: Alessandra Cabral/ CPB.

Wilians Araújo, Ricardinho e Parazinho ganham Prêmio Paralímpicos 2023

por Comunicação CBDV publicado 2023/12/13 20:32:00 GMT-3, Última modificação 2023-12-13T20:50:28-03:00
Judoca volta ao pódio após ter levado dois troféus no ano passado; craques do futebol de cegos e goalball ampliam conquistas

13/12/2023
São Paulo/SP


Três atletas consagrados da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) foram os vitoriosos desta noite no primeiro dia do Prêmio Paralímpicos, evento considerado o "Oscar" do paradesporto brasileiro: Wilians Araújo levou como melhor judoca do ano, Ricardinho ganhou o troféu como o destaque no futebol de cegos e Parazinho, como o melhor jogador de goalball da temporada. A cerimônia foi exibida ao vivo no YouTube do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), organizador do evento.


Nesta quinta, a 12ª edição do Prêmio seguirá com a entrega de mais dez troféus a atletas, personalidades e entidades do Movimento Paralímpico, desta vez, com transmissão ao vivo do SporTV, a partir das 20h (de Brasília). A judoca Brenda Freitas é uma das concorrentes na categoria Atleta da Galera, cuja eleição é por voto aberto na internet.


"Eu só tenho de agradecer, mesmo, primeiramente a Deus e, depois, ao CPB, à CBDV, por todo o esforço que fazem para podermos ir ao máximo possível de competições. É muita coisa envolvida. Sempre faço questão de agradecer ao sensei Antônio e ao sensei Jucinei, que são os caras que me ensinaram tudo o que sei. É por meio do judô que eu sustento a minha família, e esses caras são os grandes responsáveis. E a todos que torcem por mim", falou Wilians, de 32 anos, que conquistou o troféu de melhor judoca paralímpico pela quarta vez (2023, 2022, 2015 e 2014). No ano passado, ele também foi eleito o Melhor Atleta Paralímpico na categoria masculina dentre todas as modalidades premiadas. Ao longo da temporada, o paraibano levou para casa a prata no Parapan de Santiago, o ouro no Grand Prix de Baku e nos Jogos Mundiais da IBSA, além do bronze no Grand Prix de Almada.

 

53345197925_c254efa3a2_k.jpg
Wilians, que é grande e tem o cabelo raspado, derruba o argentino Cristian Alderete, caído no tatame sob o brasileiro, durante combate no Parapan de Santiago. Foto: Alessandra Cabral/ CPB.


Na escolha dos premiados nas duas modalidades coletivas da CBDV, acabou pesando o desempenho individual do atleta na conquista dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro. No futebol de cegos, Ricardinho foi o artilheiro da equipe, com cinco gols, incluindo o decisivo na vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, na final disputada no Chile.


"Eu estou muito feliz por ter conquistado este prêmio, especialmente depois de um período bem complicado no qual fiquei seis meses sem jogar por conta de uma séria lesão. Retornei e fiz um bom Parapan, acho que foi a competição que me colocou nesta condição de vencer este prêmio individual. Fiz alguns gols importantes, isto acaba contando. Mas como sempre gosto de frisar, apesar de ser tratada como individual, esta conquista é de toda uma equipe. Ninguém ganha nada sozinho", disse Ricardinho, que completará 35 anos de idade depois de amanhã e levou o troféu para casa pela sexta vez (2023, 2018, 2017, 2015, 2014 e 2012). Ele ainda tem uma conquista geral de Melhor Atleta Paralímpico masculino em 2018.

 

53356552235_70dbb919e9_k.jpg
Foto mostra Ricardinho com uma medalha dourada presa em uma fita azul ao redor do pescoço e segurando a mascote do Parapan. Ele veste agasalho amarelo durante a cerimônia de premiação. Foto: Douglas Magno/ CPB.

 

No goalball, Parazinho foi um dos destaques da Seleção no Chile, com 11 gols marcados e apenas uma penalidade de "long ball" (bola longa, na tradução do inglês) cometida em toda a competição. Além disso, em território nacional, ajudou o seu clube a conquistar mais um título da Série A. "Fico muito feliz, porque foi um ano muito vitorioso tanto no meu clube quanto na Seleção. Só tenho de agradecer aos meus colegas de trabalho, às comissões técnicas por proporcionarem o melhor desempenho possível a nós, atletas, dentro e fora de quadra. Agradeço também ao CPB, à CBDV e ao Sesi pelo trabalho que vêm fazendo no esporte paralímpico", afirmou Parazinho, de 28 anos, que ganhou a premiação pela segunda vez na carreira – a outra foi em 2017.

 

53353751057_fac617eae5_k.jpg
Parazinho cai para a esquerda, apoiando o corpo sobre o braço, enquanto com o quadril e o braço direito realiza a defesa durante a final do Parapan. Foto: Washington Alves/ CPB.


Além do futebol de cegos, judô paralímpico e goalball, a cerimônia desta noite coroou outras 21 modalidades: atletismo, badminton, basquete em CR, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em CR, esportes de inverno, futebol de PC, halterofilismo, hipismo, natação, remo, rúgbi em CR, taekwondo, tênis de mesa, tênis em CR, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.

Brenda concorre a Atleta da Galera nesta quinta


A judoca Brenda Freitas, de 28 anos, é uma das cinco concorrentes ao Atleta da Galera, cuja votação é aberta ao público na internet (CLIQUE AQUI para votar). A carioca está na disputa com Alessandro Silva (atletismo), Mariana D’ Andrea (halterofilismo), Ricardo Mendonça (atletismo) e Samuel Oliveira (natação). Os cinco foram indicados após uma eleição feita entre os colaboradores do CPB, o Conselho de Atletas do Comitê, jornalistas e patrocinadores.


Na cerimônia desta quinta, que acontecerá na capital paulista, serão distribuídos outros nove troféus, que são:

Aldo Miccolis

O prêmio leva o nome de um dos pioneiros do esporte adaptado no Brasil. Categoria destinada a pessoas ou instituições que, assim como Aldo, contribuíram para o desenvolvimento do esporte paralímpico.


Personalidade Paralímpica

Homenageia pessoas que contribuíram significativamente com o Movimento Paralímpico na temporada.


Prêmio Caixa

A premiação homenageará um clube ou confederação que se destacou na temporada.


Memória Paralímpica

Homenageia personalidades que marcaram a história do Movimento Paralímpico.


Melhor Técnico Individual

Destaque entre as modalidades individuais.


Melhor Técnico Coletivo

Destaque entre as modalidades coletivas.


Atleta Revelação

Premiação que homenageia e incentiva atletas que estão no início da carreira e se destacaram no ano.


Melhor Atleta Masculino

Destaque masculino nas competições paralímpicas.


Melhor Atleta Feminino

Destaque feminino nas competições paralímpicas.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo