Adesul ganha nos pênaltis e vive dia dos sonhos em João Pessoa
Victor e Erenildo, da Adesul, chegam junto no adversário da Escema durante disputa de bola

Adesul ganha nos pênaltis e vive dia dos sonhos em João Pessoa

por Comunicação CBDV publicado 2022/04/22 18:19:00 GMT-3, Última modificação 2022-04-22T18:20:07-03:00
Equipe cearense elimina adversário da Série A, garante vaga na elite e vai à semifinal do Regional Nordeste; duelos serão neste sábado

22/04/2022
João Pessoa/PB


O Regional Nordeste de futebol de cegos ameaçava reservar às semifinais uma espécie de desafio Maranhão x Paraíba. Afinal, o quarteto formado por Cedemac-MA, Escema-MA, Apadevi-PB e Apace-PB, todos integrantes da elite nacional da modalidade, eram os favoritos, ao menos na teoria. Bem, três deles realmente confirmaram tal expectativa e estarão no penúltimo mata-mata do torneio, neste sábado (24), no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha, em João Pessoa. Mas um "intruso" brilhou nas quartas de final. A Adesul, do Ceará, bateu a Escola de Cegos do Maranhão nos pênaltis e avançou na competição.


"Sentimento de gratidão. Tudo o que eu fiz aqui foi pelo trabalho, pela abdicação de várias coisas no dia a dia. Tenho de agradecer ao professor David [referindo-se ao técnico David Xavier], a Deus e à minha família", disse o goleiro Paulo Ryan, herói da tarde ao defender duas penalidades. Detalhe: o atleta de 18 anos é o reserva e entrou em quadra apenas para atuar nas cobranças. Pegou os chutes de Paulo Vitor e Derocy. Somente Reginaldo conseguiu vazá-lo. Pela Adesul, marcaram Maycon e Victor; Erenildo errou sua tentativa. No tempo normal, o jogo terminou em 0 a 0


Confira como ficaram os cruzamentos das semifinais:


09h00: APADEVI x ADESUL
10h15: CEDEMAC x APACE


Dos quatro, apenas Apace e Cedemac já foram campeões da competição desde que ela passou a ser organizada pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), em 2011. Os maranhenses, inclusive, são os atuais ganhadores da região. O ICB (Instituto de Cegos da Bahia), com sete taças, é o maior vencedor da história.

Demais favoritos avançam


Para seguir na defesa do seu título, o Centro Desportivo Maranhense de Cegos contou mais uma vez com o faro de gol do ala Maciel, que marcou na vitória por 1 a 0 sobre a AFCP-PE, um dos times estreantes no Regional. Ele já havia anotado dois na quinta-feira e soma três ao todo no campeonato.


Já os times "da casa" tiveram um pouco mais de tranquilidade para se classificar. A Apadevi-PB voltou a golear graças à dupla colombiana que tem dado o que falar nesta edição: Jhon Gonzalez e Juan Quintero, com dois gols cada, garantiram o placar de 4 a 0 para cima da Acep, do Piauí. Jhon segue no topo da lista de artilheiros, com sete, seguido por Juan, que tem cinco. No outro duelo das quartas de final, a Apace-PB levou a melhor sobre o CAP-BA: o ala Jonatan marcou o gol do 1 a 0.

 

177A2379.JPG
Frederico Accardi, Maciel e o chamador Jairo correm abraçados após o gol do Cedemac.

 

Veja todos os resultados das quartas de final:


Apadevi-PB 4 x 0 Acep-PI
Cedemac-MA 1 x 0 AFCP-PE
Apace-PB 1 x 0 CAP-BA
Escema-MA 0 (1) x (2) 0 Adesul-CE


Vagas garantidas no Brasileiro


Com os resultados dos jogos desta sexta, também ficou definido quem se garantiu nas Séries A e B do Campeonato Brasileiro de futebol de cegos. Vale lembrar que o Regional distribui dois lugares na elite a quem já não esteja lá e um posto na Segunda Divisão. A Adesul, além do feito de eliminar a Escema, assegurou sua participação na Série A, assim como o CAP, da Bahia, pois tiveram as duas melhores campanhas descontados os quatro times já citados no início do texto que jogarão a Primeira Divisão em 2022. A vaga na Segundona ficou com a AFCP, de Pernambuco.


CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE IMAGENS do evento.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo