AGAFUC vence APACE nos pênaltis e leva a primeira edição da Liga Nacional
Jogadores da AGAFUC comemorando com um troféu dourado nas mãos da Liga Nacional. Eles estão cercados por outros membros da equipe e comissão técnica, todos sorrindo, vibrando e comemorando a conquista. Os jogadores à frente vestem uniformes brancos com detalhes verdes e algumas pessoas ao fundo usam uniformes verdes e laranja. Todos usam medalhas no pescoço e há um clima de muita euforia e felicidade. Crédito: Taba Benedicto/CBDV

AGAFUC vence APACE nos pênaltis e leva a primeira edição da Liga Nacional

por Comunicação CBDV publicado 2025/12/07 14:12:37 GMT-3, Última modificação 2025-12-07T14:12:37-03:00
Equipe do Sul se torna campeã de todas as competições organizadas pela CBDV

07/12/2025
São Paulo/SP

 

A AGAFUC-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) venceu neste domingo (7) a APACE-PB (Associação Paraibana de Cegos) por 2 a 1, nos pênaltis, pela final da primeira edição da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol de Cegos, se sagrando a primeira campeã da grande novidade da CBDV para 2025. A partida aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e terminou em um empate sem gols no tempo regulamentar. O título inédito entra para a galeria de troféus da AGAFUC, que se torna campeã de tudo, entre eles, o Regional, o Campeonato Brasileiro, a Supercopa, e, agora, a Liga. Em setembro, a equipe venceu pela oitava vez o Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos – Série A, após derrotar o CORINTHIANS, também nos pênaltis.

"Foi um jogo muito duro, a AGAFUC tá extremamente feliz porque fizemos uma boa temporada, vencemos o Campeonato Brasileiro, que é um campeonato de peso, e a gente queria muito o título da Liga porque foi a primeira edição dessa competição que, acho eu, veio pra ficar. Nós estamos satisfeitos. Foi maravilhoso conseguir esse título, nos pênaltis, sofrido. A APACE fez grande partida, time forte e camisa pesada, e foi um grande jogo. Acho que fizemos um bom espetáculo pras pessoas acompanharem e isso também é importante", disse o craque Ricardinho após a conquista.

Após o empate sem gols no tempo regulamentar, Luan Lacerda, da AGAFUC, eleito Melhor Goleiro da competição, brilhou novamente nas penalidades máximas, após ter garantido a taça do Campeonato Brasileiro. Luan defendeu a cobrança de Raynã, que colocou a AGAFUC na frente, e viu Jardiel acertar a trave. Apenas Jonatan converteu a sua para o lado paraibano. Do lado da equipe do Rio Grande do Sul, Gabriel Penedo e Nonato converteram suas penalidades. 

54968401352_6c37805d66_c.jpg
Partida de futebol de cegos entre AGAFUC e APACE. O jogador em primeiro plano, Raynã, da APACE, veste uniforme azul e preto e está finalizando em direção ao gol. O goleiro Luan, da AGAFUC, de uniforme branco, salta com os braços estendidos para tentar defender a bola que está no alto, quase chegando ao gol. Ao fundo, há um banner verde com os dizeres "LIGA Nacional" e "LOTERIAS CAIXA. Crédito: Taba Benedicto/CBDV

 

"A AGAFUC fechou o ano com chave de ouro. Foi um ano bem intenso de competição, teve o Regional, o Brasileiro, a Liga o ano inteiro. A gente conseguiu ser constante nessas competições, ganhamos o Brasileiro e a Liga. Hoje, mais uma vez, decidido nos pênaltis. Deus abençoou para eu pegar um pênalti na final e a gente conseguiu fazer os dois, e assim conseguimos ser campeões, levando esse primeiro título da Liga para Canoas", celebrou o goleiro Luan Lacerda.

A AGAFUC fez uma brilhante campanha na Liga, se classificando com três rodadas de antecedência para a final. Ao todo, foram sete vitórias e três empates na fase classificatória, somando 14 gols feitos e 5 sofridos. "Acho que a Liga veio pra ficar, uma ótima competição. A gente vai ter o novo formato. O ano foi… não vou dizer 100% perfeito porque perdemos a final do Regional, mas acho que aquela derrota deu maturidade para a equipe. Acho que fizemos os melhores jogos após a derrota e, ao conquistar a Liga pela primeira vez, a gente fica na história. A AGAFUC se torna campeã de tudo: ganhamos Supercopa, Regional, Brasileiro e agora a Liga", analisou Rafael Astrada, treinador da equipe.


O artilheiro da competição foi Carlinhos Rocha, da ADESUL-CE (Associação D'Eficiência Superando Limites), com oito gols. Fortaleza foi eleita a A Casa do Futebol de Cegos com a ADESUL, sendo a equipe mais se destacou na organização enquanto sede.

 

Sobre a Liga Nacional


A Liga Nacional, competição inédita no calendário da CBDV, reuniu os seis melhores times do país de acordo com a classificação no Campeonato Brasileiro - Série A 2024. Todos jogaram em suas respectivas sedes e na casa dos mandantes, o que fez cada equipe disputar dez partidas distribuídas ao longo de oito rodadas (há times que jogaram mais de uma vez por rodada). As duas que mais pontuaram farão a grande final, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

 

Veja a tabela de classificação e a tabela com todos os resultados:

LIGA NACIONAL DE FUTEBOL DE CEGOS 2025
  TIME J P V E D GP GC SG
AGAFUC/RS 10 24 7 3 0 14 5 9
APACE/PB 10 19 6 1 3 11 7 4
CORINTHIANS/SP 10 16 4 4 2 14 11 3
INV/SP 10 10 3 1 6 11 15 -4
ADESUL/CE 10 8 2 2 6 8 13 -5
APADEVI/PB 10 7 2 1 7 11 18 -7

 

 

LIGA NACIONAL LOTERIAS CAIXA DE FUTEBOL DE CEGOS 2025
DATA           HORÁRIO LOCAL CIDADE
5 de abril APADEVI  0 X 1 ADESUL   ICP João Pessoa/PB
APACE 0 X 1 AGAFUC   ICP João Pessoa/PB
6 de abril CORINTHIANS 2 X 0 INV   CT Paralímpico São Paulo/SP
APADEVI  0 X 2 AGAFUC   ICP João Pessoa/PB
APACE 0 X 2 ADESUL   ICP João Pessoa/PB
 
3 de maio ADESUL 1 X 2 AGAFUC   Areninha do Pirambu Fortaleza/CE
INV 1 X 2 APACE   CT Paralímpico São Paulo/SP 
CORINTHIANS 3 X 3 APADEVI   CT Paralímpico São Paulo/SP 
4 de maio INV 3 X 1 APADEVI   Parque São Jorge São Paulo/SP 
CORINTHIANS 0 X 1 APACE   Parque São Jorge São Paulo/SP 
 
31 de maio ADESUL 1 X 1 CORINTHIANS   Areninha do Pirambu Fortaleza/CE
AGAFUC 2 X 1 INV   C.E São Luís Canoas/RS
APACE 1 X 0 APADEVI   ICP João Pessoa/PB
 
14 de junho ADESUL 0 X 1 INV   Areninha do Pirambu Fortaleza/CE
AGAFUC 1 X 1 CORINTHIANS   Colégio La Salle Niterói Canoas/RS
               
19 de julho APADEVI 0 X 2 APACE   ICENO Campina Grande/PB
CORINTHIANS 1 X 3 AGAFUC   CT Paralímpico São Paulo/SP 
INV 2 X 0 ADESUL   CT Paralímpico São Paulo/SP 
20 de julho CORINTHIANS 1 X 0 ADESUL   CT Paralímpico São Paulo/SP 
INV 0 X 1 AGAFUC   CT Paralímpico São Paulo/SP 
 
23 de agosto AGAFUC 0 X 0 ADESUL   C.E São Luís Canoas/RS
APADEVI  0 X 2 CORINTHIANS   ICENO Campina Grande/PB
APACE 2 X 1 INV   ICP João Pessoa/PB
24 de agosto APACE 0 X 1 CORINTHIANS   ICP João Pessoa/PB
APADEVI 3 X 0 INV   ICENO Campina Grande/PB
 
25 de outubro ADESUL 1 X 3 APACE   Areninha do Pirambu Fortaleza/CE
AGAFUC 2 X 1 APADEVI   C.E São Luís Canoas/RS
                 
1 de novembro ADESUL 2 X 3 APADEVI   Areninha do Pirambu Fortaleza/CE
AGAFUC 0 X 0 APACE   C.E São Luís Canoas/RS
INV 2 X 2 CORINTHIANS   CT Paralímpico São Paulo/SP
 
7 de dezembro AGAFUC (2) 0  X 0 (1) APACE   CT Paralímpico São Paulo/SP

 


Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


COMUNICAÇÃO CBDV
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo