Brasil 'aluga' topo do pódio no Judo American Championships com 13 ouros
18/12/2025
São Paulo/SP
Nesta quinta-feira (18), a Seleção Brasileira de judô brilhou no topo do pódio ao conquistar todas as 13 medalhas de ouro do Judo American Championships da IBSA, fazendo ecoar o hino nacional brasileiro no CT Paralímpico, em São Paulo. A competição, organizada pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) com apoio do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) reuniu 57 atletas de oito países do continente americano e marcou o encerramento do calendário do Brasil em 2025. Ao todo, foram 22 medalhas: 13 ouros, quatro pratas e cinco bronzes. A Argentina ficou em segundo lugar, com três pratas e um bronze. Este é o último compromisso da Seleção em 2025, que encerra o primeiro ano do ciclo com chave de ouro.
Danilo Silva, de 19 anos, entrou na Seleção Brasileira em 2025 e já conseguiu grandes feitos em sua carreira. Prata no Grand Prix da IBSA e ouro no American Championships, ele celebrou as conquistas: "Cara, eu estou muito feliz por esse ano. Foi o ano em que eu entrei na seleção. Não esperava essa ascensão tão rápida, né? Consegui uma medalha de prata no Mundial, em maio, no Cazaquistão. E consegui... Atualmente eu estava em segundo no ranking e, talvez, com esses pontos aqui, nessas duas competições, eu vá chegar em primeiro. Mas eu estou muito feliz por encerrar o ano com chave de ouro, com a medalha de ouro. Foi uma grande conquista para mim. Espero estar dando orgulho para o Brasil, representar sempre o Brasil da melhor forma possível".
Deyverson de Souza, que ficou em quinto lugar no Grand Prix, desta vez subiu ao topo do pódio na categoria J1 até 70kg e falou sobre a medalha: "Uma felicidade imensa, sem palavras para descrever o quão feliz eu estou com essa medalha, com essa conquista. Até porque, da forma como foi... Foi uma luta duríssima que eu fiz na final, mas graças a Deus deu tudo certo".
A carioca Maria Núbea Lins falou sobre subir no degrau mais alto do pódio: "Essa competição é uma competição muito importante para mim, campeã das Américas, em busca de estar me classificando para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles. Estou sempre evoluindo, com o objetivo de chegar lá em Los Angeles na minha melhor performance e conquistar o ouro para o Brasil".
Confira todas as medalhas:
OURO
Rosi de Andrade - J1 até 52kg
Larissa Silva - J1 até 60kg
Brenda Freitas - J1 até 70kg
Erika Zoaga - J1 +70kg
Nubea Lins - J2 até 60kg
Alana Maldonado - J2 até 70kg
Rebeca Silva - J2 + 70kg
Deyverson de Souza - J1 até 70kg
Danilo Silva - J1 até 81kg
Arthur Silva - J1 até 95kg
Wilians Araújo - J1 +95kg
Thiego Marques - J2 até 95kg
Felipe Amorim - J2 + 95kg
PRATA
Hellen Machado - J2 até 60kg
Kelly Kethyllin - J2 até 70kg
Emerson Aguiar - J1 até 81kg
Abner Oliveira - J2 +95kg
BRONZE
Williany Nascimento - J1 até 52kg
Lucia Araújo - J2 até 60kg
Elielton Oliveira - J1 até 70kg
Gabriel Ferreira - J1 até 70kg
Harlley Arruda- J1 até 81kg
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
COMUNICAÇÃO CBDV
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)
