Brasil conquista cinco medalhas no primeiro dia do Grand Prix Internacional da IBSA
16/12/2025
São Paulo/SP
O Brasil iniciou o Grand Prix Internacional da IBSA de judô paralímpico conquistando cinco medalhas no primeiro dia de competição: uma de ouro, uma de prata e três de bronze. A competição vale pontos no ranking mundial, principal critério de seleção para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028. Rosi Andrade subiu no topo do pódio e fez o hino nacional brasileiro ecoar no CT Paralímpico, em São Paulo, ao derrotar a egípcia Omnia Dawoud na categoria até 52kg J1 (cegos).
"Competição muito importante para conseguir muitos pontos para o objetivo principal, que está lá na frente. Foi uma competição extremamente importante. Estou muito feliz. Não competi no Egito e senti muito por isso, e agora estar de volta, no lugar mais alto do pódio, me deixa realmente muito feliz", disse a medalhista de ouro, Rosi Andrade.
Danilo Silva, de 18 anos, que já havia conquistado a medalha de prata no Mundial de Astana, repetiu o feito em casa no Grand Prix ao ser superado pelo alemão Lennart Sass na categoria até 81kg da classe J1 (cegos).
As três medalhas de bronze vieram com Thiego Marques (até 70kg J2), Maria Núbea Lins (até 60kg J2) e Elieton Lira (até 70kg J1), que venceram seus adversários e garantiram o terceiro lugar. Thiego falou sobre a emoção de conquistar uma medalha internacional após um ano lutando em uma nova categoria: "Depois de uma seca de um ano sem medalhas internacionais, em uma nova categoria para mim — com dez quilos de diferença em relação à última — veio, então, a primeira medalha. A gente busca sempre a medalha de ouro, mas esta veio com gostinho de ouro, pois consegui ganhar lá em cima de um adversário para quem eu vinha perdendo algumas vezes. Conquistar essa medalha dentro de casa foi muito importante".
Outros sete judocas estrearam nesta terça-feira (16), entre eles Wiliany Vitória Costa do Nascimento, Lúcia da Silva Teixeira Araújo, Deyverson Breno Lopes de Souza, José Cleberson Palheta dos Santos, Harlley Damião Pereira Arruda e Denis Aparecido Rosa, mas não subiram ao pódio. Nesta quarta-feira (17), outros quatorze brasileiros vão pisar nos tatames e você pode acompanhar a transmissão ao vivo no Youtube da CBDV a partir das 10h.
Confira a lista:
- Larissa Silva (até 60 kg J1)
- Karoline Porto Duarte (até 60kg J1)
- Brenda Freitas (até 70 kg J1)
- Alana Maldonado (até 70 kg J2)
- Kelly Kethylin Barros Victório (até 70 kg J2)
- Erika Cheres Zoaga (+70 kg J1)
- Millena Freitas (+70 kg J1)
- Meg Emmerich (+70 kg J2)
- Rebeca Silva (+70 kg J2)
- Arthur Silva (até 95 kg J1)
- Marcelo Casanova (até 95 kg J2)
- Wilians Araújo (+95 kg J1)
- Felipe Amorim (+95 kg J2)
- Abner Nascimento de Oliveira (+95 kg J2)
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
COMUNICAÇÃO CBDV
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)
