Brasil conquista dois bronzes por equipes e encerra Mundial de judô paralímpico com 12 medalhas
27/09/2026
Tbilisi, Geórgia
A Seleção Brasileira de judô paralímpico encerrou neste domingo (27) sua participação no IBSA Judo World Championship 2026 com mais duas medalhas de bronze por equipes. Em Tbilisi, na Geórgia, os times masculino e feminino garantiram lugar no pódio e contribuíram para que o Brasil fechasse o principal compromisso da temporada com 12 medalhas conquistadas.
Saiba como foram as disputas
A equipe feminina foi a primeira a garantir a medalha. Depois de disputar a semifinal, as brasileiras voltaram ao tatame para enfrentar o Cazaquistão na luta pelo bronze. Dominante do início ao fim, o Brasil venceu quatro dos cinco confrontos por ippon, sem dar chances para as adversárias.
Responsável por fazer a última luta da equipe, Rebeca Silva destacou a importância da disputa coletiva, especialmente para atletas que não conseguiram subir ao pódio nas competições individuais. "Lutar por equipe é sempre um desafio muito grande, porque está todo mundo muito cansado. Eu lembro que meu primeiro Mundial foi em 2018 e eu não subi ao pódio no primeiro dia, acabei ficando em quinto lugar. Depois tive a oportunidade de lutar por equipe e sair com medalha. Então vejo hoje como uma oportunidade para quem lutou no primeiro dia e não conseguiu medalha. É muito importante que a gente dê o máximo no por equipes, lute concentrado e querendo ganhar. Para mim foi uma honra conseguir trazer essa medalha para o Brasil", afirmou.
No masculino, a caminhada até o bronze foi marcada por emoção até os segundos finais. Diante da França, o Brasil viu os adversários abrirem vantagem ao vencerem os dois primeiros confrontos do duelo. A reação brasileira começou com Arthur Silva, que diminuiu a diferença, e ganhou força com Deyverson Souza, que também venceu sua luta e recolocou a equipe na disputa, empatando em 2x2. Após os demais confrontos, o placar terminou empatado em 3 a 3, levando a decisão para uma luta de desempate. Coube novamente a Deyverson, conhecido como Macaíba, a responsabilidade de representar o Brasil no confronto decisivo.
Com garra e determinação, o judoca garantiu a vitória brasileira e confirmou a medalha de bronze para a equipe masculina. "É uma sensação indescritível para mim. Quero agradecer toda a comissão técnica que me deu essa responsabilidade. Só gratidão mesmo. Me sinto muito feliz e honrado por isso", comemorou.
Os dois bronzes por equipes encerraram a campanha do Brasil em Tbilisi. Ao longo do Mundial, a Seleção brasileira conquistou 12 medalhas, reafirmando sua posição entre as principais potências do judô paralímpico mundial.
Confira as medalhas a seguir:
Ouro:
- Alana Maldonado (J2 -70kg)
- Arthur Silva (J1 -95kg)
- Brenda Freitas (J1 -70kg)
Prata:
- Millena Ribeiro (J1 +70kg)
- Marcelo Casanova (J2 -95kg)
- Nubea Lins (J2 -60kg)
- Danilo David (J1 -81kg)
- Rosi Andrade (J1 -52kg)
Bronze:
- Rebeca Silva (J2 +70kg)
- Felipe Amorim (J2 +95kg)
- Equipe feminina (Larissa Oliveira, Giovana Garcia, Brenda Freitas, Rebeca Souza, Lucia Araújo)
- Equipe masculina (Elielton de Oliveira, Arthur Silva, Denis Rosa, Deyverson Silva, Felipe Amorim e Thiego Marques)
O Mundial é o principal compromisso internacional da temporada para a Seleção Brasileira e reúne atletas de diferentes países em busca dos títulos mundiais. A competição também faz parte do ciclo de preparação e soma pontos para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
Para acessar as fotos da competição, CLIQUE AQUI.
Para visualizar a convocação completa, CLIQUE AQUI.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
COMUNICAÇÃO CBDV
[email protected]
+55 11 98769 1832
Brenda Mendes
[email protected]
Sofia Brito
[email protected]
