Brasil domina goalball no Chile e conquista ouro duplo no Parapan de Jovens
Equipe masculina e feminina posam sorridentes para uma foto em uma quadra esportiva coberta, em frente a uma trave de gol. Todos usam uniformes amarelo com verde e azul, do Brasil, e exibem medalhas douradas penduradas no pescoço. Alguns seguram a medalha com orgulho. No fundo, há um painel azul com o logo “Chile 2025 – Juegos Parapanamericanos Juveniles” e o desenho de um mascote. Crédito: Alessandra Cabral/CPB

Brasil domina goalball no Chile e conquista ouro duplo no Parapan de Jovens

por Comunicação CBDV publicado 2025/11/04 22:46:00 GMT-3, Última modificação 2025-11-05T16:58:09-03:00
Seleções masculina e feminina conquistam troféu após vitória contra Argentina e Canadá, respectivamente,

04/11/2025
Santiago/CHI

 

As Seleções de goalball do Brasil subiram ao degrau mais alto do pódio nesta terça-feira, nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, em Santiago, no Chile. A equipe feminina deu um show e derrotou o Canadá por 8 a 3, faturando a medalha dourada e mantendo 100% de aproveitamento na competição. Invicta, a equipe masculina conquistou o bicampeonato vencendo o clássico contra a Argentina, com o placar de 8 a 3.


O dia começou verde e amarelo quando as meninas entraram em quadra, dando o pontapé que culminou na dobradinha brasileira. Com uma excelente campanha de seis vitórias em seis jogos, o time guiado pelo técnico Márcio Rafael venceu mais uma partida em solo chileno sem dar chances às adversárias. No primeiro tempo, o Brasil começou atrás do placar, mas logo conseguiu a virada e abriu dois gols de diferença. Na volta para a segunda etapa, a equipe aumentou a intensidade e ampliou a vantagem, fechando o placar em 8 a 3 e colocando a mão na taça.


O treinador Márcio falou sobre a trajetória vitoriosa: "Grupo tá de parabéns, trabalhou bastante no ano, entenderam o conceito do nosso jogo e se superaram. Seis jogos, seis vitórias, então mostrou a força do goalball feminino brasileiro. Estamos trazendo meninas novas pra que possam representar o Brasil lá em cima". Emilly da Silva, atleta da equipe, comemorou o título: "Esse título significa um trabalho muito árduo de quatro anos de goalball. Meu primeiro título internacional, é inexplicável ser a pivô do time, acalmar as meninas, ter essa responsabilidade. Mas agora trouxe o que é nosso por direito".

WhatsApp Image 2025-11-04 at 21.56.59e.jpg
Pódio com o time feminino do Brasil sorrindo e comemorando com medalhas de ouro penduradas no pescoço. Elas estão em uma quadra, sobre um pódio azul que possui a inscrição “Chile 2025 Americas Paralympic Committee”. Ao fundo há uma parede colorida nas cores rosa e azul com o logotipo do evento. Crédito: Alessandra Cabral/CPB


Após a vitória da equipe feminina, chegou a vez dos rapazes defenderem o título conquistado no último Parapan, em Bogotá, em 2023. Enfrentando o único adversário que não haviam derrotado na fase inicial, a seleção entrou disposta a fazer diferente e levar o troféu para casa. Logo no primeiro tempo, a equipe abriu dois gols de vantagem, indo para o intervalo com 3 a 1 no placar. No segundo tempo, os rapazes seguiram à risca as orientações táticas do técnico Gabriel Goulart e foram ainda mais superiores aos rivais, encerrando o jogo com 8 a 3.


O jovem Kauã Mendes, que disputou o Parapan pela primeira vez, falou sobre a conquista: "É a primeira vez que vim pro Parapan, minha primeira competição internacional, isso é muito importante. Estou feliz, era um sonho sair do país, numa competição internacional e agora estou aqui sendo campeão pelo Brasil". O treinador Gabriel falou sobre o sucesso da equipe: "Muito feliz pelo momento, não posso deixar de agradecer a Deus por toda a trajetória desse ano e não deixar de lembrar que tanto no masculino quanto no feminino é pelo belo trabalho da nossa confederação. É muito bom ver esses meninos felizes realizando sonhos, tenho certeza que vão dar muita felicidade pro povo brasileiro".

WhatsApp Image 2025-11-04 at 22.32.56 (1).jpeg
Time masculino do Brasil, vestindo uniformes amarelos com detalhes verdes e azuis, estão sobre um pódio comemorando a vitória. Todos estão usando medalhas de ouro no pescoço e segurando troféus pequenos azuis nas mãos. Quatro deles levantam os braços juntos em celebração e parecem sorridentes e orgulhosos. Ao fundo, há um painel colorido com a marca "Chile 2025" e o texto "Americas Paralympic Committee". Crédito: Alessandra Cabral/CPB



Veja o retrospecto das equipes no Parapan de Santiago

Tabela feminina
31/10 - Argentina 5x8 Brasil
01/11 - Brasil 5x3 Canadá
02/11 - Brasil 6x5 México
02/11 - Brasil 6x1 Chile
03/11 - Guatemala 0x10 Brasil
FINAL - Brasil 8x3 Canadá

Tabela Masculina
31/10 - Argentina 5x5 Brasil
01/11 - Brasil 8x5 Canadá
02/11 - Brasil 13x3 Colômbia
03/11 às 09h30 - México 6x8 Brasil
03/11 às 15h20 - Brasil 10x0 Chile
FINAL - Brasil 8x3 Argentina

Sobre o Parapan de Jovens

O evento é destinado para competidores de 14 a 21 anos. De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos, o Parapan reunirá 33 países do continente em sua sexta edição. São aguardados mais de 1.500 atletas para competir em 13 modalidades: bocha, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, basquete em cadeira de rodas (3×3 e 5×5), judô, atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado e tiro com arco.


Histórico

Na última edição, realizada em 2023, em Bogotá (COL), o Brasil foi representado por 96 atletas de 19 estados e o DF. O país terminou a competição com 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e foi campeão em nove das dez modalidades que disputou. Foi também nesta edição que o Brasil atingiu a marca de 500 medalhas conquistadas na história do evento e chegou a 534 pódios nas quatro edições em que competiu.


A CBDV brilhou na capital colombiana com o título do futebol de cegos na final contra a Argentina, o ouro com os rapazes e o bronze com as garotas do goalball, e os ouros com os cinco judocas que defenderam o país – um deles, Marcelo Casanova, ainda foi um dos porta-bandeiras do Brasil na Cerimônia de Abertura.


Antes, em 2017, na única edição sediada no Brasil, o país liderou o quadro de medalhas. Foram 139 pódios no total: 66 ouros, 41 pratas e 32 de bronzes. O Brasil não participou apenas da primeira edição do Parapan de Jovens, sediada em Barquisimeto, na Venezuela, em 2005. A estreia do país veio quatro anos depois, em Bogotá, na Colômbia, onde foram conquistadas 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze). Em 2013, na cidade de Buenos Aires (Argentina), o país teve seu melhor desempenho e foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).


Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo