
Brasil tem mais uma árbitra de goalball com certificação máxima internacional
06/05/2025
São Paulo/SP
A árbitra brasileira Kelly Gradwool, de 35 anos, recebeu a certificação de Nível 3, o mais alto do apito no goalball após passar por todas as certificações necessárias, que começaram durante Torneio Internacional de Trakai na Lituânia, em abril. A paulista está há 15 anos trabalhando com a modalidade.
Há um mês, a paranaense Fabiana Milioransa, de 38 anos, também foi certificada com o Nível 3. As duas árbitras agora estão aptas a apitarem partidas em Campeonatos Mundiais e Jogos Paralímpicos.
Helder Maciel, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), falou sobre a importância da certificação para o goalball brasileiro: "Com a evolução do esporte, o crescimento do goalball e da nossa arbitragem, a Confederação está investindo para a melhoria da arbitragem, e nada mais justo do que a Kelly, mais uma árbitra competente do nosso quadro, também ser agraciada com o Nível 3. É muito importante para a Confederação e para o Brasil, porque mostra que a nossa arbitragem também é uma das melhores do mundo. A gente, a cada dia, vai trabalhar mais e mais para que a arbitragem tenha oportunidades — outros eventos internacionais, Mundial, Paralimpíada — para que a gente possa evoluir e crescer junto com o goalball, esporte que é tão praticado no Brasil e no mundo".
A qualificação de seu quadro de árbitros é uma estratégia permanente da CBDV, que, além de promover a ida de alguns profissionais para clínicas fora do país, também segue realizando cursos pelo Brasil e algumas clínicas internas durante os regionais e outros campeonatos da Confederação.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)