Brasil tem mais uma árbitra de goalball com certificação máxima internacional
Kelly aparece agachada na quadra de goalball. No plano de fundo da foto, aparece uma placa da Loterias Caixa. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Brasil tem mais uma árbitra de goalball com certificação máxima internacional

por Comunicação CBDV publicado 2025/05/06 17:14:00 GMT-3, Última modificação 2025-05-07T10:33:19-03:00
Paulista Kelly Gradwool está apta para apitar partidas de Campeonatos Mundiais e Jogos Paralímpicos

06/05/2025
São Paulo/SP

 

A árbitra brasileira Kelly Gradwool, de 35 anos, recebeu a certificação de Nível 3, o mais alto do apito no goalball após passar por todas as certificações necessárias, que começaram durante Torneio Internacional de Trakai na Lituânia, em abril. A paulista está há 15 anos trabalhando com a modalidade.

Há um mês, a paranaense Fabiana Milioransa, de 38 anos, também foi certificada com o Nível 3. As duas árbitras agora estão aptas a apitarem partidas em Campeonatos Mundiais e Jogos Paralímpicos.


Helder Maciel, presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), falou sobre a importância da certificação para o goalball brasileiro: "Com a evolução do esporte, o crescimento do goalball e da nossa arbitragem, a Confederação está investindo para a melhoria da arbitragem, e nada mais justo do que a Kelly, mais uma árbitra competente do nosso quadro, também ser agraciada com o Nível 3. É muito importante para a Confederação e para o Brasil, porque mostra que a nossa arbitragem também é uma das melhores do mundo. A gente, a cada dia, vai trabalhar mais e mais para que a arbitragem tenha oportunidades — outros eventos internacionais, Mundial, Paralimpíada — para que a gente possa evoluir e crescer junto com o goalball, esporte que é tão praticado no Brasil e no mundo".


A qualificação de seu quadro de árbitros é uma estratégia permanente da CBDV, que, além de promover a ida de alguns profissionais para clínicas fora do país, também segue realizando cursos pelo Brasil e algumas clínicas internas durante os regionais e outros campeonatos da Confederação. 

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo