Brasil vence Japão e é bicampeão do Grand Prix de futebol de cegos
Jogadores e comissão técnica posam com torcida do Movimento Verde Amarelo, que seguram uma bandeira com o rosto do ex-jogador e atual presidente do CPB, Mizael Conrado, que também participa da foto. Fotos: Taba Benedicto/ CBDV.

Brasil vence Japão e é bicampeão do Grand Prix de futebol de cegos

por Comunicação CBDV publicado 2023/05/27 13:32:08 GMT-3, Última modificação 2023-05-27T13:32:08-03:00
Seleção faz 2 a 0 e conquista o torneio internacional pelo segundo ano seguido; Argentina bate França e fica com o bronze

27/05/2023
São Paulo/SP


A Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou neste sábado (27) o Grand Prix da IBSA, em São Paulo, ao derrotar o Japão na final por 2 a 0. Nonato e Tiago Paraná marcaram os gols da vitória no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, palco do torneio que reuniu oito países – Brasil, Argentina, Japão, Tailândia, França, Inglaterra, Itália e Chile – ao longo de cinco dias. Foi a segunda participação brasileira na competição, organizada pela Federação Internacional de Esportes para Cegos pela primeira vez na América do Sul – México, em 2022, e Japão, em 2021, 2019 e 2018, foram as sedes anteriores. No ano passado, o Brasil foi campeão em Puebla, no México. Na disputa pelo bronze, realizada mais cedo, a Argentina, ganhadora das demais edições sem participação brasileira, bateu a França por 1 a 0.

 

O Grand Prix serve de preparação para os dois principais compromissos desta temporada: a Copa do Mundo, agendada para agosto, em Birmingham, na Inglaterra, e os Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em novembro, no Chile. Ambos são qualificatórios para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para confirmar sua vaga, o Brasil terá duas possibilidades: ficar entre os três primeiros colocados do Mundial ou conquistar o Parapan.


"A gente sabia que seria um jogo difícil, porque a Seleção do Japão vem evoluindo a cada ano que passa. No meio do torneio, eles adotaram a postura de jogar praticamente como a gente, atacando com três. Mas fizemos um gol no primeiro tempo que nos deu tranquilidade e, no finalzinho, Deus me abençoou com esse gol para coroar a conquista", disse Tiago Paraná. "Ontem, o Japão não ganhou da Argentina por acaso. E hoje mostraram a qualidade do time, jogaram de igual para igual, tiveram chances de fazer gols, defenderam muito bem, mas conseguimos decidir o jogo com os gols e ficar com o título", complementou o goleiro Luan.

 

52929888729_833a588cef_k.jpg
Nonato salta na comemoração do gol, ao lado do chamador Edson Junior. Luan aparece ao fundo vibrando.


Brasileiros e japoneses fizeram uma final um pouco diferente do duelo entre as duas seleções ocorrido na fase de grupos, quando a vitória verde e amarela foi por 3 a 0. Como relataram Tiago e Luan, o Japão passou a adotar uma postura mais ofensiva no decorrer de sua campanha e surpreendeu com transições rápidas que resultaram em algumas finalizações, especialmente com Kawamura e o jovem Hirabayashi, de apenas 16 anos. Luan, que praticamente não havia sido acionado no torneio, precisou trabalhar bastante. Na frente, como sempre, Nonato decidiu e marcou seu sétimo gol no Grand Prix. Na etapa final, o camisa 8 quase não jogou devido a um desconforto muscular, mas o Brasil soube administrar a vantagem e fechou sua brilhante participação com o gol de Tiago já nos segundos finais.


Você pode conferir os gols que deram o título ao Brasil no vídeo abaixo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBDV (@cbdvoficial)


Argentina fica em terceiro


Os argentinos entraram em campo tendo de se recuperar do baque pela eliminação na semifinal, quando caíram nas penalidades para os japoneses. O técnico Claudio Falco manteve o time da partida anterior, trocando apenas os goleiros: saiu Germán Muleck, entrou Darío Lencina. O gol de Maxi Espinillo, o quarto do camisa 15 no torneio, garantiu o 1 a 0 sobre a França e a terceira colocação aos "hermanos". "É sempre um prazer vir ao Brasil jogar, a organização é excelente, todos são atenciosos conosco. Agora é voltar para casa, descansar um pouco e voltar a treinar. Agora, começa o Mundial para a Argentina", falou Maxi.


O Grand Prix concedeu, além das medalhas pelos três primeiros lugares, premiações individuais. A de Artilheiro foi para Nonato, do Brasil, com sete gols. O Melhor Goleiro foi o inglês Dylan Malpas. E o Prêmio Fair Play ficou com a Seleção Chilena.


Você pode rever as duas partidas deste sábado no link abaixo:

 


Confira todos os resultados do Grand Prix de Futebol de Cegos 2023:

 

GRAND PRIX DA IBSA 2023
      CHAVE
TERÇA-FEIRA - 23 DE MAIO
CHILE 1 X 1 INGLATERRA B
BRASIL 3 X 0 JAPÃO B
TAILÂNDIA 0 X 0 ARGENTINA A
ITÁLIA 1 X 2 FRANÇA A
QUARTA-FEIRA - 24 DE MAIO
JAPÃO 0 X 0 CHILE B
BRASIL 2 X 0 INGLATERRA B
FRANÇA 0 X 3 ARGENTINA A
TAILÂNDIA 1 X 0 ITÁLIA A
QUINTA-FEIRA - 25 DE MAIO
INGLATERRA 0 X 1 JAPÃO B
BRASIL 3 X 0 CHILE B
FRANÇA 1 X 0 TAILÂNDIA A
ITÁLIA 0 X 3 ARGENTINA A
SEXTA-FEIRA - 26 DE MAIO
ITÁLIA 0 X 1 INGLATERRA 7º lugar
TAILÂNDIA 1 (2) X (0) 1 CHILE 5º lugar
ARGENTINA 2 (1) X (2) 2 JAPÃO Semifinal
BRASIL 4 X 1 FRANÇA Semifinal
SÁBADO - 27 DE MAIO
ARGENTINA 1 X 0 FRANÇA Bronze
JAPÃO 0 X 1 BRASIL Final

 

Patrocínios

Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.

Skylight Consulting, empresa japonesa de consultoria de gestão, é patrocinadora deste evento.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo