Em estreia histórica, ICENO segura atual campeã APACE no Regional Nordeste de Futebol
07/04/2026
Campina Grande/PB
Nesta terça-feira (07), o estreante ICENO-PB (Instituto de Educação e Assistência aos Cegos do Nordeste) deu o primeiro pontapé de sua jornada em casa no Regional Nordeste de Futebol de Cegos da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). E a estreia não poderia ser mais difícil. A equipe de jovens garotos abriu a competição arrancando um empate sem gols contra a atual campeã APACE-PB (Associação Paraibana de Cegos), guiada por Jardiel, Raynan e Matheus Costa, atletas que defendem a Seleção Brasileira, e o capitão Jonatas.
Bamba, auxiliar da Seleção Brasileira principal e idealizador do projeto do ICENO, que conta com cinco atletas da Seleção Brasileira de Base, falou sobre o incrível feito de parar uma equipe multicampeã na primeira partida da história do Instituto: "Jogamos contra uma equipe com jogadores da Seleção Brasileira, atletas que eu conheço e que treinam todos os dias. Então, o segredo está aí: treinamento. Esses garotos se dedicam o ano todo, não só aqui, como também na Seleção Brasileira de Base, onde tivemos outra grande conquista, que foi poder levá-los para a Seleção".
"E quem sabe um dia esses garotos possam estar desfrutando de tudo isso que viveram aqui, de tudo o que passaram neste momento de hoje. Foi apenas um empate, mas um sabor de vitória. Quem sabe um dia esses garotos possam viver tudo isso também com a Seleção Brasileira em uma Paralimpíada", completou.
A maioria dos atletas da equipe joga junto desde os 8 anos, que é o caso de Ryan Pablo e João Nogueira, que lideraram a equipe na primeira partida da fase de grupos. Os garotos, que jogaram pressionados, conseguiram segurar o resultado, além de contar com a sorte, que viu a APACE carimbar a trave duas vezes.
João Nogueira, de 13 anos, falou sobre sua primeira participação no Regional: "Muito feliz pela estreia da gente, até pelo resultado, que muita gente imaginava que a gente não ia estar nem na competição. Agradeço a todos os professores que fizeram parte disso. Todos os atletas que estavam, os que jogaram, que não jogaram, todo mundo faz parte disso".
Ryan Pablo, de 15 anos, defendeu a equipe sub-20 da ADEF-DF no Regional Centro-Norte de 2025 e hoje pôde representar sua cidade natal: "É uma sensação incrível. Era um sonho, né? Um time do Instituto dos Cegos, aqui de Campina Grande, Graças à Bamba, aos meus colegas de equipe, minha equipe, Nogueira, meu irmão Renner, Moisés, Pedrinho, Martim, ao Jordan, Mykael, nossos goleiros. A gente está realizando esse sonho e espero chegar cada vez mais longe e que essa competição possa ser histórica tanto para o nosso time, quanto para a gente na competição"
Primeiro dia da fase de grupos
O primeiro dia de competição ainda contou com mais cinco jogos. A partida entre ACEP-PI (Associação dos Cegos do Piauí) e CEDEMAC-MA (Centro Desportivo Maranhense de Cegos) foi marcada por muito equilíbrio e intensidade, com boas chances criadas pelos dois lados ao longo da partida. A ACEP saiu na frente com o camisa 10, Paulo Moreno, marcando o primeiro gol do campeonato, e o CEDEMAC buscou o empate com Federico Accaci, deixando tudo igual: 1 a 1.
A ADESUL-CE (Associação D'Eficiência Superando Limites) mostrou força e eficiência para vencer a APID (Associação Paraibana de Inclusão aos Deficientes) por 2 a 0, controlando bem as ações do jogo. O placar foi aberto por Deivinho, em uma bela cobrança de falta, e ampliado pelo camisa 10, Carlinhos, garantindo a vitória com autoridade. A AFCP (Associação Futsal de Cegos de Pernambuco) começou melhor e abriu o placar ainda no primeiro tempo com Miguel, camisa 10 da equipe, mas o NEACEP-PI (Núcleo Esportivo da Associação dos Cegos do Piauí) reagiu rápido e empatou com Esteban. Na segunda etapa, o time voltou ainda mais ligado, virou o jogo e confirmou a vitória por 2 a 1.
O penúltimo jogo do dia foi de amplo domínio da APADEVI-PB (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais), que fez uma goleada. Juan, camisa 10, abriu o placar, seguido de um gol contra após vacilo do CRP (Clube Real Paralímpico). Na segunda etapa, Marquinhos ampliou e Juan marcou novamente, fechando o placar em 4 a 0 para o tricolor paraibano.
O último jogo do dia foi marcado por um duelo disputado entre ESCEMA-MA (Escola de Cegos do Maranhão) e AJECE-BA (Associação Jequieense de Cegos), com intensidade do início ao fim. A equipe maranhense saiu na frente ainda no primeiro tempo com Vinicius, camisa 10, e, apesar das boas chances criadas pela AJECE na segunda etapa, o placar se manteve em 1 a 0 até o apito final.
Nesta quarta-feira (08), as equipes entram em ação no segundo dia da fase de grupos a partir das 8h30 (horário de Brasília) no Colégio da Prata, a entrada é gratuita.
Sobre a competição
Organizado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), o Regional Nordeste de Futebol de Cegos será realizado entre os dias 7 e 12 de abril, no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande (PB), com a participação de 12 equipes de seis estados da região — Paraíba, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia — que disputam uma vaga no Campeonato Brasileiro – Série B 2026.
A competição conta com três grupos, com quatro equipes cada. Todos jogam entre si nas chaves em turno único, e os oito melhores colocados na classificação geral, independentemente do grupo, avançam às quartas de final. Este é o primeiro Regional da modalidade, que contará com mais duas etapas, em Brasília (DF) e São Paulo (SP).
Confira a tabela completa
| TABELA DE JOGOS | |||||||
| JOGO | HORÁRIO | EQUIPE A | PLACAR | EQUIPE B | CHAVE | ||
| TERÇA FEIRA - 07 DE ABRIL DE 2026 | |||||||
| Jogo 01 | APACE | 0 | X | 0 | IEACN | A | |
| Jogo 02 | ACEP | 1 | X | 1 | CEDEMAC | A | |
| Jogo 03 | ADESUL | 2 | X | 0 | APID | B | |
| INTERVALO | |||||||
| Jogo 04 | NEACEP | 2 | X | 0 | AFCP | B | |
| Jogo 05 | APADEVI | 4 | X | 0 | CRP | C | |
| Jogo 06 | ESCEMA | 1 | X | 0 | AJECE | C | |
| QUARTA FEIRA - 08 DE ABRIL DE 2026 | |||||||
| Jogo 07 | 08:30 | ADESUL | X | AFCP | B | ||
| Jogo 08 | 10:00 | NEACEP | X | APID | B | ||
| Jogo 09 | 11:30 | APADEVI | X | AJECE | C | ||
| INTERVALO | |||||||
| Jogo 10 | 14:00 | ESCEMA | X | CRP | C | ||
| Jogo 11 | 15:30 | APACE | X | CEDEMAC | A | ||
| Jogo 12 | 17:00 | ACEP | X | IEACN | A | ||
| QUINTA FEIRA - 09 DE ABRIL DE 2026 | |||||||
| Jogo 13 | 08:00 | AJECE | X | CRP | C | ||
| Jogo 14 | 09:30 | APADEVI | X | ESCEMA | C | ||
| Jogo 15 | 11:00 | CEDEMAC | X | IEACN | A | ||
| INTERVALO | |||||||
| Jogo 16 | 14:00 | APACE | X | ACEP | A | ||
| Jogo 17 | 15:30 | AFCP | X | APID | B | ||
| Jogo 18 | 17:00 | ADESUL | X | NEACEP | B | ||
| SEXTA FEIRA - 10 DE ABRIL DE 2026 | |||||||
| Jogo 19 | 09:00 | 1 | X | 8 | QF1 | ||
| Jogo 20 | 10:30 | 2 | X | 7 | QF2 | ||
| INTERVALO | |||||||
| Jogo 21 | 14:00 | 3 | X | 6 | QF3 | ||
| Jogo 22 | 15:30 | 4 | X | 5 | QF4 | ||
| SÁBADO - 11 DE ABRIL DE 2026 | |||||||
| Jogo 23 | 08:30 | Venc. QF 1 | X | Venc. QF 4 | Semi 1 | ||
| Jogo 24 | 10:00 | Venc. QF 2 | X | Venc. QF 3 | Semi 2 | ||
| DOMINGO - 12 DE ABRIL DE 2026 | |||||||
| Jogo 25 | 08:00 | Perd. Semi 1 | X | Perd. Semi 2 | Bronze | ||
| Jogo 26 | 09:30 | Venc. Semi 1 | X | Venc. Semi 2 | Final | ||
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
COMUNICAÇÃO CBDV
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)
Sofia Brito
[email protected]
+55 11 99451 2066 (WhatsApp)
