Fase de treinos ajusta mudanças técnicas e táticas no goalball brasileiro
Jônatas, que tem a pela branca e cabelo curto preto, está gesticulando com o braço direito aberto. Ao fundo dele, na parede da quadra, um desenho em alto relevo de um jogador de goalball.

Fase de treinos ajusta mudanças técnicas e táticas no goalball brasileiro

por Comunicação CBDV publicado 2022/04/05 18:44:00 GMT-3, Última modificação 2022-04-05T18:45:21-03:00
Atletas das Seleções masculina e feminina entregam tudo em quadra para se adaptar aos novos comandos e conceitos

05/04/2022
São Paulo/SP


A quarta fase de treinamentos do ano tem servido para as Seleções feminina e masculina de goalball do Brasil se adaptarem às mudanças implementadas pelas novas comissões técnicas. Desde o fim da terceira fase, no início de março, o comando das duas equipes mudou. Quem entrou trouxe conceitos diferentes que acabam tirando atletas da zona de conforto. 


"É uma filosofia de trabalho diferente. O professor Jônatas e sua comissão vêm com uma proposta de inovação, de adaptação de táticas e técnicas. Principalmente na questão defensiva. Quando pegarmos o 'timing' certinho, vai ser tudo de bom", diz o ala Parazinho, referindo-se ao técnico Jônatas Castro, que assumiu o time bicampeão mundial e atual campeão paralímpico com a proposta de fazê-lo defender em um bloco mais compacto: o trio se desloca junto em espaços menores de acordo com a movimentação do adversário.


No lado das mulheres, não é diferente. Antes mesmo da bola quicar para valer, o treinador Gabriel Goulart reúne as oito convocadas para explicar a teoria. "Se alguém não entender, pode vir perguntar, conversar. A gente precisa entender que o goalball mudou, as equipes estão mais fortes. Precisamos saber como enganar as adversárias", diz.


Ao longo de toda a atividade, as pausas da comissão técnica para explicar e corrigir são constantes. "O erro já precisa vir com a correção, gente! Vamos lá, entra no jogo!", grita Gabriel, após um dos times abrir 2 a 0 no treino coletivo. 

177A1018.JPG
Moniza faz a alavanca com o braço direito para o arremesso. Ao fundo, o técnico Gabriel observa.


"É diferente, porque venho trabalhando com a Seleção desde 2013. Conheço o Jônatas desde que o projeto começou. São novas táticas, novos conceitos do professor Gabriel, mas temos grande expectativas para que dê tudo certo", conta a ala Alaine, comparando as gestões do antecessor no cargo com o novo comandante.


As Seleções de goalball ficarão concentradas para a quarta fase de treinamentos, no CT Paralímpico, em São Paulo, até 10 de abril. Vale lembrar que este ano haverá Mundial da modalidade, no segundo semestre, ainda sem local definido – a China seria o país-sede, mas abriu mão por conta da pandemia. Além do título, o campeão se garante nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo