Feito dos 'maiores da turma' serve de exemplo para base do futebol de cegos
Otávio, Bruno César e João Pedro estão parados escutando orientações do técnico Bahia (à esquerda da imagem) com uma bola entre os pés cada um. Otávio e Bruno são mais altos que João Pedro. Todos vestem colete amarelo por cima da camiseta verde, calções azuis e meiões brancos.

Feito dos 'maiores da turma' serve de exemplo para base do futebol de cegos

por Comunicação CBDV publicado 2022/09/06 15:16:41 GMT-3, Última modificação 2022-09-06T15:16:41-03:00
Título no Grand Prix da França conquistado por grupo jovem do Brasil inspira iniciantes da modalidade, que voltarão a treinar no CT

06/09/2022
São Paulo/SP


Referências. Em qualquer etapa de desenvolvimento de uma criança, são elas que inspiram e direcionam. No caso dos garotos da Seleção de base de futebol de cegos, convocados nesta terça-feira (6) para mais um Campo de Treinamento, o modelo a ser seguido ficou ainda mais próximo da realidade deles após o título do Grand Prix que o Brasil conquistou no último sábado, na França, tendo em campo um grupo cuja média de idade era de 19 anos – seis anos a mais que a média dos 14 jogadores listados pelos professores Antônio Bahia e David Xavier para o período de atividades entre os dias 24 deste mês e 1º de outubro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Será o quarto encontro neste ano, quando a CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) teve a iniciativa de criar comissões técnicas específicas para trabalhar com jovens atletas.


"Faz toda a diferença ter essa referência, principalmente dentro desse conceito de equipe de transição. Eles sabem que há um longo caminho até a Seleção principal, mas terão outras inúmeras oportunidades até lá para representar o Brasil", explica o técnico David Xavier. Confira a relação de convocados e a idade de cada um (CLIQUE AQUI para obter o arquivo em pdf):

 

NOME 

POSIÇÃO

IDADE

CLUBE

LUCAS GABRIEL ARAÚJO DE SOUZA

goleiro

16

ADESUL/CE

PAULO GABRIEL A. BARBOSA

goleiro

17

APACE/PB

LUIS FELIPE DA SILVA CAVALCANTE

fixo/ala defensivo

16

APADV/SP

CARLOS HENRIQUE A. MARREIRO

ala defensivo

15

IEACN/PB

OTÁVIO LUCAS SANTIAGO DE OLIVEIRA

ala ofensivo

16

AM PARADESPORTO/BH

BRUNO CÉSAR LIMA ARAÚJO

ala ofensivo/pivô

18

AM PARADESPORTO/BH

JHONATHAN SILVA DOS SANTOS

ala/pivô

8

ADESUL/CE

JEREMIAS FERNANDES DE SOUZA

ala

9

ADESUL/CE

JOSÉ GOMES BEZERRIL NETO

fixo

14

IERC/RN

JOAO PEDRO NOGUEIRA DA SILVA

ala ofensivo

10

IEACN/PB

RYAN PABLO DOS SANTOS ARRUDA

ala defensivo

12

IEACN/PB

RENER PIETRO SANTOS SILVA

ala ofensivo

10

IEACN/PB

ISAC COSTA ALMEIDA BENEVIDES

pivô

12

ADESUL/CE

LEVI NERES QUEIROZ

ala ofensivo

11

CEIBC/RJ

 

Claro que o objetivo principal das atividades desenvolvidas ainda não está no alto rendimento. Trata-se, literalmente, de ensinar os primeiros passos em campo e adequar o nível de quem já tem um pouco mais de noção com o daqueles que nunca haviam conduzido uma bola antes. Para ilustrar melhor, David explica um dos exercícios feitos: um garoto que conduz melhor a bola sai com ela na frente e, agarrado à sua cintura, vem outro que também tem um colega preso à cintura, formando um "trenzinho". A ideia é simples, mas eficaz: quem está atrás precisa repetir o movimento do líder para conseguir acompanhar o ritmo.


"A gente trabalha a parte coletiva e a parte individual de motricidade. Fazemos atividades lúdicas onde conseguimos perceber a consciência corporal de cada um e, por meio disso, corrigir individualmente. Essas atividades são sempre com dinâmicas do esporte, do futebol de cegos, para entender a necessidade de cada um. É bem desafiador, vira um quebra-cabeça para nós. Essa troca entre eles, entre um que sabe mais do que o outro, acaba sendo muito importante também socialmente", conta David.

EMI_5404.jpg
Maicon ajeita o corpo para finalizar em meio à marcação japonesa durante jogo válido pelo Grand Prix da França: exemplo de quem trilhou os passos da base até a Seleção adulta. Foto: Emi Munschy/ Emon Photographes.

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)



 

 

 

 

Voltar ao topo