IBSA confirma países aptos a disputarem os Jogos Mundiais no goalball
Jéssica Vitorino está em primeiro plano fazendo o giro durante arremesso em partida do Campeonato Mundial. Ao fundo, desfocado, aparece o banco de reservas do Brasil. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

IBSA confirma países aptos a disputarem os Jogos Mundiais no goalball

por Comunicação CBDV publicado 2023/01/27 14:26:07 GMT-3, Última modificação 2023-01-27T14:26:07-03:00
Seleção Brasileira será representada apenas pela equipe feminina, que ainda briga por vaga aos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

27/01/2023
São Paulo/SP


A IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) confirmou nesta sexta-feira (27) os 32 times (16 no feminino e 16 no masculino) que serão convidados a disputar a competição de goalball nos Jogos Mundiais em Birmingham, na Inglaterra, em agosto. Como só poderão participar países ainda sem vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Brasil será representado apenas por sua equipe feminina, uma vez que os rapazes já estão classificados à Paralimpíada francesa graças ao título mundial conquistado em dezembro. Confira a relação dos selecionados pela Federação:


Torneio feminino

  1. Grã-Bretanha
  2. Israel
  3. Dinamarca
  4. Portugal
  5. Alemanha
  6. Finlândia
  7. Grécia
  8. Japão
  9. Austrália
  10. China
  11. Canadá
  12. Estados Unidos
  13. Brasil
  14. Argélia
  15. Egito
  16. Camarões


Torneio masculino

  1. Grã-Bretanha
  2. Ucrânia
  3. Lituânia
  4. Turquia
  5. Alemanha
  6. Bélgica
  7. Portugal
  8. Japão
  9. Irã
  10. Coreia do Sul
  11. Austrália
  12. Estados Unidos
  13. Argentina
  14. Canadá
  15. Argélia
  16. Egito


A relação de convites foi feita com base na performance dos times no último Campeonato Mundial, disputado em Matosinhos, Portugal, seguida pela sua colocação no respectivo campeonato regional continental anterior ao Mundial. Foi este segundo critério que permitiu às brasileiras, nonas colocadas do Mundial, receberem um dos convites, já que o Brasil foi campeão do Parapan de Lima 2019 – o Parapan é considerado o regional das Américas pela IBSA.


No caso dos países convidados que não puderem participar dos Jogos Mundiais, há uma lista de espera, também divulgada pela Federação Internacional nesta sexta. No torneio feminino, são eles, pela ordem: Espanha, Quênia, Guatemala, Ucrânia, Itália, Argentina e México. Para exemplificar, se um país europeu da relação de 16 convidados desistir, as espanholas ocuparão seu lugar, pois são a primeira nação da região na espera. Se for um país africano, as quenianas entram e assim por diante. No torneio masculino, estão no aguardo: Camarões, Espanha, Grécia, Quênia, Finlândia, Iraque, Azerbaijão, México, República Tcheca e Peru.


Brasileiras terão duas chances de buscar vaga em Paris


A Seleção Brasileira feminina, quarta colocada em Tóquio 2020, terá duas oportunidades neste ano de carimbar o passaporte para Paris 2024: via Jogos Mundiais ou via Jogos Parapan-Americanos, que serão disputados em novembro, em Santiago, no Chile. Ambos os torneios destinarão às campeãs um lugar na próxima Paralimpíada, que contará com oito seleções em cada categoria (duas a menos em relação a Tóquio). As vagas serão distribuídas desta forma:

 

  • campeão e vice do Campeonato Mundial 2022 (2 vagas)
  • campeões dos Regionais continentais - Europa, Ásia/Pacífico, África e América (4 vagas)
  • país-sede (1 vaga)
  • campeão dos Jogos Mundiais (1 vaga


"A participação nessa competição é muito importante. Temos uma equipe em formação, renovada, então cada situação que enfrentamos é importante para a nossa evolução. Será o mesmo formato do Mundial, com 16 equipes, então uma competição extensa na qual precisaremos estar atentos a cada detalhe. Começaremos já na primeira fase a trabalhar com o objetivo de chegar bem aos Jogos. Desde o Mundial, estamos analisando o que erramos no Mundial e, a partir dessa primeira fase, vamos corrigir tudo que não foi feito com excelência", explica o técnico Gabriel Goulart.


As meninas estarão reunidas para a primeira Fase de Treinamentos do ano entre os dias 12 e 18 de fevereiro, no CT Paralímpico, em São Paulo. O técnico Gabriel convocou nove atletas. CLIQUE AQUI para conferir as convocadas.

 

SAIBA MAIS:

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo