América do Brasil: dobradinha inédita coroa campanhas perfeitas das Seleções de goalball
Todos os atletas do feminino e do masculino estão sentados. Na ordem: Danielle, Larrisa, Romário, Moniza, Son, Dantas, Jéssica, Parazinho, Kátia, Leomon, Emerson e Gaby. Atrás deles, de pé, as comissões técnicas.

América do Brasil: dobradinha inédita coroa campanhas perfeitas das Seleções de goalball

por Comunicação CBDV publicado 2022/02/22 17:46:00 GMT-3, Última modificação 2022-02-22T18:53:07-03:00
Mulheres derrotam canadenses e conquistam Campeonato das Américas pela primeira vez; homens batem EUA e faturam o bi

22/02/2022
São Paulo/SP

 

Campanhas perfeitas merecem ser coroadas com o lugar mais alto do pódio. Nada mais justo, portanto, que o goalball brasileiro vá dormir nesta terça-feira (22) com o status de melhor da América. Invictas, as Seleções feminina e masculina confirmaram suas trajetórias perfeitas no Campeonato das Américas e venceram as finais contra Canadá (5 a 0) e EUA (12 a 2), respectivamente, para garantir as medalhas de ouro e, no caso das mulheres, a vaga para o próximo Mundial da modalidade, que será disputado na China, em junho – os homens já estavam classificados por serem os atuais campeões.

O time feminino, de quebra, encerrou um incômodo jejum de nunca ter vencido o torneio continental após três vice-campeonatos consecutivos (2005, 2013 e 2017). "É aquela sensação de que o quase está acabando. Já fazia um tempo que o goalball feminino vinha batendo na trave nessa competição. Agora garantimos a vaga para o Mundial conquistando a medalha inédita. É continuar trabalhando para conseguir um novo feito e acabar com esse negócio do quase", disse a ala/pivô Gaby.

Na decisão do ouro, que contou com transmissão do SporTV, a equipe treinada por Jônatas Castro – à frente do comando pela primeira vez em um torneio – foi impecável na defesa e, com três gols de Jéssica e dois de Moniza, superou as canadenses por 5 a 0. Jéssica, aliás, terminou como artilheira do campeonato, com 22 gols.

177A8566.JPG
Jéssica usa a mão esquerda para tocar a baliza e se posicionar antes do arremesso.


Na disputa pelo bronze do torneio feminino, as norte-americanas venceram as argentinas por 6 a 0. Vale destacar que foi o primeiro grande evento internacional do qual as sul-americanas participaram, por isso, mesmo após a derrota, o clima era de festa entre jogadoras e a comissão técnica liderada por Irina Verselle e Leopoldina Capo.

Mais tarde, foi a vez do time masculino brasileiro dar uma verdadeira aula de goalball, ganhar por 12 a 2 dos EUA e conquistar seu segundo título consecutivo. Leomon e Parazinho fizeram cinco gols cada um. Emerson e André Dantas completaram o placar. Para o atleta do Cetefe-DF, de volta à Seleção, o título representou uma alegria em dose dupla.

"Retornar, para mim, obviamente era uma meta pessoal. Mas quando você entra aqui, é como se o grupo tornasse uma coisa só, todos que entraram no decorrer do jogo desempenharam bom papel. O Brasil tem condições de se manter no topo por muitos anos", analisou Dantas, terceiro maior goleador do torneio ao lado de Parazinho e do canadense Blair Nesbitt. O mexicano Omar González foi o artilheiro, com 32, seguido e Leomon, que anotou 31 vezes. "O coletivo junto com a individualidade faz o Brasil estar nesse patamar. Já éramos referência no goalball. Hoje, somos mais ainda", completou Parazinho.

Emerson apoia o cotovelo no chão para fazer a alavanca com o corpo e elevar as pernas no bloqueio.
Emerson apoia o cotovelo no chão para fazer a alavanca com o corpo e elevar as pernas no bloqueio.


No confronto que valeu o bronze, o Canadá superou a Colômbia por 10 a 6 e também se garantiu no Mundial, já que o terceiro colocado do masculino automaticamente carimbaria passaporte caso os brasileiros, já classificados, estivessem na final, o que de fato aconteceu.

O Campeonato das Américas foi disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Ele teve início da sexta-feira (18) e reuniu 13 países, com mais de 130 atletas envolvidos. Ao todo, 82 partidas foram disputadas.

Confira os resultados desta terça:


Feminino

Disputa do bronze

EUA 6 x 0 Argentina

Disputa do ouro

Brasil 5 x 0 Canadá

Masculino

Disputa do bronze

Canadá 10 x 6 Colômbia

Disputa do ouro

Brasil 12 x 2 EUA

CLIQUE AQUI para acessar a GALERIA DE FOTOS do evento.


Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.

 

Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo