Anael marca, Brasil bate Colômbia e é campeão do futebol no Parapan
Equipe masculina de futebol do Brasil sorrindo, todos vestindo agasalhos amarelos com detalhes verdes e azul. Cada um exibe uma medalha de ouro pendurada no pescoço. Eles estão em um campo de futebol, sobre um pódio azul com a inscrição “Chile 2025” repetida diversas vezes. À frente do grupo, há uma bandeira do Brasil estendida no chão. Ao fundo, aparecem arquibancadas com algumas pessoas sentadas e uma bandeira do Brasil pendurada. À direita, há um banner com o logo do Comitê Paralímpico das Américas. Crédito: Alessandra Cabral/CPB,

Anael marca, Brasil bate Colômbia e é campeão do futebol no Parapan

por Comunicação CBDV publicado 2025/11/09 16:32:00 GMT-3, Última modificação 2025-11-09T16:36:18-03:00
Seleção conquista competição juvenil pela terceira vez consecutiva; time volta de Santiago com campanha invicta

09/11/2025
Santiago/CHI


A Seleção Brasileira de futebol de cegos se sagrou campeã dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, encerrados neste domingo (9), em Santiago, no Chile. Em final disputada contra a Colômbia, o ala Anael foi o herói ao marcar o gol da vitória por 1 a 0. "A medalha representa muita raça. É gratificante. Para mim, é muita superação. Há dois anos, eu quebrei a perna, estava voltando de lesão. […] Todo mundo está muito feliz de ter representado o Brasil e conseguido o ouro. […] É um sentimento de dever cumprido. Eu peguei a responsabilidade para mim e me cobrei mesmo. Quando marcava um, ficava o sentimento de que podia ter feito mais. Então, saio muito aliviado. Dever cumprido", celebrou o atleta da APADV-SP.


A equipe treinada por Fabiano Carvalho encerrou sua campanha de maneira invicta, com quatro vitórias em quatro partidas: na estreia, fez 2 a 0 no México; depois, marcou 1 a 0 no Peru. Na semifinal, aplicou uma goleada história sobre a Argentina (6 a 1). Esta foi, também, a terceira conquista consecutiva do país no futebol de cegos do Parapan de Jovens: em 2023, em Bogotá (COL), venceu a Argentina na final por 1 a 0, mesmo adversário e placar da decisão de 2017, em São Paulo.

 

FutCegos.Final-ACabral_59.jpg
Anael ajeita o corpo para finalizar com a perna direita.



A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) encerra, assim, a participação de seus atletas com todos medalhando na capital chilena: além do ouro no futebol de cegos, o Brasil foi campeão tanto no feminino quanto no masculino do goalball, e colocou seus seis judocas no pódio, com três ouros e três pratas.


"Essa campanha no Parapan de Jovens é um reflexo direto do trabalho que vem sendo feito pela CBDV nos últimos anos. Ver o Brasil conquistar o ouro no futebol de cegos, no goalball e ainda seis medalhas no judô mostra que estamos no caminho certo, dando estrutura, oportunidade e experiência internacional para nossos jovens atletas. Eles representam o futuro do esporte paralímpico brasileiro", afirma o presidente da CBDV, Helder Araújo.

 

Sobre o Parapan de Jovens


Esta foi a sexta edição do evento destinado a competidores de 14 a 21 anos. Foram 33 países do continente e mais de 1.500 atletas de 13 modalidades: bocha, futebol de cegos, futebol PC (paralisados cerebrais), goalball, basquete em cadeira de rodas (3×3 e 5×5), judô, atletismo, natação, halterofilismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, vôlei sentado e tiro com arco.


Com as conquistas deste domingo, a delegação brasileira encerrou os Jogos Parapan-Americanos de Jovens na primeira colocação do quadro de medalhas, com 99 pódios, sendo 60 ouros, 29 pratas e 10 bronzes. A segunda melhor campanha ficou com a Colômbia, que teve atletas medalhados em 115 oportunidades – com 51 ouros, 30 pratas e 34 bronzes, seguida pelo México, que somou 98 medalhas — 36 de ouro, 31 de prata e 31 de bronze.


Histórico

Na última edição, realizada em 2023, em Bogotá (COL), o Brasil terminou a competição com 52 medalhas (30 ouros, 13 pratas e nove bronzes) e foi campeão em nove das dez modalidades que disputou. A CBDV brilhou na capital colombiana com o título do futebol de cegos na final contra a Argentina, o ouro com os rapazes e o bronze com as garotas do goalball, e os ouros com os cinco judocas que defenderam o país.


Antes, em 2017, na única edição sediada no Brasil, o país liderou o quadro de medalhas. Foram 139 pódios no total: 66 ouros, 41 pratas e 32 de bronzes. O Brasil não participou apenas da primeira edição, sediada em Barquisimeto, na Venezuela, em 2005. A estreia do país veio quatro anos depois, em Bogotá, na Colômbia, onde foram conquistadas 134 medalhas (78 de ouro, 39 de prata e 17 de bronze). Em 2013, em Buenos Aires (Argentina), o país foi campeão com 209 pódios (102 ouros, 65 pratas e 42 bronzes).


Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


COMUNICAÇÃO CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo