Brasil abre Campeonato das Américas de goalball nesta sexta, às 8h30
Seleção feminina faz a corrente após o treino: cada um estende a mão sobre a do outro, com o braço esticado. Seis atletas e cinco integrantes da comissão técnica estão na roda.

Brasil abre Campeonato das Américas de goalball nesta sexta, às 8h30

por Comunicação CBDV publicado 2022/02/17 20:04:00 GMT-3, Última modificação 2022-02-18T07:52:28-03:00
Confira relação de participantes, onde assistir aos jogos e tudo sobre o torneio

17/02/2022

A bola azul vai quicar a partir desta sexta-feira (18), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, palco do Campeonato das Américas de goalball. E caberá aos donos da casa abrirem a competição: pela categoria masculina, o Brasil encara a Colômbia, às 8h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo YouTube da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais).

"Nossa expectativa é de conseguir fazer uma boa competição e buscar a medalha de ouro, sabendo que estamos no começo do ciclo e logo mais teremos o Mundial, que é a principal competição do ano. Então, o Campeonato das Américas serve como preparação", diz o ala Emerson, de 23 anos. Os rapazes voltam à quadra mais tarde para enfrentar o Chile, às 18h30, também com transmissão pelo YouTube.

A competição valerá vaga para o Mundial da modalidade, marcado para junho, na China. A Seleção Brasileira masculina, campeã paralímpica em Tóquio e atual bicampeã mundial, já está classificada. A feminina, quarta colocada na capital japonesa, precisa chegar à decisão do Campeonato das Américas para garantir a sua vaga. No entanto, caso os EUA sejam um dos times finalistas, a terceira colocação bastará às brasileiras, pois as norte-americanas já possuem vaga no Mundial.

"Estamos muito empolgadas com a competição, todas com o mesmo objetivo de conquistar a vaga para o Mundial e, com a medalha de ouro no peito, fazermos história", afirma a ala/pivô Moniza, de 23 anos. As meninas também jogam duas vezes no primeiro dia de evento: às 9h30, encaram a Venezuela e, às 15h30, a Colômbia. Esses dois confrontos serão transmitidos ao vivo pelo YouTube e Facebook do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

CLIQUE AQUI e confira a TABELA DE JOGOS do torneio.

Mais sobre esta edição

O torneio, que seria originalmente realizado em 2021, chega à sua quarta edição, sendo a terceira sediada em São Paulo (2005, 2017 e 2022). Em 2013, ele foi disputado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já a masculina tem, além do título de 2017, o terceiro lugar em 2013 e a quarta colocação em 2005.

A chave feminina contará com 12 seleções: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Venezuela. A Costa Rica acabou desclassificada de última hora por inelegibilidade de atletas, mas seguirá na tabela. Porém, os jogos envolvendo as costarriquenhas não contarão para a classificação do campeonato. Já a chave masculina reunirá estas mesmas equipes além de Porto Rico, totalizando 13 participantes. Confira a divisão por grupos:

Masculino

Grupo A: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Nicarágua, Peru e Venezuela.

Grupo B: Canadá, Costa Rica, EUA, Guatemala, México e Porto Rico.

Feminino

Grupo C: Brasil, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Venezuela.

Grupo D: Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, EUA e Nicarágua.

As equipes jogam entre si dentro dos grupos, tanto no masculino quanto no feminino. As oito melhores de cada categoria avançam às quartas de final Ganhadores disputam semifinais para saber quem seguirá na disputa pelo ouro e bronze.

CLIQUE AQUI para acessar a RELAÇÃO DE INSCRITOS por cada país.

Transmissão

Os jogos serão disputados em dois espaços simultaneamente, a arena multiuso e a própria quadra da modalidade localizada no CT. A CBDV contará com estrutura de transmissão apenas na arena, razão pela qual nem todos os duelos poderão ser exibidos. Como já foi dito, o CPB também cobrirá alguns confrontos. A partir das semifinais, o SporTV mostrará as partidas tanto do feminino quanto do masculino.

No YouTube da CBDV, a transmissão ficará aberta em todas as partidas da arena multiuso. As principais terão narração de Rafael Esgrilis, repórter e locutor esportivo com passagens pelas Rádios Globo, Bandeirantes, Bradesco Esportes e, atualmente, na Tropical FM. Os comentários ficarão a cargo de integrantes das comissões técnicas da Seleção Brasileira, que se revezarão ao longo das jornadas.

Confira quais jogos terão transmissão com narração e comentários no YouTube da CBDV:

Sexta-feira (18): LINK DA TRANSMISSÃO

08:30   Brasil x Colômbia (M)

09:30   Brasil x Venezuela (F)

12:30   Argentina x Chile (M)

15:30   Colômbia x Brasil (F)

17:30   Venezuela x Guatemala (F)

18:30   Chile x Brasil (M)

Sábado (19): LINK DA TRANSMISSÃO

09:30   EUA x Guatemala (M)

13:30   Canadá x Porto Rico (M)

14:30   Nicarágua x Canadá (F)

17:30   Venezuela x Brasil (M)

18:30   EUA x Nicarágua (F)

Domingo (20): LINK DA TRANSMISSÃO

10:30   EUA x Canadá (F)

12:30   Brasil x Peru (M)

13:30   Guatemala x Colômbia (F)

16:30   EUA x Canadá (M)

17:30   Peru x Argentina (M)

18:30   Argentina x Canadá (F)

Segunda-feira (21): LINK DA TRANSMISSÃO

08:30   Quartas de final: A1 x B4 (M)

10:30   Quartas de final: A3 x B2 (M)

11:30   Quartas de final: C4 x D1 (F)

15:00   Semifinal: Ganhador QF1 x Ganhador QF3 (M)*

17:00   Semifinal: Ganhador QF1 x Ganhador QF3 (F)*

Terça-feira (22)

08:30   Bronze feminino*

09:40   Bronze masculino*

10:50   Ouro feminino*

12:00   Ouro masculino*

* As duas semifinais e as disputas por bronze e ouro ainda estão sujeitas a confirmação.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.