Brasil briga por ouro no fut5 e goalball masculino; meninas buscam o bronze

Brasil briga por ouro no fut5 e goalball masculino; meninas buscam o bronze

por Comunicação CBDV — publicado 2021/09/02 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2022-01-20T15:15:17-03:00
Vitória desperdiçada nos segundos finais no goalball feminino impede maratona 100% perfeita de semifinais

Por Comunicação CBDV
02/09/2021
São Paulo/SP

As Seleções Brasileiras de futebol de 5 e goalball foram para a luta na manhã desta quinta (2), quando disputaram as semifinais de seus torneios nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. E o desfecho só não foi 100% perfeito porque as meninas do goalball acabaram superadas pelos EUA. Agora, brigarão pelo bronze. Já os rapazes bateram a Lituânia e buscarão o ouro na categoria masculina, assim como os tetracampeões do fut5, que ganharam do Marrocos e encontrarão a Argentina na decisão.

Quem entrou em quadra primeiro foi a Seleção masculina de goalball. A segunda partida contra os lituanos nessa edição – na estreia, venceram facilmente por 11 a 2 –, não foi tão desequilibrada quanto a primeira, mas os brasileiros comandaram o jogo o tempo todo e não deixaram os europeus se empolgarem após abrirem o marcador logo em seu primeiro arremesso, com Pavliukianec. Com seis gols de Parazinho, destaque do time, o Brasil fez 9 a 5.

Na final, nesta sexta-feira, às 7h30 (de Brasília), o adversário será a China, que surpreendeu após uma campanha apenas modesta na primeira fase e goleou os Estados Unidos por 8 a 1. Na edição anterior, o Brasil eliminou os chineses, campeões paralímpicos de 2008, nas quartas de final.

"Foi um jogo difícil contra a Lituânia, mas conseguimos suportar as bolas que eles bateram contra a nossa defesa. Amanhã, vamos entrar com humildade e respeito contra os chineses, que são muito bons, e buscar nosso objetivo", falou Parazinho. O goalball brasileiro tem uma prata (Londres 2012) e um bronze (Rio 2016).

Em seguida, as meninas dominaram praticamente todo o duelo diante das norte-americanas, com uma defesa sólida e dois arremessos certeiros da ala Jéssica que levaram o jogo para o intervalo com o 2 a 0 a favor. Na etapa final, veio o castigo. Amanda Dennis vingou sua seleção da derrota para o Brasil no Parapan de Lima em cenário bem semelhante: encontrou um gol a 17 segundos do apito final que empatou a disputa e a levou à prorrogação. Sem alteração no placar no tempo extra, as adversárias ganharam nos pênaltis: 3 a 2.

"Sabíamos que o jogo seria muito intenso e fomos aos limites de todas as ações que um jogo de goalball permite. E nas cobranças de penalidades, que trabalhamos muito nos treinos, elas foram mais eficientes. Agora é preparar bem as meninas porque amanhã tem uma medalha em jogo e vamos buscar esse bronze para o goalball brasileiro", falou o técnico Dailton Nascimento.

As rivais na batalha pelo bronze serão o Japão, com quem as brasileiras empataram (4 a 4) na primeira fase. O jogo começa às 1h15 (de Brasília) desta sexta.

#Acessibilidade: Gaby está centralizada na foto ao lado de Jéssica, que segura a bola com as duas mãos. Elas vestem camisetas amarelas com detalhes em verde. Foto: Rogério Capela/ CPB.

Chuva e vaga sofrida

A Seleção do Marrocos está longe de ter tradição no futebol de 5, mas entrou em campo disposta a estragar a festa dos melhores do mundo. E contou com uma ajuda e tanto: a chuva que desabou sobre o Aomi Urban Sports Park acabou prejudicando o jogo técnico do Brasil e igualou o confronto.

Com dificuldades em controlar a bola escorregadia, os tetracampeões paralímpicos ainda enfrentaram uma marcação pesada. O gol, que saiu no segundo tempo, acabou descontando bastante da sorte que o rival teve com as condições climáticas. Jefinho invadiu a área rival pelo meio e quando já perdia o controle da bola, o fixo Berka vinha na corrida e a chutou sem querer contra a própria meta. O goleiro Samir Bara nada pôde fazer, a não ser se lamentar enquanto os brasileiros festejavam: 1 a 0.

A quinta disputa seguida pelo ouro será contra a Argentina, mais tradicional oponente na modalidade e contra quem o Brasil possui amplo retrospecto a favor: em 20 finais entre as duas seleções até hoje, venceu 17, incluindo a da última Copa do Mundo, em 2018, na Espanha. O novo embate está marcado para sábado, às 5h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo da Globo.

#Acessibilidade: Tiago Paraná e Cássio recebem Jefinho, Nonato e o chamador Júnior para comemorarem o gol. Chove bastante e os atletas usam camisetas azuis com detalhes em verde, calções brancos e meiões azuis. Foto: Alê Cabral/ CPB.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo