Brasil para na Argentina e joga neste sábado pelo bronze na Copa do Mundo da Índia
Quatro jogadoras aparecem em destaque: duas com uniforme amarelo e azul (Brasil), Tamiris e Eliane, e duas com uniforme branco e azul (Argentina). Todas as atletas estão usando vendas nos olhos e joelheiras, e estão próximas ao gol, em uma disputa pela bola. Ao fundo, a goleira Lígia. O campo é de grama sintética. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Brasil para na Argentina e joga neste sábado pelo bronze na Copa do Mundo da Índia

por Comunicação CBDV publicado 2025/10/10 15:19:44 GMT-3, Última modificação 2025-10-10T15:19:44-03:00
Seleção Brasileira de futebol de cegas cai para atuais campeãs na semi e tenta, em sua primeira participação, pegar inédita medalha

10/10/2025
Kochi/IND


Seleção Brasileira de futebol de cegas perdeu nesta sexta-feira (10) por 1 a 0 para a Argentina, em partida válida pela semifinal da Copa do Mundo, que vem sendo disputada em Kochi, na Índia. Em sua primeira participação na história, a equipe buscará, agora, um pódio inédito. Neste sábado, a partir das 7h (de Brasília), as brasileiras encaram o Japão no duelo valendo a medalha de bronze. A grande decisão, às 9h30, reunirá as argentinas, campeãs da única edição realizada até hoje, em 2023, na Inglaterra, diante justamente das inglesas, que passaram pelas japonesas nos pênaltis (1 a 0) após o empate sem gols no tempo normal.


"Eu tô muito orgulhosa do time que a gente construiu, muito feliz mesmo. Foi um jogo difícil, mas a gente mostrou que não é fraca e que viemos para brigar por uma medalha. E, graças a Deus, amanhã a gente vai disputar essa medalha e levá-la para o Brasil. A gente veio aqui para mostrar que o Brasil tem o futebol no pé", prometeu a camisa 10 Tamiris, de 32 anos. "Vamos buscar o apoio nas meninas, deixar que nenhuma abaixe a cabeça e seguir em frente. Vem medalha!", garantiu a ala Eri Moura, de 23.

 


Após o apito final no campo do United Sports Centre, palco do Mundial, o clima entre as brasileiras era de comemoração. Afinal, a Seleção Brasileira foi criada apenas este ano, fruto de um projeto implementado pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) para fomentar a modalidade, que já é potência no masculino, entre as mulheres. Do outro lado, as "murciélagas" ("morcegas", em espanhol, apelido das argentinas) são um dos times há mais tempo em atividade na modalidade entre as mulheres. Mesmo assim, o duelo não foi fácil para as adversárias, que só encontraram o gol da vitória a pouco mais de seis minutos do fim do jogo, em chute forte de Agustina Medina.


"Eu sabia que o Brasil viria com um time forte, apesar do pouco tempo em que jogam juntas. O futebol de cegos é muito forte no país, então, naturalmente, haveria meninas capazes de representar bem a equipe. Obviamente, ainda falta muito trabalho no aspecto técnico, mas são muito aguerridas, muito fortes e nos criaram muitas dificuldades. O Brasil está no caminho certo e tenho certeza de que, mais adiante, será ainda mais difícil de jogar contra elas", analisou o técnico argentino, Gonzalo Abbas.

 

177A0182.JPG
Gonzalo Abbas aparece ao lado de jogadora de seu time cumprimentando atletas brasileiras após o apito final.



A primeira derrota oficial da Seleção de futebol de cegas na história encerrou a invencibilidade da equipe na competição. Para alcançar as semifinais, o Brasil teve de vencer as donas da casa por 1 a 0 no jogo que marcou a abertura oficial da competição. Depois, vieram dois empates: 1 a 1 com a Inglaterra e o 0 a 0 diante da Polônia. Com cinco pontos, as brasileiras ficaram na segunda colocação do Grupo A, atrás da Inglaterra, que somou sete. No Grupo B, a Argentina venceu seus três confrontos – 5 a 0 no Canadá, 1 a 0 na Turquia e 1 a 0 no Japão – e fez nove pontos, seguido das japonesas.


Além dos jogos valendo medalhas amanhã, a Copa do Mundo teve nesta sexta os confrontos pelos sétimo e quinto lugares: as indianas ficaram na quinta colocação ao derrotarem a Turquia por 1 a 0. Já a Polônia levou a melhor sobre o Canadá nos pênaltis (2 a 1) e terminou com a sétima posição. Confira a tabela com todos os resultados até aqui:

 

COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE CEGAS - KOCHI 2025
JOGO HORÁRIO       GRUPO
Domingo, 5 de outubro
Jogo 01   ÍNDIA 0 X 1 BRASIL A
Segunda-feira, 6 de outubro
Jogo 02   INGLATERRA 2 X 0 POLÔNIA A
Jogo 03   JAPÃO 1 X 0 TURQUIA B
Jogo 04   ARGENTINA 5 X 0 CANADÁ B
Terça-feira, 7 de outubro
Jogo 05   BRASIL 1 X 1 INGLATERRA A
Jogo 06   CANADÁ 0 X 5 JAPÃO B
Jogo 07   ARGENTINA 1 X 0 TURQUIA B
Jogo 08   ÍNDIA 2 X 0 POLÔNIA A
Quarta-feira, 8 de outubro
Jogo 09   JAPÃO 0 X 1 ARGENTINA B
Jogo 10   CANADÁ 0 X 1 TURQUIA B
Jogo 11   BRASIL 0 X 0 POLÔNIA A
Jogo 12   INGLATERRA 2 X 1 ÍNDIA A
JOGO HORÁRIO           FASE
Sexta-feira, 10 de outubro
Jogo 13   ÍNDIA 1 X 0 TURQUIA 5º lugar
Jogo 14   POLÔNIA 0 (2) X (1) 0 CANADÁ 7º lugar
Jogo 15   INGLATERRA 0 (1) X (0) 0 JAPÃO Semi 1
Jogo 16   ARGENTINA 1 X 0 BRASIL Semi 2
Sábado, 11 de outubro
Jogo 17 07:00 JAPÃO   X   BRASIL Bronze
Jogo 18 09:30 INGLATERRA   X   ARGENTINA Final

 

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.

 

Apoio

A participação da delegação brasileira na Copa do Mundo da Índia tem o apoio do Ministério do Esporte do Governo Federal.


COMUNICAÇÃO CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo