CBDV integra comitê que analisa vacinação de pessoas com deficiência

CBDV integra comitê que analisa vacinação de pessoas com deficiência

por Comunicação CBDV — publicado 2021/02/26 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2021-02-26T00:00:00-03:00
Órgão vai acompanhar Plano Nacional contra a Covid-19; população com deficiência integra grupos prioritários

Por Comunicação CBDV
26/02/2021
São Paulo/SP

O governo federal, que recentemente incluiu a população com deficiência nos grupos prioritários do Plano Nacional de vacinação contra a Covid-19, criou um comitê que servirá para acompanhar a implementação dessa medida e terá a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), representada na figura do professor Carlos Eduardo Ferrari, como integrante.

Membro do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Ferrari vai se reunir quinzenalmente com outros três representantes da sociedade civil. São eles: Antonio Carlos Sestaro (Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down); Décio Gomes Santiago (Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos); e Maria do Carmo Tourinho Ribeiro (Associação Brasileira de Autismo). Complementa o comitê, como integrante governamental, Ana Kathya Silva Henriques, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

"É uma comissão que nasce no âmbito do Conade acompanhando o Plano Nacional: eventuais descumprimentos, recebimento de denúncias, intervenção junto a outros ministérios, diálogo com instâncias estaduais e municipais para ajustes de acordo com cada realidade e difusão da ideia da pessoa com deficiência como grupo prioritário", elenca Ferrari.

Na atualização do plano de imunização contra o novo coronavírus, feita no último dia 19, foram incluídas 6.472 pessoas com deficiência que vivem em instituições e 7.749.058 indivíduos com deficiências permanentes, elencados desta forma pelo governo no documento:

- limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas;
- indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir (se utiliza aparelho auditivo esta avaliação deverá ser feita em uso do aparelho);
- indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar (se utiliza óculos ou lentes de contato esta avaliação deverá ser feita com o uso dos óculos ou lente);
- indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

Ainda não há datas definidas para o início da vacinação de tais grupos. CLIQUE AQUI para acessar o PDF do texto publicado no Diário Oficial da União que instituiu o comitê.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo