Com estreias no goalball feminino, Seleções abrem fase de treinos no CT

Com estreias no goalball feminino, Seleções abrem fase de treinos no CT

por Comunicação CBDV — publicado 2021/12/06 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2022-01-19T11:15:27-03:00
Equipes de futebol de 5 e goalball se reúnem para semana de avaliações em São Paulo

Por Comunicação CBDV
06/12/2021
São Paulo/SP

As Seleções Brasileiras de futebol de 5 e goalball (feminina e masculina) abrem nesta segunda (6) a última fase de treinamentos da temporada. Mais de 30 atletas estão reunidos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para avaliações físicas e técnicas que servirão como base para o trabalho da temporada 2022. A principal novidade é a estreia da comissão do time feminino de goalball capitaneada pelo treinador Jônatas Castro.

Ex-auxiliar técnico de Dailton Nascimento, que deixou o cargo após a campanha nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Jônatas assume com o desafio de preparar as mulheres para o Campeonato das Américas, que será disputado em fevereiro, na capital paulista, e valerá vaga ao Mundial da modalidade, marcado para junho, na China.

"Já vamos tentar implantar novos modelos táticos. Assistimos algumas vezes aos jogos das Paralimpíadas, do Europeu, e estamos analisando para inovar em esquemas táticos que possam ser eficientes para barrar a evolução que essas equipes tiveram também. Acho que este será o principal desafio dessa primeira fase. Tecnicamente, vamos dar continuidade ao processo de melhoramento constante visando minimizar a quantidade de erros durante a partida", explica o novo comandante.

Ele convocou nove atletas, dentre elas, algumas que se destacaram no último Brasileiro, realizado no mês passado. "Não há muito tempo até o Campeonato das Américas, então, precisamos ter ciência de que não dá para explorar tudo o que pretendemos treinar a partir de agora. A ideia é buscar a vaga no Mundial para, aí sim, executar tudo o que pretendemos. Não será uma revolução de métodos, mas uma evolução a partir do que o goalball internacional tem apresentado", diz Jônatas.

Bicampeão mundial e medalhista de ouro em Tóquio, o time masculino também se prepara de olho no torneio sul-americano. Dez jogadores integram a lista do técnico Alessandro Tosim.

Já os rapazes do futebol de 5 têm como maior meta para a próxima temporada a Copa América, agendada para outubro, em Buenos Aires. Os brasileiros são os atuais campeões e donos de seis das nove taças disputadas até hoje.

As Seleções permanecerão no CT até o próximo fim de semana.

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo