
Com show de Gabriel, Brasil bate o Chile na estreia da Copa Azteca
15/09/2025
São Paulo/SP
O ala Gabriel Penedo foi o nome do jogo da Seleção Brasileira sub-20 de futebol de cegos em sua estreia, nesta segunda-feira (15), na Copa Internacional Azteca 2025, competição que reúne outras cinco equipes, além do Brasil, em San Luís Potosí, no México. Campeão brasileiro com a AGAFUC (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) na última sexta, o jogador de 21 anos marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Chile, em duelo realizado no Centro de Desenvolvimento Comunitário Simón Díaz.
Logo no inicio do confronto, ele abriu o marcador fazendo fila na defesa chilena e batendo de bico, rasteiro, no canto do goleiro Matías Gonzalez. Os adversários conseguiram igualar o placar depois de falha de comunicação da defesa brasileira, que entregou a bola nos pés do habilidoso Victor Silva, figura presente nas competições organizadas pela CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais). Na etapa final, Gabriel cortou para dentro e, de muito longe, soltou uma bomba que morreu no ângulo esquerdo do gol chileno.
"Estreia sempre é um jogo em que ficamos mais ansiosos, e é importante começar com o pé direito. Tivemos erros que não podemos voltar a cometer no restante da competição, mas o mais importante foi a vitória. Nosso grupo está unido e bem focado para buscar a melhor colocação nessa competição", falou o craque da partida.
Depois, foi a vez do outro Gabriel do time garantir a vitória. Com o Brasil estourado no limite de faltas, o Chile teve dois tiros livres da marca dos oito metros para tentar empatar. Na primeira chance, o goleiro Lucas Gabriel saltou para espalmar para fora a cobrança de Victor Silva. Na segunda, já perto do apito final, ele viu o chute de Benjamin bater na trave e sair.

O Brasil volta a campo nesta terça, às 19h (de Brasília), diante dos EUA, com transmissão ao vivo pelo Facebook.
Sobre a Copa Azteca
Fora o Brasil, a competição reúne Chile, EUA, os times adulto e juvenil do México, além do Peru. Todos jogam contra todos, e os dois que mais pontuarem farão a grande final, no sábado (20). O time brasileiro está representado por nove atletas – seriam dez, mas o ala Anael, da APADV, foi cortado por lesão.
A Copa Azteca servirá de preparação para a Seleção Brasileira defender seu título nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que serão realizados em Santiago, no Chile, entre os dias 28 de outubro e 9 de novembro. Na última edição, disputada em 2023, em Bogotá, os brasileiros bateram a Argentina por 1 a 0 na final e ficaram com o ouro.
Confira a tabela com os resultados até o momento:
COPA INTERNACIONAL AZTECA 2025 | |||||||
JOGO | HORÁRIO | FASE | |||||
Segunda-feira, 15 de setembro | |||||||
Jogo 01 | BRASIL | 2 | X | 1 | CHILE | Única | |
Jogo 02 | 19:00 | MÉXICO (sub-20) | 0 | X | 3 | PERU | Única |
Jogo 03 | 22:00 | MÉXICO | 3 | X | 1 | EUA | Única |
Terça-feira, 16 de setembro | |||||||
Jogo 04 | 16:00 | CHILE | X | MÉXICO (sub-20) | Única | ||
Jogo 05 | 19:00 | EUA | X | BRASIL | Única | ||
Jogo 06 | 22:00 | MÉXICO | X | PERU | Única | ||
Quarta-feira, 17 de setembro | |||||||
Jogo 07 | 16:00 | PERU | X | BRASIL | Única | ||
Jogo 08 | 19:00 | EUA | X | CHILE | Única | ||
Jogo 09 | 22:00 | MÉXICO (sub-20) | X | MÉXICO | Única | ||
Quinta-feira, 18 de setembro | |||||||
Jogo 10 | 16:00 | MÉXICO | X | CHILE | Única | ||
Jogo 11 | 19:00 | PERU | X | EUA | Única | ||
Jogo 12 | 22:00 | BRASIL | X | MÉXICO (sub-20) | Única | ||
Sexta-feira, 19 de setembro | |||||||
Jogo 13 | 16:00 | PERU | X | CHILE | Única | ||
Jogo 14 | 19:00 | MÉXICO (sub-20) | X | EUA | Única | ||
Jogo 15 | 22:00 | BRASIL | X | MÉXICO | Única | ||
Sábado, 20 de setembro | |||||||
Jogo 16 | 15:30 | 6º | X | 5º | 5º lugar | ||
Jogo 17 | 18:30 | 4º | X | 3º | Bronze | ||
Jogo 18 | 21:30 | 2º | X | 1º | Final |
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)