COMUNICADO: Coronavírus faz Japão cancelar evento de judô em Tóquio

por Comunicação CBDV — publicado 2020/02/27 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2020-02-27T00:00:00-03:00
Federação decide se precaver por conta do surto no país asiático; seleção brasileira viajaria com nove pessoas

27/02/2020

A Federação Japonesa de Judô para Deficientes Visuais decidiu cancelar o Tokyo International Judo Championship, evento que seria realizado de 6 a 17 de março na sede dos próximos Jogos Paralímpicos, marcados para agosto, na capital japonesa. O motivo é o surto do novo coronavírus.

A seleção brasileira seria representada por noves pessoas, sendo seis atletas da equipe feminina e três membros da comissão técnica.

"A velocidade de infecção do novo coronavírus no Japão e em todo o mundo é muito mais rápida do que o esperado. Gostaríamos de evitar possíveis riscos de infecção para qualquer pessoa que participe de competições", informou o Comitê Organizador do evento.

O número de casos confirmados no Japão aumentou de 170 para 186. O governo local anunciou inclusive o fechamento de todas as escolas para evitar a proliferação do vírus. Até a última quarta-feira (26), de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 44 países haviam registrado infecções ao redor do mundo.

Demais eventos no Japão

Outras duas seleções da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) têm compromissos marcados para a capital japonesa em março, e aguardam as autoridades locais se pronunciarem. A seleção brasileira de futebol de 5 disputaria o 2020 IBSA Grand Prix, dos dias 13 ao 21, e a de goalball masculino participaria de um camping de treinamento de 16 a 23. A tendência é que ambos os eventos também sejam cancelados.