Comunicado oficial: canceladas as competições do segundo semestre

por Comunicação CBDV — publicado 2020/09/09 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2020-09-09T00:00:00-03:00
CT Paralímpico ainda não tem previsão para sediar eventos; oito torneios não serão realizados devido à pandemia

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) informa que todo o seu calendário previsto para o segundo semestre está oficialmente cancelado por questões de segurança. No momento em que o mundo ainda realiza testes para que se encontre uma vacina eficaz contra o novo coronavírus (Covid-19), não há condições de se realizar um evento esportivo sem que se coloque em risco a saúde dos envolvidos.

Com isso, oito competições programadas a partir deste mês – a Série B da Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 estava inicialmente marcada para começar em 14 de setembro – não poderão mais ser realizadas. Além da Segunda Divisão do fut5, também foram canceladas:

Copa Máster de Futebol de 5
Copa Brasil de Futebol B2/B3
Copa Loterias Caixa de Goalball - Série B
Copa Loterias Caixa de Goalball - Série A
Grand Prix de Judô Paralímpico
Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 - Série A
Copa Brasil de Powerlifting

"A CBDV deixou claro, desde o início da pandemia, que o foco era zelar pela saúde dos membros do movimento. Seguiremos seguindo orientações do Ministério da Saúde junto com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Lamentamos o fato de, passados quase seis meses, ainda vivermos diariamente essa tragédia que vitimou mais de 127 mil brasileiros", afirma José Antônio Freire, presidente da CBDV.

"Infelizmente, a pandemia restringiu todas as atividades esportivas, inclusive as da CBDV. Contudo, como parceiros, continuamos apoiando a entidade em suas decisões e, posteriormente, na retomada das competições. Estamos torcendo para que isso se dê o mais rápido possível", reforça Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo.

CT fechado

Vale destacar que todos os eventos acima listados estavam previstos para serem realizados nas instalações do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, que permanece com um rígido protocolo de volta aos treinos para apenas três modalidades: atletismo, natação e tênis de mesa.

Durante participação no programa "CBDV Ao Vivo" do último dia 20 de agosto, o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alberto Martins, deixou claro que outros esportes, como o futebol de 5, o goalball e o judô, seguem sem previsão de retorno ao local (CLIQUE AQUI para acompanhar a entrevista na íntegra).

#Acessibilidade: foto da arquibancada e pista de atletismo do CT vazias; local ainda não receberá eventos. Foto: Ale Cabral/CPB.

Bolsa Atleta

O governo federal anunciou em 5 de agosto que o próximo edital do Bolsa Atleta aceitará, para efeitos de elegibilidade ao patrocínio, os resultados esportivos de 2019 e de 2020. Valerá para o ingresso no programa o desempenho mais recente. Dessa maneira, se uma confederação esportiva realizou campeonato em 2019, mas cancelou a realização em 2020, os atletas que encerraram a competição de 2019 em primeiro, segundo e terceiro lugares poderão aderir ao programa.