Comunicado oficial: CBDV apoia o COI pela decisão de adiar Jogos de Tóquio

por Comunicação CBDV — publicado 2020/03/24 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2022-03-10T15:16:50-03:00
Não havia clima nem condições para realizar a maior festa do desporto mundial em meio a uma pademia

Por Comunicação CBDV
24/03/2020
São Paulo/SP

A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), representada pela figura do seu presidente, José Antônio Ferreira Freire, vem por meio deste comunicado parabenizar o Comitê Olímpico Internacional e o governo japonês pela decisão sensata de adiar os Jogos de Tóquio em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Temos total ciência do árduo trabalho desenvolvido pelo COI juntamente com o Comitê Organizador Local para que o ciclo fosse concluído dentro da data prevista. E reconhecemos o esforço de todos os envolvidos nesse objetivo. Porém, um novo cenário surgiu nos últimos meses e vem mobilizando nosso planeta.

Nossa preocupação maior, desde o início da crise, tem sido com a saúde de atletas, treinadores e demais envolvidos no movimento. Não à toa e sempre de acordo com as normas do Ministério da Saúde, cancelamos todo o calendário de eventos previstos para o primeiro semestre de 2020, incluindo competições nacionais e internacionais e fases de treinamento de nossas seleções de judô, goalball e futebol de 5.

Do ponto de vista esportivo, acreditamos que seria inviável a realização de uma competição em seu mais alto nível técnico, sendo que atletas do mundo todo não podem sequer manter suas rotinas de treinos. Mas a questão principal é de caráter humanitário. Como imaginar que até o dia 24 de julho, data inicialmente prevista para o início dos Jogos, o planeta teria voltado ao normal a ponto de celebrar a reunião de alguns dos maiores nomes do esporte olímpico e paralímpico em torno da chama de Tóquio?

A CBDV permanecerá atenta aos desdobramentos da crise para seguir defendendo e orientando nossa comunidade. Não podemos baixar a guarda nem desanimar. Primeiro, vamos vencer o vírus. Depois, retomar o planejamento para Tóquio com ainda mais vontade.

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)