Cursos de atualização reforçam foco da CBDV no fomento do paradesporto

Cursos de atualização reforçam foco da CBDV no fomento do paradesporto

por Comunicação CBDV — publicado 2020/11/16 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2020-11-16T00:00:00-03:00
Encontros virtuais com comissões técnicas do futebol de 5, goalball e judô reuniram 90 participantes em três dias

Por Comunicação CBDV
16/11/2020
São Paulo/SP

Com a realização do Curso de Atualização de Judô Paralímpico, no último sábado (14), a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) encerrou mais um ciclo de capacitação bem-sucedido. Ao todo, foram 90 participantes nos três módulos – além do judô, também rolaram encontros para profissionais do futebol de 5 e do goalball.

A ação foi uma parceria da CBDV com o programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e teve certificação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os encontros, 100% gratuitos, aconteceram remotamente via plataforma Zoom. Membros das comissões técnicas das Seleções Brasileiras das três modalidades ministraram as palestras e puderam transmitir suas experiências no alto rendimento.

"Um dos objetivos da CBDV, enquanto entidade, é pensar no fomento das modalidades. Isto é crucial. A partir do momento em que começamos a capacitar mais profissionais, isso mostra que a modalidade está em desenvolvimento pleno no país", afirma Alessandro Tosim, treinador do time masculino brasileiro de goalball.

O curso da única modalidade "raiz" do paradesporto, ou seja, que não foi adaptada de nenhum esporte convencional, acabou sendo o mais procurado e contou com 42 participantes. "O que falta no esporte, mundialmente falando, é esse conhecimento não formal, essa possibilidade dos cursos. Poucas Confederações estão organizando isso, o que mostra que as modalidades da CBDV não são tops no mundo à toa", conclui Tosim.

Gerente Técnico e de Eventos da Confederação, Felipe Menescal ficou satisfeito com a aceitação e o feedback recebidos dos participantes: "A ideia é implantar mais cursos como estes nos próximos anos", prevê.

Vale lembrar que o curso EAD "Fundamentos Básicos do Esporte Paralímpico", promovido pelo Comitê e um dos pré-requisitos para esta capacitação oferecida pela CBDV, está disponível por meio deste link: https://impulsiona.org.br/esporte-paralimpico/


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]

+ 55 11 98769 1371
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo