Da dúvida à certeza: Braian Araújo vive a emoção da primeira convocação para a Seleção Brasileira
Um jogador de goalball, vendado e vestindo roupa preta, arremessa uma bola azul numa quadra; ao fundo há a rede e painéis do Comitê Paralímpico Brasileiro. Crédito: Sofia Brito/CBDV

Da dúvida à certeza: Braian Araújo vive a emoção da primeira convocação para a Seleção Brasileira

por Comunicação CBDV publicado 2026/02/03 16:36:48 GMT-3, Última modificação 2026-02-03T16:36:48-03:00
Seleção inicia ciclo de preparação para o Mundial na primeira Fase de Treinamento de 2026

03/02/2026
São Paulo/SP


A primeira convocação para a Seleção Brasileira profissional é um momento que marca qualquer atleta e, para Braian Araújo, não foi diferente. O jogador foi convocado pela primeira vez para integrar a equipe principal do goalball nacional, na primeira Fase de Treinamento do calendário da CBDV, dando início a um novo capítulo da sua trajetória esportiva.

Antes de chegar às quadras de goalball, o esporte já fazia parte da vida de Braian de outra forma. O atleta praticava futebol quando, através de um professor, conheceu a modalidade paralímpica. O convite para experimentar algo novo surgiu aos 15 anos e, a partir daquele momento, o goalball passou a ocupar um espaço definitivo em sua vida.


Ao relembrar os momentos mais marcantes da carreira, Braian aponta a convocação para o Mundial de Jovens como um verdadeiro divisor de águas. “A convocação para o Mundial de Jovens foi o momento mais marcante da minha carreira. Eu estava em dúvida se continuaria no futebol ou se seguiria no goalball, e aquela convocação foi decisiva para mim”, destacou o atleta.


Atualmente defendendo o INSEP-SP, Braian integra a nova geração de atletas que vem sendo preparada para dar continuidade à história vitoriosa do Brasil no goalball. A Seleção Brasileira masculina é referência mundial na modalidade e soma quatro medalhas paralímpicas em sua trajetória.
 

Primeira Fase de Treinamento do ano

As seleções de goalball se reuniram no CT Paralimpico, em São Paulo, para a primeira Fase de Treinamento do ano, iniciada com foco total no Campeonato Mundial, que ocorrerá na China, em junho de 2026. Ao todo, 18 atletas, entre feminino e masculino, foram convocados. O ciclo marca o início da preparação da equipe principal para os principais desafios da temporada.

Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.

COMUNICAÇÃO CBDV
Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Sofia Brito
[email protected]
+55 11 99451-2066 (WhatsApp)

Voltar ao topo