Destaques regionais buscam lugar na elite do futebol de 5

Destaques regionais buscam lugar na elite do futebol de 5

por Comunicação CBDV — publicado 2019/10/15 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2019-10-15T00:00:00-03:00
Série B da Copa Loterias Caixa tem início nesta quarta-feira, em São Paulo; confira a ficha técnica dos participantes

Por Comunicação CBDV
15/10/2019
São Paulo/SP

A Copa Loterias Caixa de Futebol de 5 terá início nesta quarta-feira (16), às 9 horas (de Brasília), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com a disputa da Série B. Oito equipes vão brigar por duas vagas na elite da modalidade. E o equilíbrio promete ser grande: praticamente todos os participantes fizeram campanhas de destaque nos regionais desta temporada.

Mesmo a única exceção nesse quesito, a Apace-PB, segundo pior time do Regional Nordeste, tem histórico de respeito: já conquistou quatro títulos nacionais de primeira divisão (2006, 2000, 1999 e 1998) e tenta voltar à elite após promover uma reformulação no elenco.

"A Associação está passando por uma renovação, tem muita gente que saiu, mas estamos com jovens promessas com passagens pela base da seleção brasileira. A expectativa é a melhor possível", explica o técnico Andreonni Farias. O elenco conta com o goleiro Jordan Soares e o ala Lucas Pereira, ambos convocados neste ano para a seleção sub-23 do Brasil. O primeiro esteve no Mundial da categoria, e o segundo foi à Argentina jogar a Tango Cup.

Também do Nordeste, vêm Escema-MA e Adesul-CE. Os maranhenses ficaram na quarta colocação, ao perder a disputa do bronze para a Apadevi-PB, e os cearenses alcançaram as quartas de final da competição local. A Escola de Cegos do Maranhão conta ainda com um goleador: o ala Maciel marcou sete gols no regional, apenas dois a menos que Jardiel, jogador de seleção brasileira e atleta do Cedemac-MA.

Segundo e terceiro colocados, respectivamente, do Regional Centro-Norte, Uniace e ABDV, ambas do Distrito Federal, chegam embaladas pelas excelentes campanhas e reforçadas por atletas estrangeiros. A União dos Atletas Cegos do Distrito Federal trará o paraguaio Hugo Ramirez e o argentino Iván Figueroa para buscar o título.

"As expectativas são de fazer um grande torneio, nos preparamos para isso, sabemos da qualidade das demais equipes, mas acredito no meu elenco e no potencial individual e coletivo da equipe", diz o técnico Fabrício dos Santos.

Por fim, três participantes do último Sul-Sudeste completam o caldeirão da Série B. A Acergs-RS, terceira colocada, aposta nos gols de Leonardo Oliveira (marcou sete no Regional) e nos colombianos Luis Pinilla e Jhon Hernández – este último, atleta da seleção. A Associação Maestro, do Paraná, e o INV, de São Paulo, alcançaram as quartas de final do Regional e também chegam com chances de lutar pelo acesso à divisão principal do futebol de 5 brasileiro.

"Vamos dar uma olhada nos atletas que se destacam nos seus clubes e já fazem ou possam fazer parte da seleção brasileira. É uma competição bastante equilibrada e a cada ano vem se destacando com grandes atletas", destaca Josinaldo Souza, o Bamba, auxiliar técnico da seleção.

Sobre a Copa Loterias Caixa de Futebol de 5

A principal competição de clubes do Brasil chega à sua nona edição desde que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) começou a administrá-la, em 2011. A então Copa Brasil passou a se chamar Copa Loterias Caixa em 2014, quando teve início a parceria com a patrocinadora do evento.

Os oito times estão distribuídos em dois grupos de quatro cada. Todos se enfrentam dentro das chaves em turno único. Os dois melhores de cada grupo se cruzam nas semifinais. Ao longo de cinco dias, serão disputadas 16 partidas. A final está marcada para domingo, às 10h30. Campeão e vice se garantem na Série A de 2020.

Desde que a CBDV passou a organizar o Brasileiro da modalidade, em 2011, a Série B teve oito campeões diferentes.

Confira, ano a ano, quem faturou o título:

2018 – Ismac-MA

2017 – UBC-BA

2016 – Cedemac-MA

2015 – ADVC-RJ

2014 – Asdefipel-RS

2013 – Superar-RJ

2012 – AMC-MT

2011 – Agafuc-RS

Ficha técnica dos participantes da edição de 2019:

UNIÃO DOS ATLETAS CEGOS DO DISTRITO FEDERAL - UNIACE/DF
Fundação: 20/12/2012.
Atletas: Igor; José Henrique; Leandro Moreno; Leonardo Moreno; Hugo Lezcano; Iván Figueroa; Moises Laia; Ivanilson; Walisson; Rayna.
Técnico: Fabrício Gomes dos Santos.

ASSOCIAÇÃO BRASILIENSE DE DEFICIENTES VISUAIS - ABDV/DF
Fundação: 12/10/1982.
Atletas: Yuri; Amaury; Lenilson; Marcelo Mendes; Jeferson; Abraão; Bruno Gomes; Victor Hugo Pavéz; Daniel Iturria.
Técnico: Marcelo Rozemberg Ottoline de Oliveira.

ESCOLA DE CEGOS DO MARANHÃO – ESCEMA/MA
Fundação: 20/09/1967.
Atletas: Thiago; Leonardo Pacheco; Audisio; Valdimar; Maciel; Edileuson; Vinicius Barbosa; Maxwell; Salatiel; Reginaldo.
Técnico: Gustavo Rachid Mesquita Sauáia.

ASSOCIAÇÃO D´EFICIÊNCIA SUPERANDO LIMITES – ADESUL/CE
Fundação: 04/08/2015.
Atletas: João Paulo; Victor Hugo; Antônio Carlos; Antonio Alan; Antonio Morais; Erenildo; Maycom; Michael Douglas; Pedro Tibério; Victor Soares.
Técnico: David Xavier dos Santos.

ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DE CEGOS – APACE/PB
Fundação: 25/11/1984.
Atletas: Jordan; João Paulo; Jesus Ángel; Wilson; Romerio; Osvaldo; Severino da Silva; Alex Junior; Lucas Caetano; Juan Ignacio Oviedo.
Técnico: Andreonni Fabrizius Farias do Rego.

ASSOCIAÇÃO DOS CEGOS DO RIO GRANDE DO SUL - ACERGS/RS
Fundação: 20/10/1967.
Atletas: Christian; Deivide; Carlos Remus; Altair; Marcos Braga; Edson; Luis Pinilla; Jhon Hernandez; Luciano; Leonardo Oliveira.
Técnico: André Luis Migliavacca Leal.

ASSOCIAÇÃO MAESTRO ESPORTE CLUBE - MAESTRO/PR
Fundação: 30/08/2017.
Atletas: Oliver; Welton; Emerson; Sandro Damião; Eduardo; Claudinei; Edivan; Jonatas; Jamiro; Nahuel Heredia.
Técnico: Fábio Tadeu da Costa Pinto.

INSTITUTO NOVA VISÃO - INV/SP
Fundação: 30/05/2009.
Atletas: Kessy Jhones; Gadhi; Rawdrey; Wilson; Carlos José; Ronildo; Anthony Michael; Braian Pereyra; Devanir; Rodrigo.
Técnico: Luiz Roberto de Barros Junior.

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]

+ 55 11 98769 1371
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo