É PENTA! Agafuc vence de virada e fatura título brasileiro pela quinta vez

É PENTA! Agafuc vence de virada e fatura título brasileiro pela quinta vez

por Comunicação CBDV — publicado 2021/10/31 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2021-10-31T00:00:00-03:00
Ricardinho brilha na decisão, marca duas vezes e conduz equipe gaúcha à vitória por 3 a 1 sobre a Apace

Por Comunicação CBDV
31/10/2021
São Paulo/SP

A Agafuc (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) é pentacampeã nacional de futebol de 5. Em final disputada na manhã deste domingo (31), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o time de Canoas (RS) derrotou a Apace (Associação Paraibana de Cegos), de virada, por 3 a 1. Foi o quarto título consecutivo dos gaúchos (2021, 2019, 2018 e 2017), que também venceram em 2015.

O destaque da partida acabou sendo o ala Ricardinho, que marcou dois gols. O outro foi marcado por Nonato – Maicon havia aberto o placar para o adversário. "Foi um jogo muito bem jogado, bonito para quem assistiu", disse o camisa 10. A decisão teve transmissão ao vivo do SporTV 2.

Além da conquista, Ricardinho fez questão de destacar o nível técnico da competição: "O Campeonato Brasileiro cresceu muito. Diferentemente do futebol de campo, no futebol de 5, em vez de os craques irem para o exterior, ficam aqui e são os estrangeiros que vêm jogar a competição. É bom para a modalidade. A gente tem de fazer nosso esporte crescer".

Esta edição contou com a participação de dez atletas estrangeiros, incluindo o argentino Coki Padilla, colega de time do craque brasileiro. À frente da comissão técnica nas cinco conquistas, o treinador Rafael Astrada agora só fica atrás de Gerson Coutinho, que venceu sete edições pelo ICB-BA.

"Esses atletas se dedicam bastante, é um trabalho de família e diferenciado. Só tenho a agradecer, sou apenas um condutor de tudo isso", destacou Astrada, que participou de seis finais desde o surgimento da Agafuc, em 2010.

Os gaúchos se igualaram à Adevibel-MG com cinco títulos brasileiros. O maior campeão da história é o Instituto de Cegos da Bahia, com sete. A Apace vem em seguida, com quatro.

Outros destaques

Um pouco mais cedo, o Cedemac, do Maranhão, ficou com o terceiro lugar ao derrotar os paranaenses do Maestro por 1 a 0. O ala Léo Oliveira marcou o gol decisivo a favor do time maranhense, vice-campeão em 2019, 2018 e 2017. O Maestro fez sua estreia na elite após conquistar a Série B da edição anterior.

O ala Jardiel, da Apace, ficou o troféu de artilheiro do campeonato graças aos nove gols marcados. O prêmio de melhor goleiro foi para Abraão, do Cedemac. E o troféu de jogador revelação acabou nas mãos de Anael, da Apadv-SP.

#Acessibilidade: O ala Jardiel posa com o troféu de artilheiro do torneio. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.


O Campeonato Brasileiro - Série A foi o primeiro evento oficial realizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) desde o início da pandemia, em março do ano passado.

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de 5 brasileiro.

+ CLIQUE AQUI para conferir o Boletim Final do torneio.
+ CLIQUE AQUI para acessar a Galeria de Fotos do evento.
+ CLIQUE AQUI para rever as partidas em nosso YouTube.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo