Emerson, da Seleção Brasileira de goalball, concorre ao Atleta da Galera 2024
25/11/2024
São Paulo/SP
O ala/pivô Emerson Ernesto, de 25 anos, medalhista de bronze com a Seleção Brasileira de goalball nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, está concorrendo ao prêmio Atleta da Galera 2024, cujo vencedor será anunciado durante a 13ª edição do Prêmio Paralímpicos, no próximo dia 12 de dezembro, no Tokio Marine Hall, em São Paulo. O Atleta da Galera será eleito (a) por meio de participação popular. A votação é aberta ao público por ESTE LINK. Além de Emerson, concorrem Gabriel Araújo (natação), Raíssa Machado (atletismo), Jerusa Geber (atletismo) e Giovanna Boscolo (atletismo).
O jogador, que possui miopia, nistagmo (movimentos involuntários e repetitivos dos olhos) e degeneração da retina, conheceu a modalidade por meio do irmão que já praticava e se apaixonou ao frequentar um treino. Foi convocado para a Seleção pela primeira vez em 2016. Além do bronze em Paris, Emerson também ganhou o ouro na Paralimpíada de Tóquio 2020 e nos Parapans de Santiago 2023 e Lima 2019, além do título mundial de 2022, em Portugal. Nascido em Campina Grande (PB), atualmente defende o Instituto Athlon-SP, que acaba de ganhar o bronze no Campeonato Brasileiro da modalidade.
"Para mim, é muito mais do que uma conquista pessoal. Esse momento representa elevar o esporte que amo e pratico: o goalball. Para além disso, sou o único atleta da CBDV, bem como único representante das modalidades coletivas entre os concorrentes. Então, fico muito feliz em levar essa bandeira adiante e representar todos esses segmentos", diz o alteta.
Esta é a terceira vez que um atleta da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) concorre ao prêmio popular, criado em 2017 pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro). Até hoje, apenas a judoca Alana Maldonado, em 2019, venceu. No ano passado, a também judoca Brenda Freitas foi uma das cinco participantes.
O Prêmio Paralímpicos é realizado desde 2011, com exceção a 2020 por causa da pandemia de Covid-19. O evento presta homenagem aos melhores do paradesporto nacional na temporada. Este ano, o CPB vai oferecer 35 premiações, incluindo os atletas do ano em 24 modalidades. Os ganhadores foram eleitos por uma comissão interna do Comitê, a partir de uma lista enviada pelas confederações. Além dos troféus individuais para cada modalidade, haverá ainda outras 11 premiações: Aldo Miccolis, Personalidade Paralímpica, Prêmio Caixa, Prêmio Braskem, Memória Paralímpica, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo, Atleta Revelação, Atleta da Galera, Melhor Atleta Masculino e Melhor Atleta Feminino.
No ano passado, Wilians Araújo (judô), Ricardinho (futebol de cegos) e Parazinho (goalball) ganharam em suas modalidades.
Patrocínio
A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.
Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)