Hegemonia e moral para Tóquio: futebol de 5 não está no Peru a passeio

por Comunicação CBDV — publicado 2019/08/20 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2019-08-20T00:00:00-03:00
Única a ter conquistado o ouro até hoje no Parapan, seleção brasileira tenta usar pressão por título a seu favor

Desde que o futebol de 5 entrou na programação dos Jogos Parapan-Americanos, em 2007, a bandeira verde e amarela sempre tremulou acima de todas as demais no pódio. Campeã no Rio, em Guadalajara (2011) e Toronto (2015), a seleção brasileira está concentrada em Lima, no Peru, para buscar sua quarta medalha dourada.

A estreia será neste sábado (24), contra a Colômbia, às 19h30 (horário de Brasília), no Complexo Deportivo Villa María del Triunfo, palco da modalidade na capital peruana.

Além de manter a hegemonia na competição intercontinental, os atuais tricampeões têm em mente outro objetivo: chegar com o moral intacto na Paralimpíada do ano que vem, que será disputada em Tóquio, no Japão.

"A derrota dá insegurança ao atleta, à comissão técnica, então precisamos sempre tentar o título, o que não será diferente no Parapan", garante o técnico Fábio Vasconcelos. "O pensamento que sempre passo a todos eles é que chegamos ao topo, o que é difícil, mas é sempre mais difícil se manter lá. A gente sabe que uma hora vai perder alguns jogos, algum campeonato, isso é normal em competições de alto nível. Então estamos sempre correndo para não perder a hegemonia", emenda.

Perder, na verdade, é um verbo bastante raro em se tratando de Brasil no futebol de 5. Desde a Copa do Mundo de 2006, que teve os anfitriões argentinos campeões, a seleção canarinho papou tudo o que disputou, exceção à Copa América de 2017, quando a Argentina também levou a melhor. Isso significa 27 troféus no período de pouco mais de uma década.

Em Parapans, o histórico mostra 17 partidas disputadas nas três edições, com 15 vitórias, um empate e apenas uma derrota. Os brasileiros marcaram 61 gols e sofreram somente três.

"É uma competição especial. O Brasil vai para sua quarta participação e já tem três ouros. Há uma pressão natural por sermos tricampeões e todos esperam por um grande desempenho da seleção. Ganhar uma, duas, três vezes já é difícil. Imagina conseguir a quarta medalha de ouro em sequência? Então vamos brigar muito por ela", promete o ala Ricardinho, melhor jogador do mundo.

De volta e com apetite

Para o baiano Jefinho, o Parapan terá um gosto especial, pois representará o seu retorno à seleção. Em junho, ele não participou da conquista da Copa América, disputada em São Paulo, por conta de lesão.

"Minha expectativa é a melhor possível, é uma competição que a gente gosta de jogar. Para mim, que fiquei fora da Copa América, retornar às quadras é sempre importante, passei por um momento complicado de lesões, ainda não estou 100%, mas espero poder ajudar a seleção no que eu puder", afirma o artilheiro.

Confira a tabela de jogos do Brasil em Lima (já nos horários de Brasília):

DIA 24 - sábado

19h30: COLÔMBIA x BRASIL