Herói do dia, Dudu sonha com balança mais leve e volta à seleção

Herói do dia, Dudu sonha com balança mais leve e volta à seleção

por Comunicação CBDV — publicado 2019/10/18 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2019-10-18T00:00:00-03:00
Atacante classifica o Maestro para a semifinal da Série B, mas segue em busca dos quilos a menos: 'Preciso me cuidar'

Por Comunicação CBDV
18/10/2019
São Paulo/SP

Atacante habilidoso, goleador, decisivo, mas que trava uma briga eterna contra a balança. Quem acompanha o futebol brasileiro certamente vai associar a descrição acima a Walter, famoso tanto pelos gols quanto pela barriga avantajada para os padrões de um atleta profissional. Mas a história a seguir se passa no futebol paralímpico. Eduardo Junior de Oliveira, o Dudu, vive o mesmo dilema.

"Às vezes, as pessoas até me chamam de Walter. Dizem que eu tenho muita habilidade, sou muito forte, e que se me cuidar um pouquinho, vou me tornar um dos melhores jogadores do Brasil", diz o atleta do Maestro-PR, instantes após marcar o gol decisivo que classificou sua equipe para a semifinal da Copa Loterias Caixa – Série B.

Ele tinha tudo para estar no topo, mesmo. Começou em 2007, aos 12 anos, no CEIBC-RJ. Não demorou a se destacar. Em 2010, disputou seu primeiro torneio oficial. Já no ano seguinte, veio a primeira convocação para a seleção brasileira, pela qual conquistaria a Copa do Mundo de 2014, no Japão. Aí, as coisas começaram a sair do eixo.

"Eu era muito novo na época, tinha acabado de ser campeão mundial. O psicológico me atrapalhou um pouco, acho que eu deveria ter tido mais cabeça. Minha família também nunca foi tão próxima de mim assim, sempre tive de correr atrás das coisas", conta.

No auge precoce, ele garante: pesava 80 quilos e tinha 10% de índice de gordura corporal. Hoje, diz estar com 110 quilos. Ele tem 1,73 m de altura. "A questão do peso me incomoda até hoje. Preciso ter um cuidado a mais com meu material de trabalho, que é meu corpo. Infelizmente, não estou conseguindo, mas quero e pretendo conseguir até porque ainda tenho idade para voltar à seleção", afirma o jogador de 24 anos, que nasceu com glaucoma congênito.

O tempo lhe deu também dois motivos extras para se esforçar mais: Heloísa, de um ano e cinco meses, e Carlos Eduardo, prestes a completar quatro. Dudu deseja dar melhores condições aos filhos e à família. O retorno à seleção seria o desfecho perfeito. "Mas preciso me cuidar mais e voltar a ser um atleta de verdade", reconhece.

Sobre a Copa Loterias Caixa de Futebol de 5

A principal competição de clubes do Brasil chega à sua nona edição desde que a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) passou a administrá-la, em 2011. Na Série B 2019, oito times foram distribuídos em dois grupos de quatro cada. Todos se enfrentaram dentro das chaves em turno único. A partir deste sábado, serão disputadas as semifinais. A decisão está marcada para domingo, às 10h30. Campeão e vice se garantem na Série A de 2020.

Confira tabela, classificação e artilharia NESTE LINK.

Galeria de Fotos do torneio NESTE LINK.

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]

+ 55 11 98769 1371
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo