IBSA anuncia sede da Copa do Mundo de futebol de 5, em 2023

IBSA anuncia sede da Copa do Mundo de futebol de 5, em 2023

por Comunicação CBDV — publicado 2020/08/18 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2020-08-18T00:00:00-03:00
Birmingham, na Inglaterra, terá um verdadeiro 'combo' de eventos simultâneos dentro dos Jogos Mundiais

Por Comunicação CBDV
18/08/2020
São Paulo/SP

Por conta das mudanças no calendário esportivo decorrentes da pandemia do novo coronavírus, a IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) anunciou uma nova programação envolvendo as principais competições de futebol de 5, incluindo a próxima edição da Copa do Mundo, que será disputada em 2023, na cidade inglesa de Birmingham.

O principal torneio da modalidade estará inserido em uma espécie de "combo" de eventos que a cidade promoverá simultaneamente dentro dos tradicionais Jogos Mundiais da IBSA, de 18 a 27 de agosto de 2023. A última edição aconteceu em 2015, em Seul, na Coreia do Sul – uma versão menor com judô e goalball, que serviu de qualificatório para Tóquio, foi disputado em Fort Wayne, nos EUA, no ano passado.

No futebol de 5, além do Mundial masculino, será realizada ainda a segunda edição da Copa do Mundo feminina – a primeira estava prevista para novembro deste ano, em Enugu, na Nigéria, mas foi adiada também por conta do surto de Covid-19. Outro torneio a integrar este combo será o Mundial de futebol B2/B3.

"Esta notícia certamente despertará o interesse dos fãs de futebol em todo o mundo, especialmente na Grã-Bretanha, onde o esporte é extremamente popular. Com vários Campeonatos Mundiais mostrando o melhor que o futebol para deficientes visuais tem a oferecer, os espectadores poderão ficar de perto da ação em Birmingham, além de experimentar outros esportes ao mesmo tempo", disse a presidente da IBSA, Jannie Hammershoi.

Os Jogos Mundiais serão realizados na Universidade de Birmingham. Ao todo, são esperado mais de mil atletas de 70 países em 11 esportes diferentes – incluindo, além do futebol de 5, o goalball e o judô, modalidades também geridas pela Confederação Brasileira de Desportes de Deficientes Visuais (CBDV).

Copa América e Mundial B

A IBSA anunciou também que os torneios continentais de futebol de 5 – Copa América, Campeonato Europeu, Asiático e Africano serão todos realizados em 2022. No ano que vem, a entidade pretende organizar uma competição de seleções para quando a situação da pandemia estiver controlada – mas não detalhou quem participará nem onde será sediada.

Outra novidade no calendário será a criação de uma Série B da Copa do Mundo, em 2023. A ideia é permitir a seleções menos tradicionais lutarem por uma vaga na elite – a campeã dessa Segunda Divisão garantirá lugar já no Mundial daquele ano.

Por fim, haverá duas edições de Grand Prix, em 2021 e 2022, ainda sem sedes definidas. Este último valerá, pela primeira vez na história, uma vaga direta para o Mundial.

#Acessibilidade: Jefinho domina a bola diante da marcação chinesa durante semifinal da Copa de 2018, em Madri

Seleção Brasileira

Com os treinos interrompidos desde o fechamento do CT Paralímpico, em meados de março, a equipe brasileira permanece com trabalhos remotos, monitorados pela comissão técnica de Fábio Vasconcelos.

"Claro que os treinos presenciais fazem falta, a gente sabe que haverá uma perda, mas mediante essa situação... Vamos esperar porque não sabemos nem quando haverá treinamento. Continuamos nas reuniões remotas entre atletas e comissão, monitorando. Digo a eles que quando houver a próxima fase, seja em novembro, dezembro ou janeiro, teremos um parâmetro e o critério vai ser dali para frente. Se houver os Jogos de Tóquio, o Brasil vai forte do mesmo jeito", analisou o treinador.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]

+ 55 11 98769 1371
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo