#IBSA40: Participe do 1º Dia Mundial do Esporte para Cegos

por Comunicação CBDV — publicado 2021/04/23 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2021-04-23T00:00:00-03:00
Data comemorada neste sábado (24) marca os 40 anos de existência da Federação Internacional

23/04/2021

A IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) vai completar 40 anos de vida neste sábado (24). A data marca a sua fundação na sede da Unesco, em Paris, em 1981. Como parte dos festejos, a entidade resolveu criar o 1º Dia Mundial do Esporte para Cegos e convida toda a comunidade paralímpica a participar.

A ideia é que atletas, parceiros, técnicos, árbitros, classificadores, dirigentes e torcedores se envolvam com a data – sejam essas pessoas portadoras de deficiência ou não.

"Talvez você seja um judoca cego que sempre quis tentar o goalball ou um corredor com visão que deseja experimentar correr usando uma venda nos olhos de um amigo como guia. Queremos ouvir sobre suas experiências", disse, recentemente a presidente da IBSA, a dinamarquesa Jannie Hammershoi.

A quem acompanha as redes sociais da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), no início da pandemia houve uma ação no mesmos moldes, chamada #DesafiodaQuarentena (CLIQUE AQUI para relembrar), que convidava os atletas a postarem conteúdos de treinos e rotinas em suas contas.

A ideia agora é parecida. Mas a tag escolhida pela IBSA foi a #IBSA40. Ao postar qualquer vídeo ou foto em seu feed ou Stories, a pessoa que desejar fazer parte da celebração precisa marcar essa hashtag na publicação.

"Com as restrições pela Covid-19, queríamos dar às pessoas algo diferente que elas pudessem fazer em casa sozinhas ou com amigos e família. Há uma grande variedade de esportes individuais e coletivos praticados por pessoas com deficiência visual em todo o mundo", afirmou a presidente da Federação Internacional.