Jogos Juvenis da CBDV terminam com campeão inédito no goalball e atuação de gala no futcegos
Grupo de jogadoras de goalball da Seleção Sudeste II comemoram em roda. Elas estão usando uniformes verdes com detalhes amarelos e a palavra “JOGOS JUVENIS” impressa na frente. Todas utilizam vendas ou tampões nos olhos, típicos do goalball. As atletas estão sorrindo, abraçadas e aparentam muita felicidade, celebrando um momento de união e conquista. O ambiente é uma quadra esportiva coberta, com linhas vermelhas no chão. Fotos: Taba Benedicto/CBDV.

Jogos Juvenis da CBDV terminam com campeão inédito no goalball e atuação de gala no futcegos

por Comunicação CBDV publicado 2025/10/18 19:44:02 GMT-3, Última modificação 2025-10-18T19:44:02-03:00
Centro-Norte leva ouro entre os rapazes do goalball, enquanto Sudeste II é tricampeão no feminino; Nordeste fica com o bi no futebol

18/10/2025
São Paulo


O sábado (18) foi de disputas acirradas e celebração no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A terceira edição dos Jogos Juvenis da CBDV chegou ao fim com as finais das modalidades coletivas premiando campeões inéditos ou reafirmando o favoritismo de equipes já consagradas nas edições anteriores. O quarto e último dia de competição consolidou o evento da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais como um dos mais importantes voltados aos atletas de até 23 anos de idade no país.


A primeira final do dia contou a bela história do tricampeonato da Seleção Sudeste 2 no goalball feminino. Em seguida, um campeão inédito deu as caras entre os homens: a Seleção Centro-Norte. Fechando o evento, a Seleção Nordeste de futebol de cegos retomou a coroa e conquistou o seu bicampeonato em cima da Seleção Sudeste com atuação de gala de Carlinhos, autor dos quatro gols da final vencida por 4 a 3 – os nordestinos haviam vencido a primeira edição dos Jogos, em 2023.

 

A jornada dos finalistas inéditos no goalball masculino

 

54863713354_20e97722c7_k.jpg
Três jogadores usam uniformes pretos com detalhes laranja e estão vendados. Um deles, André, está lançando uma bola azul, fazendo um movimento de arremesso vigoroso, enquanto seus companheiros estão sentados ou ajoelhados próximos ao gol. Ao fundo, há um gol com rede, um árbitro em pé e algumas pessoas nas arquibancadas. O ambiente é uma quadra esportiva coberta, com marcações no chão e estrutura típica de ginásios esportivos. O logotipo do Comitê Paralímpico Brasileiro é visível nas placas ao lado do gol.

 

A maior surpresa desta edição dos Jogos Juvenis acabou sendo a medalha de ouro da Seleção Centro-Norte, conquistada em uma final inédita contra a Seleção Sudeste I. Nenhuma das equipes havia chegado na decisão antes. Depois de se classificar na segunda colocação do grupo, o Centro-Norte botou pressão no mata-mata e emplacou dois games, na semifinal e final. Contando com os gols de André Silva (ICEMAT-MT), artilheiro do torneio, venceu o Nordeste por 13 a 3 e o Sudeste I por 12 a 2.


"A gente veio se superando a cada jogo e fazendo jogos bons. Teve uma partida que a gente perdeu, mas se reergueu e veio forte para o mata-mata. A gente queria esse título, a gente queria chegar na final e ser campeão. Para mim, superação é o que define", disse o goleador da competição. Vale destacar que o adversário na decisão chegava cheio de moral, pois desbancara na semi os favoritos e atuais campeões do Sudeste II, time que conta com diversos nomes da Seleção Brasileira juvenil. O duelo eletrizante terminou empatado em 3 a 3 e acabou decidido na prorrogação com um gol de ouro feito pelo ala Bryan Robert, que defende o Cidep-MG. Confira no vídeo abaixo o gol histórico da semifinal:

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (@cbdvoficial)

 

Sudeste 2 dá o troco no Nordeste e conquista o tri 


As garotas da Seleção Sudeste 2 fizeram história no goalball pela terceira vez consecutiva e novamente contra a Seleção Nordeste, a quem haviam derrotado em 2024 e 2023 e responsáveis pelo único tropeço das campeãs nesta edição, ainda na fase de grupos (3 a 1). Na partida final, porém, elas não deram chance para as adversárias e venceram por 7 a 1. Na semifinal, havia feito 6 a 2 na Seleção Sul. A ala Amanda Braz citou momentos em que a equipe precisou trabalhar bastante o psicológico para alcançar o objetivo final:


"Muito importante pra gente, que vem concentrando, buscando, melhorando, evoluindo tecnicamente, mentalmente, até chegar aqui na final e conseguir esse resultado maravilhoso. Teve momentos ali em que a gente caiu, mas a gente sempre estava buscando melhorar nosso psicológico para conseguir chegar no topo do pódio. E eu acho muito importante os Jogos Juvenis para todos nós, porque aqui a gente continua a formação pra, no futuro, chegar numa seleção principal e poder participar das Paralimpíadas", discursou a atleta do INSEP-SP.

 

Confira todos os resultados do goalball nos Jogos Juvenis 2025:

 

JOGOS JUVENIS - Goalball
JOGO       CHAVE CATEGORIA
Quinta-feira, 16 de outubro
Jogo 01 SUDESTE I 8 x 6 SUL ÚNICA M
Jogo 02 SUDESTE II 10 x 5 NORDESTE ÚNICA M
Jogo 03 CENTRO-NORTE  0 x 6 SUDESTE II ÚNICA F
Jogo 04 NORDESTE  8 x 3 SUDESTE I ÚNICA F
Jogo 05 CENTRO-NORTE  10 x 8 NORDESTE ÚNICA M
Jogo 06 SUL 1 x 11 SUDESTE II ÚNICA M
Jogo 07 SUL 5 x 7 NORDESTE ÚNICA F
Jogo 08 SUDESTE I 1 x 11 CENTRO-NORTE ÚNICA F
Jogo 09 CENTRO-NORTE  8 x 1 SUL ÚNICA M
Jogo 10 SUDESTE II 6 x 1 SUDESTE I ÚNICA M
Sexta-feira, 17 de outubro
Jogo 11 SUDESTE I 2 x 7 SUDESTE II ÚNICA F
Jogo 12 CENTRO-NORTE 7 x 6 SUL ÚNICA F
Jogo 13 SUL 0 x 10 NORDESTE  ÚNICA M
Jogo 14 SUDESTE I 5 x 6 CENTRO-NORTE  ÚNICA M
Jogo 15 NORDESTE  4 x 7 CENTRO-NORTE  ÚNICA F
Jogo 16 SUL 3 x 5 SUDESTE II ÚNICA F
Jogo 17 CENTRO-NORTE 1 x 11 SUDESTE II ÚNICA M
Jogo 18 NORDESTE  7 x 3 SUDESTE I ÚNICA M
Jogo 19 SUDESTE I 5 x 9 SUL  ÚNICA F
Jogo 20 SUDESTE II 1 x 3 NORDESTE  ÚNICA F
Sábado, 18 de outubro
Jogo 21 SUDESTE II 6 x 2 SUL  SEMI1 F
Jogo 22 CENTRO-NORTE 2 x 3 NORDESTE  SEMI2 F
Jogo 23 SUDESTE II 3 x 4 SUDESTE I SEMI1 M
Jogo 24 CENTRO-NORTE 13 x 3 NORDESTE  SEMI2 M
Jogo 25 SUL 3 x 7 CENTRO-NORTE BRONZE F
Jogo 26 SUDESTE II 7 x 1 NORDESTE  FINAL F
Jogo 27 SUDESTE II 11 x 1 NORDESTE  BRONZE M
Jogo 28 SUDESTE I 2 x 12 CENTRO-NORTE FINAL M


Carlinhos tem tarde inspirada e conduz Nordeste ao bi

 

54863457456_f806fbc0bd_k.jpg
Partida de futebol de cegos. Jogadores estão em quadra, usando uniformes esportivos (um time de amarelo e outro de verde), todos com vendas nos olhos. O jogador em destaque do time amarelo, Carlinhos, está com a bola nos pés, próximo a jogadores do time verde. No fundo, o muro tem a inscrição “Comitê Paralímpico Brasileiro”. Duas pessoas acompanham a partida ao fundo, atrás da banda lateral.



Era de se esperar que Nordeste e Sudeste fizessem um jogo digno de final. Depois de uma fase classificatória muito sólida, ambas as seleções protagonizaram um duelo com emoção até o fim – literalmente, já que os sudestinos tiveram a chance de empatar, de tiro livre de oito metros, faltando cinco segundos para o término da decisão. Em partidas tão disputadas, só o craque do time pode desequilibrar. Então, Carlinhos entrou em ação ao marcar quatro gols na vitória por 4 a 3 e garantir o bicampeonato nordestino nos Jogos Juvenis – foram campeões também em 2023. De quebra, o ala do ADESUL-CE recebeu as premiações de Artilheiro (sete gols) e de Melhor Jogador.


"Você não tinha como escolher um favorito para ser campeão. A gente tinha muito para entregar dentro desse campo aqui, muito mesmo. Tanto é que foi um jogo de sete gols. E a importância dos Jogos Juvenis é porque você trabalha com o fomento da base para o surgimento de novos atletas. Daqui, eu tenho certeza de que vão surgir novos atletas para a Seleção Brasileira", comentou o jogador. No duelo valendo o bronze, A Seleção Centro-Norte conquistou o bronze após vencer o Sul por 1 a 0, gol de Álvaro.


Confira todos os resultados do futebol de cegos nos Jogos Juvenis 2025:

 

JOGOS JUVENIS - Futebol de cegos
JOGO       FASE
Quarta-feira, 15 de outubro 
JOGO 1 SELEÇÃO SUDESTE  0 (2) x (0) 0 SELEÇÃO CENTRO-NORTE TURNO
JOGO 2 SELEÇÃO NORDESTE  1 x 0 SELEÇÃO SUL  TURNO
Quinta-feira, 16 de outubro
JOGO 3 SELEÇÃO CENTRO-NORTE 0 x 2 SELEÇÃO NORDESTE  TURNO
JOGO 4 SELEÇÃ SUDESTE  4 x 1 SELEÇÃO SUL  TURNO
Intervalo
JOGO 5 SELEÇÃO SUL  0 x 3 SELEÇÃO CENTRO-NORTE TURNO
JOGO 6 SELEÇÃO NORDESTE  0 (1) x (2) 0 SELEÇÃ SUDESTE  TURNO
Sexta-feira, 17 de outubro
JOGO 7 SELEÇÃO SUL  0 x 3 SELEÇÃO NORDESTE  RETURNO
JOGO 8 SELEÇÃO CENTRO-NORTE 0 x 1 SELEÇÃ SUDESTE  RETURNO
Intervalo
JOGO 9 SELEÇÃO SUL  0 x 2 SELEÇÃ SUDESTE  RETURNO
JOGO 10 SELEÇÃO NORDESTE  2 x 0 SELEÇÃO CENTRO-NORTE RETURNO
Sábado, 18 de outubro
JOGO 11 SELEÇÃ SUL 0 x 3 SELEÇÃO CENTRO-NORTE  RETURNO
JOGO 12 SELEÇÃO SUDESTE 0 (1) x (0) 0 SELEÇÃO NORDESTE RETURNO
Intervalo
JOGO 13 CENTRO-NORTE 1 x 0 SUL BROZE
JOGO 14 SUDESTE 3 x 4 NORDESTE FINAL 

 

Sobre os Jogos Juvenis


Ao longo de uma semana, os Jogos Juvenis reuniram 139 atletas com até 23 anos, classificados a partir das etapas regionais de futebol de cegos e goalball e da Copa Loterias Caixa e do Grand Prix de judô paralímpico. O torneio de judô nos Jogos Juvenis foi disputado em apenas um dia, na sexta-feira (CLIQUE AQUI para conferir os resultados).

 



Patrocínio

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do futebol de cegos, goalball e judô paralímpico brasileiros.


COMUNICAÇÃO CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo