Lúcia Araújo conquista o bronze no Grand Prix do Azerbaijão

Lúcia Araújo conquista o bronze no Grand Prix do Azerbaijão

por Comunicação CBDV — publicado 2021/05/25 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2021-05-25T00:00:00-03:00
Atleta derrota russa na disputa pelo terceiro lugar e amplia coleção de medalhas; Brasil volta aos tatames nesta quarta

Por Comunicação CBDV
25/05/2021
São Paulo/SP

A Seleção Brasileira de judô paralímpico terminou o primeiro dia do Grand Prix de Baku, no Azerbaijão, com uma medalha de bronze. A paulista Lúcia Araújo, medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 e de Londres 2012, conseguiu o feito ao derrotar a russa Natalia Ovchinnikova com um mata-leão na categoria até 57 kg.

"Estou muito feliz com meu resultado. Havia a expectativa por estarmos há mais de um ano sem competir e a gente já pegou uma competição forte como essa. Trabalhamos dentro das possibilidades, então, o sentimento é de felicidade por estar aqui e por essa oportunidade de competir fora. É muito gratificante sair com a medalha", comemorou a lutadora.

Quinta melhor judoca do mundo em seu peso, Lúcia teve que se recuperar no evento após perder na estreia para a atleta da casa Sevda Valiyeva, que está uma posição acima da brasileira no ranking mundial e acabou ficando com o ouro ao bater a uzbeque Parvina Samandarova na final. Na repescagem, a brasileira reencontrou uma velha conhecida, a argentina Laura Gonzalez, a quem já derrotara no Parapan de Lima 2019. Com outra vitória sobre a oponente, Lúcia pôde seguir adiante e disputar o bronze.

Os demais brasileiros que lutaram nesta terça não tiveram vida fácil e acabaram ficando fora do pódio. Com praticamente todos os melhores judocas do mundo reunidos no Azerbaijão, o torneio de nível elevadíssimo dificultou os planos de quem ainda briga para ir ao Japão em agosto.

A medalhista de ouro em Lima Giulia Pereira, que é a 16ª do ranking na categoria até 48 kg, perdeu seu primeiro combate para a uzbeque Lobar Khurramova, sétima melhor do mundo e que ficaria com a prata posteriormente. Na repescagem, a paulista foi superada pela turca Cahide Eke.

Outros três brasileiros derrotados logo nas lutas iniciais ainda viram seus algozes pararem pelo caminho, o que os impediu de buscar recuperação na repescagem. Na categoria até 52 kg, Karla Cardoso perdeu para a ucraniana Nataliya Nikolaychyk, e Maria Núbea Lins, para Sabina Abdullayeva, do Azerbaijão. Na categoria até 73 kg masculina, Luan Pimentel levou a pior contra Bachuki Shelia, da Geórgia.

Mais ação nesta quarta

Nesta quarta (26), tem mais Brasil no tatame a partir das 3h (horário de Brasília) com as lutas qualificatórias. Lutarão: Alana Maldonado (até 70 kg), Rebeca Silva e Meg Emmerich (mais de 70 kg), Harlley Arruda (até 81 kg), Arthur Silva (até 90 kg), Antônio Tenório (até 100 kg) e Wilians Araújo (mais de 100 kg). As finais começam a partir das 8h30, e a IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos) transmite tudo ao vivo. CLIQUE AQUI para acessar o link.

O GP de Baku é o primeiro evento oficial de judô paralímpico desde fevereiro de 2020, quando foi realizado o Aberto da Alemanha. Os atletas que ainda buscam vaga em Tóquio terão uma última oportunidade de somar pontos no ranking mundial, em junho, no GP de Warwick, na Inglaterra.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo