Maioria dos atletas da CBDV que disputarão os Jogos é do Nordeste

Maioria dos atletas da CBDV que disputarão os Jogos é do Nordeste

por Comunicação CBDV — publicado 2021/08/05 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2022-01-20T15:20:59-03:00
Paraíba é o estado com a maior quantidade de convocados; média de idade da delegação é de 31 anos

Por Comunicação CBDV
05/08/2021
São Paulo/SP

Desde a última madrugada, quando as Seleções feminina e masculina de goalball embarcaram rumo ao Japão, parte dos atletas da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) que representarão o país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio começou a levar os diferentes sotaques que compõem a delegação da CBDV para o outro lado do mundo. E, neste censo demográfico particular, a região Nordeste é predominante.

Dos 31 convocados, 14 são nordestinos. O Sudeste vem em seguida, com dez atletas, seguido de Centro Oeste, com três, e Norte e Sul, com dois representantes cada.

#Acessibilidade: mapa do Brasil dividido em cinco regiões diferenciadas por cores. Em cima de cada região, há um balão com o número de atletas que aquela região cedeu na convocação.


A Paraíba é o estado com a maior quantidade de convocados: sete. Rio de Janeiro e São Paulo dividem a segunda posição, com quatro cada. Bahia e Distrito Federal têm três. Com dois, vêm Minas Gerais, Pará e Pernambuco. Maranhã, Paraná, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul contam com um atleta cada.

#Acessibilidade: mapa do Brasil dividido por estados mais o Distrito Federal. Há uma seta ligando as iniciais do estado dentro do mapa ao número que este cedeu de atletas na convocação.


Por fim, falando especificamente sobre o município onde nasceram os representantes da CBDV em Tóquio, temos o seguinte panorama:

3 atletas

Brasília (DF)
Campina Grande (PB)
Rio de Janeiro (RJ)

2 atletas

João Pessoa (PB)
São Paulo (SP)

1 atleta

Belo Horizonte (MG)
Candeias (BA)
Itaguaí (RJ)
Ituberá (BA)
Lagoa Seca (PB)
Natal (RN)
Orocó (PE)
Osório (RS)
Parauapebas (PA)
Pinhais (PR)
Pinheiro (MA)
Recife (PE)
Riachão do Poço (PB)
Salvador (BA)
Santa Maria do Pará (PA)
São José do Rio Preto (SP)
Tupã (SP)
Unaí (MG)

Judô é a Seleção mais veterana

A média de idade dos 31 convocados é de 31,1 anos. Das quatro Seleções do Brasil administradas pela Confederação, a de judô paralímpico é a mais veterana, cuja média é de 34,5. O multicampeão Antônio Tenório, dono de seis medalhas paralímpicas e em sua sétima participação, puxa a fila por ser, também, o atleta mais velho de toda a delegação, com 50 anos. Por outro lado, o judô cede também um dos mais novos: Thiego Marques tem 22 e vai para a sua primeira Paralimpíada.

O troféu de "mascote" do grupo, porém, pertence ao ala Emerson, da Seleção de goalball, que também já comemorou 22 primaveras, mas nasceu pouco mais de um mês depois de Thiego. O time masculino da modalidade tem 28,6 anos de média, contra 29 das mulheres.

Os rapazes do futebol de 5, que buscarão a quinta medalha após terem ganhado as quatro edições desde 2004, quando a modalidade entrou na grade dos Jogos, compõem um grupo com média de idade de 30,8 anos. O fixo Damião, que tem 46, é o segundo atleta mais velho de toda a delegação.

#Acessibilidade: foto de meio corpo mostra Tenório de frente segurando o quimono do técnico Alexandre Garcia, de costas para a imagem. Ambos vestem quimonos azuis, e Tenório usa máscara facial branca. Foto: Alê Cabral/ CPB.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo