Parazinho comanda artilharia brasileira, que fura paredão japonês

Parazinho comanda artilharia brasileira, que fura paredão japonês

por Comunicação CBDV — publicado 2021/08/28 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2021-08-28T00:00:00-03:00
Seleção masculina de goalball faz apresentação perfeita e supera a então melhor defesa; mulheres jogam domingo

Por Comunicação CBDV
28/08/2021
São Paulo/SP

A Seleção Brasileira masculina de goalball encarou o Japão na noite deste sábado (28), pela última rodada da fase de grupos dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, e venceu com autoridade: 8 a 3. Parazinho comandou o ataque, com cinco gols marcados, em uma das melhores exibições dos rapazes no torneio. Os japoneses tinham, até então, a defesa menos vazada da competição, com apenas sete gols sofridos em três duelos.

O ala Leomon Moreno marcou os outros três gols do Brasil, que termina a etapa classificatória do evento atrás justamente dos japoneses, com os mesmos nove pontos, porém, saldo de gols inferior (18 a 22). Os EUA, com três pontos e dois duelos a fazer, além de Argélia e Lituânia, com um ponto cada, lutam pelas outras duas vagas do grupo às quartas de final.

O adversário brasileiro no mata-mata do torneio, que será disputado na terça (31), vai depender também da ordem dos classificados na outra chave, onde Bélgica, Alemanha, Ucrânia, Turquia e China brigam para avançar. Vale lembrar que os cruzamentos são feitos da seguinte maneira: primeiro colocado de um grupo contra quarto colocado do outro, e segundo contra terceiro. A decisão pelo ouro em Tóquio será disputada no dia 3 de setembro, às 7h30 (de Brasília).

"O grupo de lá ainda está embolado, não sabemos quem vem, mas todos os times têm características semelhantes: um jogo mais pausado, em cima dos dez segundos. Agora é chegar com a intensidade que tivemos no jogo de hoje para o mata-mata", explicou o técnico Alessandro Tosim, que fez questão de destacar a aplicação tática da equipe: "O principal ponto foi cumprir os objetivos traçados, ter uma defesa muito consolidada e ir agredindo gradativamente. Hoje, taticamente, nosso time foi perfeito".

Repetindo a formação titular com Romário de pivô e Parazinho e Lemon nas alas, o Brasil fez um primeiro tempo mais equilibrado. O placar de 3 a 1 acabou construído naturalmente, com boa alternância de arremessos precisos da dupla, especialmente de Parazinho, autor dos dois primeiros gols.

"A gente sabia que seria um jogo bem pegado porque eles apresentaram um goalball de alto nível contra todas as equipes que enfrentaram. Eu estava bem ansioso, e fiquei feliz por conseguir fazer os gols e sair com a vitória", contou o ala do Sesi-SP.

#Acessibilidade: Leomon faz o arremesso com o braço esquerdo, apoiando o peso do corpo na perna direita. Foto: Ryo Ichikawa/ IBSA.

Na etapa final, os donos da casa tiveram de arriscar mais e cometeram quatro penalidades, o dobro do Brasil. Os atuais bicampeões mundiais não desperdiçaram a oportunidade e abriram vantagem até fecharem o placar em 8 a 3.

"Agora, é ir para a fisioterapia, fazer aquele banho de gelo (risos). E nos recuperar para chegar ao mata-mata fazendo o que fizemos hoje: entrar pra ganhar e sair com a vitória", completou Parazinho.

Confira os demais jogos que encerram a fase de grupos (horários de Brasília):

DIA 29
01h15: Bélgica x Ucrânia
05h30: Argélia x EUA
21h00: Ucrânia x Turquia

DIA 30
01h15: EUA x Lituânia
05h30: China x Alemanha

Mulheres fazem decisão contra o Egito

#Acessibilidade: Gaby, Carol Duarte e Jéssica conversam próximas da baliza do Brasil durante jogo desta sexta, contra a Turquia. Foto: Ale Cabral/CPB.


Após um empate e duas derrotas no seu grupo, a Seleção feminina chega à última rodada da fase classificatória dependendo apenas de si para passar à próxima fase. Neste domingo, às 22h30 (de Brasília), as brasileiras, que hoje avançariam com a última vaga, encaram as egípcias, lanternas da chave. O único resultado que elimina o Brasil é a derrota, ou seja, até um empate serve.

A Seleção estreou com derrota para as norte-americanas (6 a 4), e depois arrancou um empate (4 a 4) salvador diante das japonesas. Foi esse ponto somado na segunda rodada que hoje coloca o Brasil à frente do Egito, ainda zerado de ponto no torneio. Na manhã desta sexta, nova derrota, desta vez para a Turquia, atual campeã paralímpica e líder do grupo, por 8 a 4.

Na outra chave o torneio feminino, Israel, RPC (Comitê Paralímpico Russo)*, China, Canadá e Austrália, nesta ordem, vão para a última rodada em busca das vagas.

Confira a agenda da rodada decisiva:

DIA 28
22h30: Egito x Japão

DIA 29
02h45: Israel x China
07h00: Austrália x RPC*
22h30: BRASIL x Egito

DIA 30
02h45: China x Canadá
07h00: EUA x Turquia


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo