Santos e Cetefe são os novos campões brasileiros de goalball

Santos e Cetefe são os novos campões brasileiros de goalball

por Comunicação CBDV — publicado 2021/11/14 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2021-11-14T00:00:00-03:00
Time da Baixada Santista retoma a coroa e conquista torneio pela terceira vez; meninas de Brasília batem as campeãs

Por Comunicação CBDV
14/11/2021
São Paulo/SP

Um rei de volta ao trono e uma rainha coroada pela primeira vez. Esta seria uma boa forma de resumir o desfecho do Campeonato Brasileiro - Série A 2021 de goalball, encerrado neste domingo (14), em São Paulo. O Santos-SP, vice na edição passada, conquistou novamente o título no masculino em final contra o Cetefe-DF, que, no feminino, teve melhor sorte e derrotou as então campeãs do Sesi-SP. Foi a primeira vez que a equipe brasiliense ganhou a Série A.

"Orgulho dessa equipe! Jogamos com muita união, determinação e alegria. Acho que isso influenciou no nosso resultado, também, não só o treinamento e a preparação", disse a ala Jéssica Vitorino. "A final contra a atual campeã tinha um peso, mas pensamos em jogar leves e confiantes no nosso trabalho", emendou. O Sesi, dono de quatro títulos (2019, 2017, 2016 e 2013), disputava a quarta decisão em cinco temporadas.

O placar final na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico marcou 6 a 4 a favor do Cetefe. "Sem dúvida, esse domingo ficará marcado na história. Que felicidade de ter chegado onde chegamos! E o troféu de artilheira foi só um presente a mais do papai do céu", falou a ala Kátia, que terminou o torneio como goleadora máxima (20 gols).

#Acessibilidade: Jéssica Vitorino está entre Ana Paula e Jéssica Martins e chora após o apito final. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.


Um pouco mais tarde, com transmissão ao vivo do SporTV, foi a vez dos homens duelarem pela taça. Apesar da ascensão do Cetefe na competição, pesou a experiência da equipe que disputou sua quinta final consecutiva de Brasileiro e acabou vencendo por 5 a 3. O Santos, agora, detém os títulos de 2021, 2018 e 2016.

"A gente tem uma equipe com muita rodagem e, hoje, essa experiência deu um passo à frente em relação ao Cetefe, que mostrou estar em condições de brigar com os grandes do goalball", elogiou o ala Leomon Moreno. O jogador, que se sagrou campeão paralímpico com a Seleção Brasileira em Tóquio este ano, ainda levou para casa o prêmio de artilheiro: 39 gols.

#Acessibilidade: Leomon concede entrevista ao repórter Caio Maciel, do SporTV, após a partida. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Outras premiações

Nas disputas pelo bronze, as meninas da AMC-MT levaram a melhor sobre a Adevibel-MG e ganharam por 8 a 0, repetindo a campanha da última edição. O mesmo fez o Athlon/São José no masculino, graças ao triunfo por 4 a 3 diante da Apace-PB com um gol de ouro anotado na prorrogação – foi o único confronto do evento que precisou do tempo extra para determinar o vencedor.

Ainda nas premiações individuais, o troféu de Revelação do campeonato acabou nas mãos de Danielle Longhini, do Sesi, e Mizael, do Cetefe.

#Acessibilidade: time do Athlon posa com o troféu do terceiro lugar, que está no chão da quadra e à frente da equipe e comissão técnica, todos com as medalhas de bronze ao redor do pescoço. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.


Confira os resultados de domingo:

Bronze feminino
AMC 8 x 0 ADEVIBEL

Bronze masculino
ATHLON 4 x 3 APACE

Final feminino
SESI 4 x 6 CETEFE

Final masculino
CETEFE 3 x 5 SANTOS

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.

+ CLIQUE AQUI para acessar a Galeria de Fotos do evento.

+ CLIQUE AQUI para rever as partidas em nosso YouTube.


Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo