Segunda fase de treinos do fut5 e goalball começa em ritmo intenso

por Comunicação CBDV — publicado 2021/03/01 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2022-01-20T15:31:30-03:00
Após primeiro reencontro desde o início da pandemia, mês passado, Seleções estão de volta ao CT Paralímpico

01/03/2021

O primeiro contato teve um caráter mais avaliativo. Agora, porém, começa para valer a preparação das Seleções de futebol de 5 e goalball (feminino e masculino) do Brasil rumo a Tóquio. Esta segunda-feira (1) marca o início da segunda fase de treinos da temporada, novamente no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. E os atletas já deverão sentir na prática a diferença de uma etapa para outra.

Em fevereiro, os 31 convocados para as três equipes se reuniram pela primeira vez desde o início da pandemia. Era momento de as comissões técnicas avaliarem aspectos físicos e técnicos que não puderam ser contemplados nas atividades remotas – durante o quase um ano de inatividade presencial, todas as Seleções permaneceram monitoras remotamente em treinos virtuais.

"Apesar de as meninas terem vindo do período de um ano afastadas das atividades com intensidade um pouco maior, conseguimos fazer um controle e deu para perceber que a manutenção, mesmo de forma remota, funcionou", afirma Roger Scherer, preparador físico do selecionado feminino de goalball. "Agora, com certeza, conseguiremos puxar um pouco mais. A segunda fase vai ser voltada não apenas para a manutenção. Desta em diante, já é uma preparação mais específica com treinos mais intensos", complementa.

"O maior cuidado que tivemos na primeira fase foi fazer com que a carga dos exercícios não resultasse em lesões. Aos poucos, vamos aumentando para melhorar a capacidade física dos meninos", conta Edson Júnior, preparador físico e chamador da Seleção de fut5.

Fator fundamental para garantir energia diante da rotina mais intensa é a alimentação. "Nessa volta ao CT, a parte da nutrição pode ser acompanhada mais de perto por meio de avaliações da composição corporal e alimentação e suplementação durante os treinos. O treinamento mais intenso exige um maior aporte de energia", explica Thais Néri, nutricionista da Seleção masculina de goalball.

A segunda fase termina para as três Seleções já citadas no dia 13 – apenas o conjunto masculino de goalball permanecerá concentrado até o dia 15. Já a equipe de judô paralímpico estará reunida de 10 a 19 de março. Vale lembrar que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) submete todos os atletas aos critérios exigidos pelo protocolo sanitário elaborado desde a reabertura parcial do CT, em julho do ano passado – entre eles, um teste RT-PCR negativado para a Covid-19 antes da viagem.

+ Convocadas as Seleções de futebol de 5 e goalball para 2ª fase de treinos
+ Seleção Brasileira de judô é convocada para nova etapa de treinos