Seleções de goalball são convocadas para o Campeonato das Américas
#Acessibilidade: foto mostra Danielle Longhini de frente, segurando a bola sobre a cabeça antes de concluir o arremesso por entre as pernas. Ao fundo, desfocada, a pivô Gaby aguarda para defender na posição de pivô.

Seleções de goalball são convocadas para o Campeonato das Américas

por Comunicação CBDV publicado 2022/01/24 16:01:55 GMT-3, Última modificação 2022-01-24T16:01:55-03:00
Grupo de 12 atletas passará antes pela segunda Fase de Treinamentos do ano; torneio começa em 18 de fevereiro

Por Comunicação CBDV
24/01/2022
São Paulo/SP

Estão definidos os nomes dos 12 atletas, seis no feminino e seis no masculino, que defenderão o Brasil no Campeonato das Américas de goalball, marcado para fevereiro, em São Paulo. Antes do torneio começar, no dia 18, eles se reunirão para a segunda Fase de Treinamentos do ano, entre os dias 7 e 15, no Centro de Treinamento Paralímpico, palco da competição.

Com duas mudanças em relação ao grupo que conquistou a inédita medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a equipe masculina defenderá o título de 2017, quando o evento também foi sediado na capital paulista. Eis os convocados:

Alas
ANDRÉ CLAUDIO BOTELHO DANTAS - Cetefe/DF
EMERSON ERNESTO DA SILVA - Apace/PB
JOSEMARCIO DA SILVA SOUZA (“PARAZINHO”) - Sesi/SP
LEOMON MORENO DA SILVA - Santos/SP

Pivôs
IVANILSON IDALINO DA SILVA (“SON”) - Sesi/SP
ROMÁRIO DIEGO MARQUES - Icemat/MT

"A renovação já é uma marca registrada no nosso grupo. Em todo término de ciclo, acontece alguma. Sabemos que todos estão bem-preparados e jogariam em qualquer seleção do mundo. O nosso foco é o Campeonato Mundial. Que a gente consiga fazer uma grande competição!", diz o técnico Alessandro Tosim.

Ele se refere ao Mundial da China, que será disputado em junho, na cidade de Hangzhou. O Brasil é o atual bicampeão e já tem lugar assegurado na competição, o que não acontece com as meninas, que buscarão sua vaga justamente via Campeonato das Américas – os dois primeiros colocados de cada categoria carimbam passaporte rumo à Ásia.

Será o primeiro evento da Seleção feminina após a troca no comando técnico – Dailton Nascimento saiu após os Jogos de Tóquio e deu lugar a seu antigo auxiliar, Jônatas Castro, que promoveu diversas mudanças na equipe. As convocadas foram:

Alas
DANIELLE VILAS LONGHINI - Sesi/SP
JÉSSICA GOMES VICTORINO - Cetefe/DF
KÁTIA APARECIDA FERREIRA SILVA ALA - Cetefe/DF

Pivôs
ANA GABRIELLY BRITO ASSUNÇÃO - Sesi/SP
LARISSA SANTOS DO ESPÍRITO SATURNINO - Santos/SP
MONIZA APARECIDA DE LIMA - Sesi/SP

"Um sexteto que parece bem renovado, mas a gente conta com meninas experientes. Quatro delas estiveram nos últimos Jogos Paralímpicos. E a gente espera que essa experiência seja suficiente para representar em quadra a escola de goalball do Brasil. Além disso, mesmo as mais novas vêm sendo observadas desde o ciclo anterior em competições de jovens. Então, é uma equipe renovada, mas não inexperiente", pondera Jônatas.

Sobre o Campeonato das Américas

#Acessibilidade: Seleção masculina dá as mãos na quadra e ergue os braços para saudar o público durante torneio de 2017. Da esquerda para a direita, aparecem Romário, Parazinho, Leomon, Dantas, Alex e Zé Roberto, todos de camisa de manga longa amarela e calça preta.
#Acessibilidade: Seleção masculina dá as mãos na quadra e ergue os braços para saudar o público durante torneio de 2017. Da esquerda para a direita, aparecem Romário, Parazinho, Leomon, Dantas, Alex e Zé Roberto, todos de camisa de manga longa amarela e calça preta.

O torneio, que seria originalmente realizado em 2021, chega à sua quarta edição, sendo a terceira sediada em São Paulo (2022, 2017 e 2005). Em 2013, ele foi jogado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já os rapazes têm, além do título de 2017, um terceiro (2013) e um quarto (2005) lugar, respectivamente.

Nesta edição, a chave feminina contará com 12 seleções: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Venezuela. Já a masculina reunirá estas mesmas equipes além de Porto Rico, totalizando 13 participantes.

Os jogos serão disputados em duas quadras simultaneamente entre os dias 18 e 22 de fevereiro, no CT Paralímpico. A tabela com os confrontos será publicada posteriormente pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) em seu site oficial e nas redes sociais. Por conta das restrições devido à pandemia da Covid-19, o evento será fechado ao público.

A Loterias Caixa é a patrocinadora oficial do goalball brasileiro.


Comunicação CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo