Sesi domina o Brasileiro de goalball e leva o ouro nas duas categorias

Sesi domina o Brasileiro de goalball e leva o ouro nas duas categorias

por Comunicação CBDV — publicado 2019/10/13 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2019-10-13T00:00:00-03:00
Mulheres conquistam o tetra, homens destronam atuais campeões; final masculina foi transmitida ao vivo pela TV

Por Comunicação CBDV
13/10/2019
São Paulo/SP

O goalball brasileiro tem novo dono: o Sesi-SP conquistou neste domingo (13) os títulos masculino e feminino da Copa Loterias Caixa 2019. Primeiro, as meninas venceram o Ierc-RN por 2 a 0 e retomaram a coroa perdida na edição passada. Depois, na primeira partida entre clubes do país transmitida ao vivo pela televisão brasileira, os rapazes não tomaram conhecimento do então campeão Santos e fizeram 10 a 4.

Aos olhos de todo mundo, que acompanhou a decisão pelo canal SporTV 3, o time liderado pelo ala Parazinho, autor de sete gols na decisão, mostrou na quadra da arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, por que fez a melhor campanha da primeira fase e encerrou sua campanha de forma invicta: seis vitórias, 69 gols marcados e 15 sofridos.

Questionado sobre o segredo da superioridade de seu grupo, o camisa 2 do Sesi respondeu: "Muito treinamento. Começamos desde o dia 7 de fevereiro deste ano muito forte, e o foco sempre foi o Brasileiro. Colocamos isso na cabeça, foi um trabalho coletivo junto com a comissão técnica. Graças a Deus, meta batida", comemorou o atleta.

Além do entrosamento – o trio formado por Parazinho, Son e Dantas mostrou sintonia e praticamente não errou na final –, os novos campeões contaram com um "reforço" para destronar os santistas: a ausência do ala/pivô Romário, que machucou o tornozelo na semifinal e não pôde ir para a quadra neste domingo.

"A gente sabe que todos os nossos atletas têm as suas qualidades, mas um grande jogador como o Romário, ficar de fora de uma final, é uma perda muito grande. Ele, como um atleta experiente, de seleção, um pivô que fecha muito bem atletas referência no mundo, fez falta", lamentou-se o ala Leomon, que terminou o Brasileiro com o troféu de artilheiro (37 gols).

Apesar da tristeza pelo vice, o melhor jogador de goalball do mundo ressaltou a alegria sentida por ter feito parte de um dia histórico para a modalidade: "É muita emoção. A gente ficou pensando desde a hora de entrar na quadra como seria. Trouxe até uma ansiedade a mais, mas tentamos deixar isso de fora do jogo. A nossa maior medalha de ouro hoje foi esse 'boom' do goalball, transmitido agora para todo o mundo".

Meninas ampliam domínio com o tetra

A festa do Sesi já havia começado na partida anterior. Jogando contra a surpresa do campeonato, o Instituto de Educação e Reabilitação de Cegos do Rio Grande do Norte, que fez a melhor campanha da fase classificatória, a equipe paulista dominou o confronto e não deixou as potiguares crescerem no jogo.

Os gols de Gleyse e Moniza garantiram a quarta taça ao clube, maior vencedor do campeonato nacional desde que a que a CBDV passou a organizá-lo, em 2011. Agora, são quatro troféus: 2019, 2017, 2016 e 2013.

"Para mim, esse momento tem muito a ver com superação. É cansaço mental e físico, dor. Você pensa estar exausta e, na garra, na gana, consegue se superar. As companheiras sempre ali energizando, dizendo palavras positivas. Encontramos um time adversário guerreiro, que nos fez lutar. É o que resume o meu dia de hoje", explicou, aliviada, a pivô Gaby.

Para o técnico Diego Colletes, que dirigiu as duas equipes do Sesi neste ano, a sensação não poderia ser mais gratificante: "É um momento especial para nós, o fechamento de uma temporada muito significativa para o nosso projeto. A gente vem passando por algumas dificuldades por conta do corte no sistema S, mas é com muita alegria que nosso coordenador passou a informação de que o paralímpico continua no Sesi e será valorizado ainda mais", enalteceu.

Minas, Distrito Federal e Paraíba em festa na B

Neste domingo, também foram disputadas as finais da segunda divisão, na quadra de goalball do CT Paralímpico. Os mineiros da Adevibel venceram a final masculina: 14 a 8 na Funad, da Paraíba, treinada pelo técnico da seleção feminina, Dailton Nascimento. No duelo pelo bronze, o Cetefe, do Distrito Federal, não tomou conhecimento dos paulistas da Apadv: 10 a 1.

Como sobem os três primeiros colocados da chave masculina para a elite em 2020, Adevibel, Funad e Cetefe garantiram os acessos às vagas deixadas por IRM-PR, AADV-MG e CEIBC-RJ, os três piores da Série A que acabaram rebaixados.

A Cetefe, por sinal, comemorou em dose dupla, já que a sua equipe feminina ganhou a decisão da Adevirn-RN, por 6 a 5, e também confirmou seu lugar na primeira divisão – o IBC-RJ foi o rebaixado da Série A deste ano.

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 98769 1371

Voltar ao topo