Sesi e Santos farão a final histórica de goalball deste domingo

Sesi e Santos farão a final histórica de goalball deste domingo

por Comunicação CBDV — publicado 2019/12/10 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2019-12-10T00:00:00-03:00
Arquirrivais reeditarão decisão do ano passado, quando os santistas levaram a taça; jogo começa às 11h, no SporTV 3

Por Comunicação CBDV
12/10/2019
São Paulo/SP

Sesi e Santos vão reeditar a final paulista da Copa Loterias Caixa de Goalball da última temporada. Neste sábado (12), os dois favoritos passaram pelos confrontos eliminatórios e garantiram vaga na decisão de domingo, que este ano terá um bônus: será transmitida pelo SporTV 3, a partir das 11 horas. É a primeira vez na história que um jogo entre clubes do país passará ao vivo na televisão.

"Isso foi um tempero a mais para esse campeonato, deu uma vontade ainda maior de chegar à final. Todas as equipes se dedicaram ao máximo. Agora, 'bora' pra essa final! O Santos foi o campeão de 2018, mas isso no papel não basta, tem de decidir na quadra", disse o ala Leomon, melhor jogador de goalball da atualidade e campeão do torneio em 2018, quando os santistas venceram o Sesi por 4 a 3.

Após sentir o gostinho de erguer a taça em 2017 e bater na trave no ano seguinte, o ala Parazinho, do Sesi e da seleção brasileira, espera confirmar a leve superioridade da atual edição – sua equipe encerrou a fase classificatória com a melhor campanha geral.

"Estou muito feliz pela minha equipe. Sei que todos vão jogar um goalball de alto nível. E espero que essa seja a primeira final de muitas na TV. A comunidade paralímpica está ansiosa por esse momento", afirmou o jogador.

Para chegar até a finalíssima do campeonato nacional, as duas equipes tiveram confrontos equilibrados pelo caminho. O Sesi encontrou menos dificuldades: ganhou da Urece-RJ nas quartas de final, por "game" (10 a 0), e da LMC-SP na semifinal, por 15 a 6. Já os santistas, após confronto tranquilo no primeiro mata-mata do dia – 13 a 3 na Acesa-SC –, suaram para derrotar o Instituto Athlon na semi. O intervalo da partida marcava 3 a 3 no placar, e o Athlon chegou a ficar à frente no segundo tempo. Mais experiente, o conjunto santista manteve os nervos no lugar e virou: 10 a 5.

O jogo deste domingo também será transmitido pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), que tem exibido as duas divisões do Brasileiro. As demais partidas da Série A – disputa do bronze feminino e masculino e final do feminino – poderão ser acompanhadas pelo site oficial (link AQUI) ou na página da CBDV no Facebook (link AQUI). Já a Série B, que também terá suas decisões neste domingo, estará disponível no nosso canal do YouTube (link AQUI).

Sesi tenta o título também no feminino

A equipe paulista buscará uma dobradinha no Brasileiro de goalball. Mas na chave feminina as comandadas do técnico Diego Colletes precisarão frear as potiguares do Ierc-RN, donas da melhor campanha na primeira fase e confiantes após vitória emocionante na semifinal: 3 a 2 sobre a AMC-MT. A ala Israele Gomes lidera com folga a artilharia da competição, com 21 gols.

Apesar disso, o retrospecto pode pesar a favor das meninas do Sesi, campeãs em 2017 e 2016. Já o time do Rio Grande do Norte, campeão regional nordestino desta temporada, nunca ficou com o troféu nacional. A final da chave feminina começa às 9h40 (de Brasília).

Sobre a Copa Loterias Caixa

A maior competição de goalball do país conta com a participação de 33 equipes divididas entre as Séries A e B. Ao todo, mais de 300 pessoas, sendo 189 atletas, estão envolvidos no torneio deste ano. Ao longo de cinco dias, serão disputadas 69 partidas. Desde que a CBDV passou a organizar o Brasileiro da modalidade, em 2011, a Apace-PB foi a maior ganhadora entre os homens, com três troféus (2014, 2013 e 2011). Já no torneio feminino, o Sesi-SP lidera a lista de taças, também com três (2017, 2016 e 2013).

+ VEJA CLASSIFICAÇÃO E TABELA COMPLETAS DA SÉRIE A

+ VEJA CLASSIFICAÇÃO E TABELA COMPLETAS DA SÉRIE B

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 98769 1371

Voltar ao topo