Sorteio do fut5 põe donos da casa e chineses na rota do Brasil em Tóquio

Sorteio do fut5 põe donos da casa e chineses na rota do Brasil em Tóquio

por Comunicação CBDV — publicado 2021/06/14 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2021-06-14T00:00:00-03:00
Evento realizado nesta segunda definiu os dois grupos do torneio na Paralimpíada; brasileiros analisam rivais

Por Comunicação CBDV
14/06/2021
São Paulo/SP

A Seleção Brasileira de futebol de 5, única vencedora das quatro edições de Jogos Paralímpicos realizados com a modalidade na grade (2016, 2012, 2008 e 2004), conheceu nesta segunda-feira (14) os adversários que terá pelo caminho nos Jogos de Tóquio, que começam no dia 24 de agosto.

O sorteio colocou os favoritos ao penta no Grupo A, ao lado de Japão, França e China. Já o Grupo B ficou formado por Argentina, Espanha, Marrocos e Tailândia. A competição é disputada no formato de todos contra todos dentro das chaves, em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. O fut5 será disputado de 29 a 31 de agosto, com semifinais no dia 2 de setembro de setembro e disputa por medalhas no dia 4.

"Acho que caímos em um grupo forte, com quatro equipes qualificadas. França e China já ganharam medalhas de prata em Paralimpíadas, e a China, principalmente, vem alcançando bons resultados", analisou o ala Ricardinho, melhor jogador do mundo na atualidade. "E vale destacar a evolução do Japão. Acompanhamos esse último Grand Prix e percebemos que, taticamente, eles estão organizados defensivamente e saindo bem para o ataque, mostrando que a metodologia de treinamento tem sido bastante eficaz", completou, referindo-se ao evento realizado há duas semanas em Tóquio que contou com a Argentina campeã ao bater os japoneses na decisão – o Brasil não participou.

A China, atual campeã asiática, é uma das nossas adversárias mais tradicionais em Paralimpíadas. Até hoje, os dois países se cruzaram quatro vezes no evento, com três vitórias brasileiras e um empate. Em 2008, derrotamos os chineses em sua casa, Pequim, na decisão (2 a 1). A França também já disputou final paralímpica contra o Brasil, em Londres 2012, quando acabou derrotada por 2 a 0. O Japão, que vai participar como país-sede, é estreante no evento.

"A chave do Brasil ficou forte, mais equilibrada do que a outra. Mas o que sempre digo aos atletas é que, para serem campeões, não podem escolher adversário. Primeiro, temos de nos classificar. Vamos passo a passo. Estamos preparados, o time está engrenando com essas fases de treinamento mais próximas", disse o técnico Fábio Vasconcelos.

Convocação

Por falar em fase de treinos, a próxima será realizada de 20 de junho a 2 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Será a penúltima reunião do grupo antes da ida aos Jogos. O treinador convocou 13 atletas para o período. Confira a lista:

Goleiros

LUAN DE LACERDA GONÇALVES: Agafuc/RS
MATHEUS COSTA BUMUSSA: Apadevi/PB
WESLEY CASSIANO LEITE: Apadv/SP

Alas

ALEFE VINICIUS ALVES NOGUEIRA: Cadevi/SP
CÁSSIO LOPES DOS REIS FIXO: Maestro/PR
GLEDSON DA PAIXÃO BARROS: Maestro/PR
JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace/PB
MAICON JÚNIOR DOS SANTOS MENDES: Apace/PB
RICARDO STEINMETZ ALVES: Agafuc/RS
TIAGO DA SILVA: Agafuc/RS

Fixo

DAMIÃO ROBSON DE SOUZA RAMOS: Apace/PB

Pivôs

JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES: Maestro/PR
RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc/RS

#Acessibilidade: Luan está curvado, com os braços e corpo esperando a chegada da bola, que aparece à direita da imagem próxima do trono do goleiro. Foto: Alê Cabral/ CPB.

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Voltar ao topo