Terceira edição do Campeonato Brasileiro de Showdown tem inscrições abertas
Mizael Conrado, que na imagem está com a barba vasta e usa venda azul e preta nos olhos, veste uma camiseta branca e luva preta, está inclinado sobre uma mesa de showdown, segurando uma raquete de madeira perto de uma bola amarela. Ao fundo, uma bandeira do Brasil desfocada e outra pessoa parcialmente visível. Foto: Divulgação/Vinícius Shima/CBTM.

Terceira edição do Campeonato Brasileiro de Showdown tem inscrições abertas

por Comunicação CBDV publicado 2025/10/07 11:16:00 GMT-3, Última modificação 2025-10-07T11:20:17-03:00
Evento vai acontecer em Curitiba (PR), entre os dias 14 e 16 de novembro; saiba como se inscrever

07/10/2025
São Paulo/SP


Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Campeonato Brasileiro de Showdown, variação do tênis de mesa que permite a prática da modalidade por pessoas com deficiência visual. A competição será realizada em Curitiba (PR), nos dias 14, 15 e 16 de novembro, na sede da Secretaria de Estado do Esporte do Paraná (Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1.020). O evento é organizado pela FPDV (Federação Paranaense de Desportos para Deficientes Visuais) junto com a Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais).


Para se inscrever, basta acessar o formulário NESTE LINK e preenchê-lo com as informações solicitadas. Todos os custos com deslocamento, hospedagem e alimentação serão de responsabilidade do participante.


Confira a programação completa:


Dia 14/11

  • 14h00: Congresso Técnico
  • 16h00: Início da competição

Dia 15/11

  • 08h00: Início da competição

Dia 16/11

  • 08h00: Início da competição
  • 12h00: Fim do evento


Esta será a terceira edição do evento, sendo a primeira fora do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Na primeira, realizada em dezembro de 2022, a primeira campeã nacional da história foi Simone Rocha, enquanto no masculino deu Mizael Conrado, bicampeão paralímpico no futebol de cegos. A segunda edição aconteceu em abril de 2023 e viu Mizael conquistar o bicampeonato na categoria masculina, enquanto Márcia Mendes levou o título inédito entre as mulheres.


Regras

O jogo é disputado em uma mesa especialmente projetada por dois jogadores de lados opostos, usando raquetes de madeira parecidas com tacos. O objetivo do jogo é rebater a bola na parede lateral, ao longo da mesa, sob a tela central e em direção ao gol adversário. O primeiro jogador a atingir 11 pontos, com uma vantagem de dois ou mais pontos, é o vencedor. Cada jogador saca duas vezes seguidas. Os jogadores marcam dois pontos por gol e um ponto quando o adversário rebate a bola na tela, rebate a bola para fora da mesa ou toca a bola com qualquer coisa que não seja o taco ou a mão que a rebate. O som produzido pelos guizos rolando dentro da bola indica a sua localização durante o jogo.


Histórico

Joe Lewis, um canadense totalmente cego, teve a ideia em 1977 de criar um jogo ou esporte que pudesse ser praticado recreativamente e/ou competitivamente sem assistência visual. Patrick York, um atleta canadense também totalmente cego, colaborou com Lewis no aprimoramento das regras e equipamentos. York também foi a principal influência na criação do design da mesa. Após anos de trabalho conjunto, a primeira mesa e o jogo de showdown foram disputados em 1980.


O showdown foi um sucesso internacional em sua estreia como esporte de demonstração durante os Jogos Paralímpicos de 1980 em Arnhem, na Holanda. O interesse internacional levaria a modalidade posteriormente a ser demonstrada nos Jogos de Nova York 1984, Seul 1988, Barcelona 1992 e Atlanta 1996. Entretanto, o showdown não faz parte da grade das Paralimpíadas.


(Fonte: IBSA)

 

COMUNICAÇÃO CBDV
Renan Cacioli
[email protected]
+55 11 99519 5686 (WhatsApp)

Brenda Mendes
[email protected]
+55 11 98638 6470 (WhatsApp)

Voltar ao topo