Veterano do goalball brasileiro comemora transmissão inédita na TV

Veterano do goalball brasileiro comemora transmissão inédita na TV

por Comunicação CBDV — publicado 2019/10/10 00:00:00 GMT-3, Última modificação 2019-10-10T00:00:00-03:00
Aos 40 anos, Luizão, da Urece-RJ, é o atleta mais velho disputando a Copa Loterias Caixa 2019

Por Comunicação CBDV
10/10/2019
São Paulo/SP

A Copa Loterias Caixa de 2019 já tem seu lugar guardado na história do goalball brasileiro por ser a primeira competição interclubes no país a ter uma partida televisionada. A final da chave masculina, domingo, às 11 horas, será mostrada no SporTV 3. No Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, palco da competição, o assunto é recorrente entre os atletas. Um deles, em especial, vai curtir cada segundo desse momento inédito.

Luiz Pereira da Silva Filho, o Luizão, acompanhou passo a passo a evolução da modalidade. Aos 40 anos, é o atleta mais velho a disputar o campeonato nacional de goalball. Desde 2000, quando competiu pela primeira vez, esteve presente a todas as edições. Conquistou o título cinco vezes, quatro pelo IBC-RJ e um pelo Cesec-SP.

"É um sonho que parecia tão inalcançável... Na época em que comecei, nem imaginava isso. E hoje em dia, uma final na TV, é o sonho de todo atleta, o que a gente sempre quis", comemora o ala da Urece-RJ.

Após tanto tempo na estrada, ele considera a transmissão na TV um incentivo a algo que tanto buscou: o reconhecimento. "Após minha primeira competição com a seleção, em 2001, me perguntaram qual era meu sonho. Aí eu disse que meu sonho era poder falar do goalball e não ter de ficar explicando tanto, que o pessoal já tivesse visto e fosse mais divulgado. E hoje em dia isso já acontece. Você fala de goalball e as pessoas dizem 'ah, é o esporte da bola azul'", exemplifica.

Questionado sobre os motivos para o público parar na frente da televisão no domingo e acompanhar a final, ele não exita: "É um esporte exclusivo para deficiente visual e muito dinâmico. Tenho certeza de que as pessoas vão gostar. São 20 anos jogando. Quem já acompanhou alguma vez não conseguiu mais deixar esse esporte para lá. É apaixonante".

Com seu 1,93 metro de altura e 100 quilos, o morador de Nova Iguaçu, no Rio, ainda impõe respeito, e não é apenas pelo porte físico. Dentro de quadra, é o trator que tenta conduzir a Urece mais adiante no campeonato. Nesta quinta, ele não foi capaz de impedir a derrota de sua equipe para o Instituto Athlon, por 17 a 7. Mas com 13 gols marcados em dois jogos, Luizão é o terceiro colocado na lista de artilheiros, atrás de Leomon (15), do Santos, e Tiago Lima (16), da CEIBC-RJ.

+ CONFIRA CLASSIFICAÇÃO E TABELA DE JOGOS

Novo patamar

A história do jogador se confunde também com a progressão da seleção brasileira no cenário internacional. Luizão esteve na equipe que disputou uma Paralimpíada pela primeira vez, em 2008.

"No início, a gente ia para um campeonato e o Brasil era o bônus. Depois do segundo Mundial que participei, em 2003, fomos para a quadra contra a Finlândia, todo mundo esperava um game, e eles só conseguiram virar no segundo tempo. Ninguém esperava isso", conta, relembrando um momento-chave do processo de desenvolvimento da modalidade no país.

Ao todo, o atleta foi a cinco Mundiais e dois Jogos Parapan-Americanos. Não ganhou títulos com a camisa amarela, mas ajudou a plantar as sementes que tantos frutos renderiam mais tarde – a equipe masculina é a atual líder do ranking e bicampeã mundial. Quando ouvir a narração na TV, no domingo, saberá que aquele momento tem muito do seu suor para levar o goalball ao patamar atual.

Sobre a Copa Loterias Caixa

A maior competição de goalball do país conta com a participação de 33 equipes divididas entre as Séries A e B. Ao todo, mais de 300 pessoas, sendo 189 atletas, estão envolvidos no torneio deste ano. Ao longo de cinco dias, serão disputadas 69 partidas. Desde que a CBDV passou a organizar a competição, em 2011, a Apace-PB foi a maior ganhadora entre os homens, com três troféus (2014, 2013 e 2011). Já no torneio feminino, o Sesi-SP lidera a lista de taças, também com três (2017, 2016 e 2013).

Todas as partidas desta edição podem ser acompanhadas pelo site oficial da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (link AQUI) ou na página da CBDV no Facebook (link AQUI).

Comunicação CBDV

Renan Cacioli

[email protected]
+ 55 11 98769 1371

Voltar ao topo